terça-feira, 31 de março de 2009

CHUVA E TRANSTORNO






Textos e Fotos : David Monteiro Equipe : Rubi

Devido a forte chuva que caiu na tarde desta terça-feira no Rio de Janeiro, bairros da Zona Norte sofreram algumas conseqüências, como um acidente entre dois veículos no viaduto Negrão de Lima (Madureira) causando uma lentidão no trânsito e transtornos para os motoristas que iam em direção a Madureira.

E a previsão é de mais chuva para quarta-feira, 1/4.

ARTE NO SHOPPING DE MADUREIRA



Texto e fotos:Andréa Loureiro - 3° período - Técnicas de reportagem - EQUIPE ESMERALDA

Para quem aprecia belas pinturas e diversos tipos de obra de arte, inaugurou a algumas semanas no shopping de Madureira no 2° piso (ao lado do bazar da Vivo) a loja Arte à Bessa, que vende pinturas, telas, espelhos, molduras para quadros e porta-retratos.

De acordo com o supervisor da loja Eduardo Olivieri o valor das peças são bastante diversificados: “O preço das mercadorias variam de acordo com o material, o tamanho da peça feita e do trabalho artístico também.”

“Recebemos muitos clientes e pedidos, mesmo com pouco tempo de existência acho que as vendas estão muito boas.” Afirma a funcionária Cléa Claudino.

Para ver e saber um pouco mais sobre a nova loja fica o endereço do site: www.arteabessa.com.br

CHUVA CAUSA PROBLEMAS EM BAIRROS DA ZONA NORTE

Avenida Vicente de Carvalho

Avenida Ministro Edgar Romero

Texto e fotos: RAYLLA DUARTE - Técnicas de Reportagem - EQUIPE ÔNIX

O céu escuro já prometia e, finalmente, aconteceu às 13h de hoje. A chuva chegou, trazendo com ela muitos problemas para os moradores e transeuntes que passavam pela Zona Norte.
Na avenida Vicente de Carvalho, na altura de Vila Kosmos, sentido Penha, os bueiros não deram conta de tanta água e a via acabou alagada, causando transtornos para muitos motoristas, que precisaram estacionar na calçada para fugir do alagamento. Os esgotos também foram um problema, pois transbordaram, deixando a rua intransitável.
Já na avenida Ministro Edgar Romero, em Madureira, a chuva deixou o trânsito, antes livre, completamente congestionado no sentido Vaz Lobo. Os pedestres buscaram se proteger debaixo das marquizes do Mercadão de Madureira, o que deixou a calçada lotada de pessoas.

QUE TAL UM PASSEIO COM A CRIANÇADA?




Texto e fotos: Victor Chrisostomo - Técnicas de Reportagem - EQUIPE ESMERALDA
Diversão garantida no parque infantil montado no 1° piso do Carioca Shopping, na Vila da Penha. Somente crianças de 3 a 12 anos podem participar da brincadeira que fica até o dia 12 de Abril. O parque conta com ajuda de recreadores que proporcionam total segurança aos pequenos. A brincadeira dura 6 minutos e os ingressos custam R$5,00. O Shopping Carioca fica na Avenida Vicente de Carvalho, 909 – Vila da Penha. Mais informações: 3688-2001

XODÓ DA TIJUCA






Texto e Fotos: Ana Carolina Gonçalves - Técnicas de Reportagem - EQUIPE ESMERALDA

Na rua Major Ávila, existe um pequeno trecho que desponta na Praça Saens Pena, carinhosamente chamado de rua das flores, um verdadeiro jardim. A rua perfumada é o xodó dos moradores. “Há 15 anos trabalho com flores neste mesmo local. É um trabalho que só me traz prazer”, afirmou Xavier, responsável por um dos quiosques que enfeitam o local. Morador da Tijuca há 55 anos, Walter Mota, não imagina o bairro sem o jardim, que é cercado pelo comércio. “Todo dia pela manhã tomo café na padaria olhando para esta maravilha. Aqui, a estação da primavera não termina nunca”, exagera.

REPARADO VAZAMENTO DE ESGOTO EM MADUREIRA



Texto e fotos: David Monteiro - Técnicas de Reportagem - EQUIPE RUBI

O Blog Jiló Press mostrou vazamentos que ocorriam na estrada do Portela (Madureira), em frente as Lojas Americanas, onde pessoas escorregavam e tropeçavam, fora o mau cheiro que ficava no local. O blog correu atrás de uma solução para o problema e os vazamentos foram reparados.

Na ocasião, conversamos com o senhor Ernesto Oliveira, 58 anos, segurança da loja, que tinha nos informado que os vazamentos estavam no local há mais de um mês e nenhum reparo havia sido feito. Dessa vez ele nos relatou: "Os vazamentos foram reparados essa semana. Dessa vez o reparo foi rápido, pois já havia ocorrido outros vazamentos aqui e ficavam meses”, disse. O JILÓ PRESS segue de olho nas calçadas da Zona Norte.

MAIS UMA CRIA DO JILÓ


Texto e fotos: Andrezza Henriques (6º período)

Informação e entretenimento. Essa foi a fórmula adotada pelos criadores do programa “Jiló na Bola”, a mais nova atração da Rádio Jiló. Um debate esportivo com humor e notícias do futebol carioca. O programa, gravado nos estúdios da Rádio Estação do campus Madureira, entrou no ar no dia 19 de março. São três edições semananais: segunda, quarta e sexta. "Na edição de segunda o programa faz um resumo dos jogos do final de semana. Quarta é o preparativo das partidas do dia e, às sextas, fazemos um aperitivo do que vai rolar no final de semana", disse Robson Rodrigues, um dos idealizadores. Cada programa tem cerca de 10 minutos de duração.

Os apresentadores Léo Vieira, Robson Rodrigues e Julio Marcellino levam para o estúdio todo o clima descontraído presente naquelas conversas de botequim, onde o papo de futebol faz parte do cardápio. Léo Vieira afirma: “A idéia surgiu no 1º período, não era o Jiló na Bola, mas a idéia de misturar futebol com humor sempre existiu. O tempo só fez aprimorar”.

O bom humor sempre fez parte da amizade dos participantes e Julio Marcellino diz que essa descontração é muito importante: “É bom porque a gente fala o que a gente quer. Se o programa fosse sério não poderíamos falar o que a gente pensa. Com o humor falamos a verdade. Na roda de conversa entre amigos sempre rola isso mesmo”.

A atração, que é apresentada sempre às segundas, quartas e sextas, comenta as rodadas do campeonato carioca e recebe convidados como jogadores, comentaristas e amantes do futebol.

JILÓ NA BOLA TEM CORRESPONDENTE INTERNACIONAL NA ÁFRICA DO SUL

O programa de hoje (segunda, 30/03) teve a primeira participação internacional com o correspondente Leandro Gaignoux, que trouxe as primeiras informações sobre a preparação da África do Sul para a Copa do Mundo e Copa das Confederações. A estreia não foi apenas na Rádio Jiló, mas também na carreira dos estudantes no radiojornalismo esportivo. Deixou uma ótima impressão entre os participantes. “O programa foi acima de nossas expectativas”, avaliou Robson. Confira a ficha completa dos componentes do Jiló na Bola:


Léo Vieira
Idade: 24 anos
Time: Flamengo
5º período
Julio Marcellino
Idade: 19 anos
Time: Vasco
5º período
Robson Rodrigues
Idade: 20 anos
Time: Botafogo
5º período

DIA NUBLADO DÁ PREJUÍZO PARA AMBULANTES EM MADUREIRA







Texto e fotos: ANNE OLIVEIRA - Técnicas de Reportagem - EQUIPE RUBI

O mês de março nos deixa entre nuvens, e um clima refrescante. Mas, esse quadro que se encaixa perfeito para um passeio a dois, não é nada bom para as pessoas que dependem do tempo quente para trabalhar. É o caso dos vendedores de água mineral, água de coco, sucos e refrigerantes.
Este tempinho nublado é tão prejudicial ao negício dos ambulantes que nesta segunda-feira, no trajeto da estação de trem até o Madureira Shopping, a reportagem do JILÓ PRESS só encontrou um carrinho de água de coco deixado de lado. O dono, Matias Muniz, 33 anos, relatou: “Quando o tempo muda, eu já me preparo para não vender nada. Ainda bem que tenho uma banquinha onde vendo balas, doces e biscoitos. É isso que me salva, pois se eu vendesse só água de coco e outras bebidas geladas, estaria numa situação muito ruim. Assim como eu, meus colegas que vendem água, refrigerante e suco nessa época em que o clima esfria um pouquinho, procuram outra coisa para vender, porque senão já viu, né? Não ganharíamos nada, e a situação tá muito difícil”, lamenta.

SINAIS DE TRÂNSITO GERAM INSATISFAÇÃO MADUREIRA


Texto, fotos e vídeo: ANNE OLIVEIRA - Técnicas de Reportagem - EQUIPE RUBI

Os sinais de trânsito das principais vias de Madureira estão se transformando numa dor de cabeça para os pedestres, pois demoram muito para abrir, e ficam pouco tempo liberados. O sinal da Rua Carolina Machado (paralela à linha férrea), na saída da estação, em frente à loja de roupas Belíssima, é o mais problemático. Como é o mais próximo da estação, o fluxo de pessoas para atravessar a rua é bem grande, e isso tem gerado tumulto.

A vendedora de loja do Madureira Shopping, Vanessa Lima, 23, desabafou: “Eu me estresso todo dia aqui nesses sinais. Eles demoram demais pra abrir, e quando abrem são tão rápidos que sou obrigada a passar correndo, senão fecham e eu ainda estou no meio da rua. Já saio de casa com tempo sobrando, pois sei que vou perder muito tempo parada esperando sinal abrir", exagera.

Em entrevista ao Jiló, o Guarda de Trânsito Júlio Fernandes, 39, deu seu entendimento ao caso: “O trânsito em Madureira é muito intenso e, se o tempo para os pedestres atravessarem fosse maior, o trânsito ficaria congestionado. Para evitar isso, o tempo nos sinais é reduzido. É quase impossível sempre agradarmos as duas partes. Seria muito bom se houvesse uma medida que beneficiasse a todos”, ponderou.
No vídeo abaixo é mostrado como se dá a travessia na Rua Carolina Machado. O sinal dos pedestres tem o tempo cronometrado de vinte segundos para ficar aberto pra travessia.

DICAS DE PROMOÇÕES DE OUTONO EM MADUREIRA









Texto e fotos: ANNE OLIVEIRA - Técnicas de Reportagem - EQUIPE RUBI

Com a chegada do outono, as lojas do Centro Comercial de Madureira estão colocando seus produtos estocados em promoção. Um dos destaques dessa grande liquidação são as bolsas. São de diversos tamanhos, texturas e cores, que atendem aos diversos tipos de gosto, e às diferentes faixas etárias. Grandes promoções têm sido anunciadas. Sendo quase impossível uma mulher não sair de Madureira de bolsa nova. As lojas estão recebendo um grande fluxo de clientes, e até tumulto tem ocorrido. A aposentada Marluce Santana, 66, relatou com empolgação: "Madureira é um ótimo local para se fazer compras e economizar. As bolsas realmente estão com um preço acessível e a gente percebe que tem qualidade. Tá barato, mas é coisa boa", elogia. A enfermeira Roseane Amorim, 20, que mora em Caxias, sempre vem à Madureira conferir as promoções, e gostou muito do que viu. "Lá em Caxias tem muita coisa em conta também, mas o comércio daqui tem mais variedade. E essas bolsas? Estão muito baratas, é liquidação mesmo", confirmou.

segunda-feira, 30 de março de 2009

PORTELA DISPENSA CASAL DE PORTA-BANDEIRA E MESTRE SALA

Texto: Léo Vieira- 5º Periodo- Tv Estácio / Foto: Ricardo França

A Portela anunciou os nomes do novo casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola. Trata-se de Rogério Dornelles e Lucinha Nobre que, no carnaval deste ano, defenderam as cores da Unidos da Tijuca. Depois de oito anos na Azul e amarelo da Tijuca, a nova integrante da família portelense se diz preparada para vestir as cores da Escola. Já Daniele Nascimento (foto), que desfilou esse ano com a Bandeira da agremiação, foi dispensada depois de se desentender com o seu parceiro, Fabrizio Pires (foto), mesmo obtendo 3 notas 10 dos jurados.
O novo casal será apresentado na feijoada da velha guarda no próximo dia 4 de abril(sábado) na quadra da Portela.

domingo, 29 de março de 2009

PORTELA DÁ SHOW DE CIDADANIA

Texto, foto e vídeo: Juliana Crespo - Técnicas de Reportagem - EQUIPE RUBI

Desde a sua inauguração, em setembro de 2007, o projeto "Agente quer Arte" vem sendo realizado na quadra da Portela, que oferece cursos de ballet; capoeira; ritimista; dança de rua; dança popular; mestre-sala e porta-bandeira para crianças e adolescentes na faixa etária de 6 à 18 anos de idade.
A coordenadora Bernadete Lopes afirma que o projeto visa dar uma ocupação aos jovens do bairro. "Este projeto tem o intuito de proporcionar às crianças e aos adolescentes uma atividade para exercitar o corpo e a mente, possibilitando, assim, um lazer fora das ruas. Esses jovens ainda são aproveitados para os desfiles da agremiação", explica.
O estudante Renan Maia (vídeo) , 14 anos, realiza quase todas as atividades oferecidas pela agremiação. "Eu andava muito na rua, agora saio da escola e fico o tempo todo aqui. No desfile desse ano desfilei como passista mirim e gostei muito", conta.
Os interessados devem comparecer à quadra da escola, na rua Clara Nunes, nº81, munidos de uma declaração escolar e da certidão de nascimento.

POLÍCIA CIVIL REALIZA PROVA NA FAETEC DE QUINTINO

Texto e foto: Fernanda Castro - Técnicas de Reportagem - EQUIPE ÔNIX

Cerca de 2.400 candidatos ao cargo de Técnico de Necropsia da Policia Civil compareceram à FAETEC em Quintino, neste fim de semana, para fazer a prova, que teve inicio às 9h. Para evitar congestinamento, guardas municipais ordenaram o trânsito no local. O tráfego foi intenso apenas no início e no final da realização da prova. A prova aplicada neste domingo foi a primeira fase do concurso, que contará ainda com outras 3 fases (exame de capacidade física, exame psicotécnico e exame médico).

TV JILÓ - MADUREIRA PERDE PARA O BOAVISTA E ESTÁ FORA DAS SEMIFINAIS


TV JILÓ

ENVIADO ESPECIAL - Texto e vídeos: Daniel Almeida (5º período)

O Madureira foi a Saquarema enfrentar o Boavista e saiu de campo derrotado por 3 x 1. Roberto Santos, Edson Di e Leandro Cruz fizeram os gols do Boavista, enquanto que Jones, de pênalti, descontou para o Madureira. Com o resultado, o Tricolor suburbano não tem mais chances de chegar às semifinais da Taça Rio. Faltando duas rodadas para o fim do segundo turno, a equipe, que possui 9 pontos, não poderá mais alcançar o Fluminense, segundo colocado do Grupo, que já possui 18 pontos conquistados. Na próxima rodada, o Madureira enfrentará o Botafogo, quinta-feira, no Engenhão. Se terminar na 3º ou 4º colocação o Tricolor Suburbano disputará o Taça João Ellis Filho.

sexta-feira, 27 de março de 2009

"FALA SÉRIO, PROFESSOR!'


Texto e foto: Elaine Neves - Técnicas de Reportagem - EQUIPE ESMERALDA
Neste sábado (28/03), o Shopping Carioca vai promover uma tarde de autógrafos com a autora Thalita Rebouças, às 14h, na livraria Nobel. Quem não conhece os livros de maiores sucessos entre as adolescentes: "Fala sério, mãe! ", " Fala sério, amor! ", "Tudo por um Pop Star", "Tudo por um namorado" , "Tudo por um feriado", "Fala sério, amiga!", "Fala sério, professor!?"
A escritora e colunista da revista Atrevida é a queridinha entre as adolescentes e conseguiu despertar nas jovens o hábito pela leitura, com crônicas cada vez mais bem-humoradas e uma linguagem do mundo dos "teens". O Livro dá continuidade às histórias da personagem Manu e seus conflitos de adolescente.
O Shopping Carioca fica na Avenida Vicente de Carvalho, 909, esquina com Avenida Meriti. Mais informações pelo telefone: 3688-2001.

DIA DO CIRCO

Texto e fotos: Chaveli Rocha - Tecnicas de Reportagem - EQUIPE ÔNIX

O Brasil comemora hoje o Dia do Circo. A data foi escolhida em homenagem ao dia do nascimento de um dos maiores palhaços do país, o Piolin. Uma oportunidade de conferir um espetáculo circense é no bairro de Guadalupe. A companhia Big Brothe’s Cirkus, apresenta espetáculo que reúne mágicos, palhaços e atrações como o 'globo da morte' e o 'homem-pássaro'.

O circo está se renovando. Com a proibição de animais nos espetáculos, novas atrações estão sendo inseridas, como é o caso do tatuador Clark Tatoo (foto). Ele oferece o serviço de tatuagens de henna ao público. Clark falou sobre as dificuldades de ser um artista circense na atualidade. “No circo, qualquer dificuldade se torna mínima mediante das coisas que você vive, os momentos, as pessoas que conhece, cada cidade em que chegamos. Isso torna o nosso trabalho muito agradável. A dificuldade maior é a montagem e a desmontagem do circo, quando a gente trabalha mesmo. Mas, fora isso, é tudo como uma família, a maior alegria”, conta.

Clark fala sobre o preconceito que as pessoas têm em relação aos artistas de circo. "O fato de não termos paradeiro faz parecer às pessoas que somos iguais a nômades ou que sofremos. Muito pelo contrário. Nós temos traillers confortáveis, temos uma ótima alimentação. Quando a gente chega em uma cidade, a primeira coisa que providenciamos é a água. É tudo organizado: temos que alugar o terreno com antecedência, providenciar licenciamento com a prefeitura, conseguir patrocínio, essas coisas. Os primeiros dias são inigualáveis, pois o povo está feliz porque o circo chegou”, explica.

O Big Brother’s Cirkus está na Avenida Brasil, 22.693, Guadalupe. Horário das apresentações:
quintas e sexta-feiras, às 20h30; sábados, domingos e feriados, às 15h, 17h e 20h30. Os preços variam de R$ 6,00 a R$ 100,00.


ESCOLINHA DO MADUREIRA CONTA COM RENOMADO OBSERVADOR DE TALENTOS

Márcio Martins entrega medalha ao melhor cobrador de penaltis

Vinicius Martins (E) e 2 jovens da escolinha

Menina Julia no detalhe à esquerda

Texto e fotos: Cássio Cornachi - Técnicas de Reportagem - EQUIPE RUBI

A escolinha de futebol do Madureira funciona na quadra society do Golden Goal, na Avenida Edgard Romero, em Madureira. O professor Márcio Martins treina crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. Os jovens moram em Madureira, Cordovil, Senador Câmara e Praça Seca.
O professor tem um grande histórico como profissional. Foi preparador físico do Botafogo durante 22 anos, fazia parte da comissão que ganhou os títulos estaduais de 89 e 90 e o Brasileirão de 95. Márcio diz que a maioria ainda não entende o espírito de disciplina que é cobrado no esporte.
– A maioria vem aqui pra brincar, pensam que já são jogadores, mas não são nada. Esses só perdem, já que não se doam o bastante. Outros se dedicam, caso do Marcinho e do Fabrício. Esses eu vou levar em abril pra fazer testes na categoria mirim. Dois garotos eu já levei pro Botafogo: o Diego e o Flávio – completou.

Seu filho, Vinicius Martins, auxiliar, sintoniza com as palavras do pai:
– Alguns vêm aqui e pensam que tudo é brincadeira, sem disciplina. Outro dia teve amistoso e perderam de 14 x 3. Eu teria vergonha.

Marcio trabalha há 15 anos no Madureira e treinou cerca de 600 jogadores. Entre eles destacam-se Iranildo, Léo Lima (Vasco), Souza (Corinthians) e Diego Souza (Palmeiras).
– Essa safra do Léo Lima e Souza venceu o estadual juvenil com 32 vitórias em 33 jogos.

No fim do treino aconteceu uma divertida competição de pênaltis com direito a medalha. Os treinamentos acontecem terça, quinta e sexta-feira, de 8h às 10h, e de 15h às 17h30. A mensalidade custa R$ 40 e, o uniforme, R$ 50.

quinta-feira, 26 de março de 2009

PESQUISA JILÓ PRESS: "ONDE O SUBURBANO ESTÁ?"

Pesquisa realizada pela Aluna Rosana Fleury - EQUIPE ÔNIX - Técnicas de Reportagem
Texto e Gráficos: Rosana Fleury


O JILÓ PRESS realizou uma pesquisa em Madureira com o objetivo de saber se os visitantes e moradores da região sabiam localizar o bairro, o Brasil e o Rio de Janeiro geograficamente. A metodologia foi apresentar um mapa onde essas regiões não apareciam identificadas. Os entrevistados foram estimulados a apontar suas localizações. Foram ouvidos homens e mulheres com idade média de 26 anos. Quarenta por cento dos entrevistados foram maiores de 25 anos, e 60% menores de 24. A média de renda mensal, segundo pesquisa social, apontou que 40% das pessoas ganham menos de um salário mínimo. Os que recebem de 1 a 2 e de 3 a 6 mínimos, representaram 30% cada grupo. Quarenta por cento eram estudantes de Ensino Médio e, 60 %, do Ensino Superior. Foram entrevistados moradores de Madureira, Cascadura e Anchieta.

RESPOSTAS

Em relação ao Brasil, 100% dos entrevistados souberam identificar a localização, vendo o mapa mundi. Ainda bem! Mas, 90% conseguiram identificar o Rio de Janeiro no mapa do Brasil. Quando a pesquisa pediu para o entrevistado dizer para que estado escolheria para viajar, identificando a sua localização no mapa, houve empate nos acertos e erros: apenas 50% foram felizes.

Quando foram levados a apontar no mapa da cidade do Rio onde ficava Madureira, foi o caos. O índice de acerto foi de apenas 20%. Alguns apontaram até a Ilha de Paquetá como sendo Madureira. Mas e você? Saberia dizer onde está Madureira no mapa abaixo?




Pois é. Difícil, não? A pesquisa também levantou, na opinião dos entrevistados, onde seria o lugar mais importante para eles. Bom, 60% responderam ser suas casas; 30% seus bairros, e 10% o município do Rio. A pesquisa pediu, ainda, para que eles definissem em uma única palavra o lugar onde moravam. Sessenta por cento das pessoas ouvidas apontaram adjetivos bons. Os outros 40% dos entrevistados escolheram adjetivos negativos, como falta de segurança, conforto, desordem e entediante.

+ Informações

Relação ao sexo e ao número de acertos:


Localização do Rio de Janeiro: 100% dos homens acertaram; já mulheres, apenas 80%. Quando foram perguntados sobre a localização de outros Estados da Federação, os homens deram um banho nas mulheres: 80% de acertos contra 20% das mulheres.

Em relação à escolaridade:


Quanto a localização do Rio de Janeiro, os estudantes de nível Médio tiveram o índice de acerto de 100%, contra 84% dos entrevistados com nível Superior.

Para conferir se você acertou onde está Madureira no mapa, acesse:
http://www.nucleopazeamor.org.br/imagens/MapaRioDeJaneiro.jpg

Foram entrevistados dez pessoas, frequentadoras do Madureira Shopping, nos dias 23 e 24 de Março de 2009.

AZARAÇÃO ROLA SOLTA NOS BARES ATRÁS DO SHOPPING

ENQUETE JILÓ
Enquete encerrada. Os web-leitores do JILÓ PRESS elegeram a rua dos bares atrás do Madureira Shopping como o melhor point de azaração de Madureira. O local, que obteve 6 votos em 25 (24%), é freqüentado por estudantes de Comunicação Social e concentra diversos pontos finais de ônibus, o que aumenta a circulação de pessoas. Os bares têm as características do tradicionaL ‘pé-sujo’ e tocam o tempo todo nas vitrolas eletrônicas - e ao mesmo tempo e em alto som - forró e pagode paulista. É ao som desse ritmo que moças e rapazes - e outros nem tanto - trocam olhares que evoluem em beijos e abraços, no maior clima de azaração da paróquia.
A enquete ficou no ar durante 6 dias. Os quesitos foram: Forrozão da estação de trem (5 votos, 20%, 2º lugar); Quadra da Portela (4 votos, 16%); Churrasquinho da esquina (2 votos, 8%); bailes sob o viaduto Negrão de Lima (2 votros, 8%); Praça do Patriarca (2 votos, 8%); Restaurante Blumenau (2 votos, 8%); Quadra do Império Serrano (1 voto, 4%); Quadra da Tradição (1 voto, 4%); Praça de Alimentação (0%), e bares atrás do shopping.

BLITZ DO DETRO NO CORAÇÃO DE MADUREIRA





Texto: Rodrigo Aquino (3º período) - Téc. de Reportagem - EQUIPE ONIX e Talita Paranhos (2º período) - Colaboradora Mídia Impressa
Fotos: Rodrigo Aquino
Nesta tarde (26/03), agentes do Detro em conjunto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, estavam na Estrada do Portela, 222, em frente ao Madureira Shopping, fazendo uma blitz para combater o transporte irregular de passageiros das kombis.
Os veículos apreendidos foram levados para o depósito público e a operação foi coordenada pelo Governo do Estado.

TV JILÓ: AMANDA SILVA DECLARA SEU AMOR POR VICENTE DE CARVALHO



MERCADO INFORMAL DE MADUREIRA

Camelô João Batista
Fotos: Amanda Souza (Chefe de reportagem)
Texto: Amanda Souza (Chefe de reportagem) e Diego Carvalho - Técnicas de reportagem -Equipe RUBI

Madureira bairro tão conhecido por vender produtos a preços baixos, é um grande gerador de mercado informal. O camelódromo de Madureira, próximo a estação Mercadão de Madureira é um exemplo de informalidade, existe há mais de vinte e cinco anos. Nele costumam passar centenas de pessoas que usam a passarela para dirigir-se ao outro "lado" de Madureira. Nessa caminhada comum a tantas pessoas observamos ambulantes na passarela, vendendo desde pilhas a controle remoto, ao fim desta passarela encontramos um verdadeiro shopping popular, o camelódromo. Um dos locais em que os suburbanos aproveitam cada oferta.
Camelô João Batista (foto), afirma que está em um ponto estratégico de vendas" já trabalho aqui há dez anos e as vendas são ótimas pois por aqui passam muitas pessoas para atravessar a passarela e acabam se encantando com alguma mercadoria e comprando" disse.
Camelô Josi Mary, 49 anos (foto), afirma ter clientes fiéis "Estou aqui há vinte e sete anos, fui a primeira camelô aqui, quando vim aqui ainda tinha mato. Sou a única que vendo roupas "GGG", vendo mercadorias até o número setenta"disse.
Segundo os entrevistados eles pagam uma taxa de R$7,00 para cooperativa que mantém a ordem do local, o que traz a eles mais segurança nos dias de hoje.

Camelô Josi Mary

quarta-feira, 25 de março de 2009

MADUREIRA PERDE PARA FLAMENGO, EM TARDE DE JOSIEL


Texto: Fabrício Caseira - Foto: Assessoria Flamengo - Técnicas de Reportagens - EQUIPE RUBI
Em uma tarde inspiradíssima de Josiel, Flamengo bate o Madureira por 4x2, em Edson Passos. Os gols do jogo foram marcados por Josiel (3) e Juan (1). Alex Alves e Bruno descontaram para o tricolor suburbano.

A partida começa com o Fla pressionando desde o início, mesmo sob o calor de 40 graus, em Mesquita (Baixada Fluminense). 10 minutos, é Zé Roberto fez bela jogada cruzando para dentro da área, mas ninguém fechou para empurrar a bola para o fundo da rede.

O tricolor suburbano quase marcou no chute de Abedi, aos 15 minutos. Com 26 minutos Erick Flores cruzou e Josiel escorou de cabeça: 1x0 para o Mengão. Três minutos depois Josiel novamente ampliou a vantagem rubro-negra.

41 minutos é Bruno diminuiu para o Madureira. No finalzinho do primeiro tempo, o atacante Josiel marcou o terceiro gol. Terminando a etapa inicial com 3x1 no placar.

Segundo tempo é o time da Gávea relaxa no jogo. 22 minutos e Luis Cláudio perdeu um gol feito. No bate-rebate dentro da área, a bola sobrou limpa para Alex Alves encher o pé e fazer 3x2. Aos 38, é assinalado pênalti para o Mengão. O lateral Juan cobrou com perfeição e fechou a partida 4x2.

O Madura vinha de três vitória seguidas, mas parou contra o Fla, ficando com 9 pontos conquistados no Grupo A, já o Flamengo, espantou a crise e somou mais três pontos totalizando 10 pontos e a liderança momentânea do Grupo B.
MADUREIRA 2 X 4 FLAMENGO

Estádio: Giulite Coutinho, Mesquita (RJ)Data/hora: 25/03/2009 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)

Renda/público: R$ 59.465,00 / 3.962 pagantes
Cartões amarelos: Ricardo, Amarildo, Wagner (MAD); Toró, Everton Silva (FLA) Cartões vermelhos: Ricardo, 48'/2ºT (MAD)
GOLS: Josiel, 26'/1ºT (0-1); Josiel, 29'/1ºT (0-2); Bruno, 41'/1ºT (1-2); Josiel, 43'/1ºT (1-3); Alex Alves, 29'/2ºT (2-3); Juan, 37'/2ºT (2-4).

MADUREIRA: Renan, Claudemir, Ricardo, Eduardo Luiz e Amarildo, Wagner (Warley, 31'/2ºT), Paulo Victor, Abedi (Luiz Cláudio, intervalo) e Bruno; Alex Alves e Jones (Adriano Felício, 21'/2ºT). Técnico: Róbson Gabriel.

FLAMENGO: Bruno, Everton Silva, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Aírton, Toró (Kleberson, 27'/2ºT), Ibson e Erick Flores (Jônatas, 13'/2ºT); Zé Roberto (Maxi, 33'/2ºT) e Josiel. Técnico: Cuca.

A IMPORTÂNCIA DO PROTETOR SOLAR


Texto e fotos: Carolina Nascimento - Técnicas de Reportagem - EQUIPE ESMERALDA

O protetor solar é extremamente importante para a saúde da pele. Ao contrário de que muita gente pensa, ele não deve ser somente usados na hora do lazer, como praias e piscinas. O filtro solar, como a palavra já diz, filtra os raios ultravioletas do sol ao contato de sua pele, evitando queimaduras e outros tipos de malefícios, como o câncer de pele.
Mesmo tendo a consciência de todos os ricos que o sol constante pode trazer Fabiana Oliveira Alves da Costa, 20 anos, que é representante comercial do Instituto Embelezze não se preocupa em se previnir. “Não me preocupo em passar o protetor solar, gosto de me bronzear. Trabalho todos os dias na rua em baixo de sol, mas mesmo assim não estou nem ai. Se eu morrer, me enterra”, ironiza Fabiana que trabalha diariamente na Rua Edgar Romero em Madureira.
Apesar dos consumidores serem na maioria mulheres, pois é um grande combatente a rugas e envelhecimento precoce, muitos homens já tem a conscientização de que é essencial o uso.
O advogado Fernando Soares, 47 anos, concorda que o protetor solar é muito importante. “Todos deviam ter essa conscientização, a saúde da pele é muito frágil, e o protetor solar tem que ser usado diariamente”, afirma ele.
Mais, não é somente chegar a uma drogaria e comprar qualquer protetor solar e achar que já está protegido desses raios que aterrorizam a vida de muitas pessoas. Cada produto tem o FPS (Sun Protection Factor) especializado para cada estilo de pele. Para as peles mais escuras, o FPS mínimo ideal, é o fator número 15, já para as peles mais brancas, pode variar de FPS 30 à FPS 60.

Câncer de pele

O câncer de pele é um tumor, que geralmente se desenvolve na epiderme, parte mais exposta da pele. O principal agente desse malefício é o fato da pele ter uma alta exposição aos raios ultravioletas durante longos tempos, sem a proteção adequada.
Pessoas de tom de pele mais clara, correm riscos maiores de ter o câncer, pois a epiderme é mais sensível e se queimam com mais facilidade.
A principal proteção a essas queimaduras, é o protetor solar.

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^