quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ COMPLETA 40 ANOS, E QUEM GANHA PRESENTE É A COMUNIDADE DE MADUREIRA

Texto: Andrezza Henriques (8º período) – Estagiária Mídia Impressa


O “Dia E” comemorou nesta quarta-feira, 24, os 40 anos da Universidade Estácio de Sá. O Mecadão de Madureira foi palco do grande encontro entre a comunidade na qual o campus está inserido e seus alunos e funcionários. Verificar a pressão, orientação jurídica, dicas de como se portar em uma entrevista e como fazer um currículo, auxílio para a nova ortografia e dúvidas com relação aos cursos disponíveis foram tirados das 10h às 15h, no segundo piso do Mercadão. Além da animação da equipe de Comunicação Social cobrindo o evento e fazendo a foto maluca, onde as pessoas podiam colocar perucas divertidas e óculos super diferentes para tirar uma foto.

Quem fez o evento acontecer de verdade, foi o representante comercial do campus Madureira Romar Blum. Ele planejou, organizou e realizou a comemoração pensando nos mínimos detalhes. "Pensamos em fazer um evento que pudesse presentear a comunidade que o campus atua", contou Romar entusiasmado. A coordenadora administrativa Tânia Lima, também prestigiou o evento e se sente muito honrada em poder fazer parte da comemoração de 40 anos da Estácio. “Prestar serviço para a comunidade que o campus Madureira está inserido é muito importante. Vamos fazer o que pudermos para ajudar e orientar essas pessoas”, contou Tânia. Ela ainda completou: “Trabalhar em uma empresa que já tem uma credibilidade com a Estácio tem é ótimo”. Ela acredita que as pessoas hoje em dia já conseguem ver que a educação é primordial.

Professor Antonio Carlos (Diretor do Núcleo West Shopping) e
Tânia Lima (Coordenadora Administrativa - Campus Madureira)


ENFERMAGEM

Cerca de 120 pessoas foram atendidas para verificação de pressão. Dez alunos e uma professora de enfermagem estavam a disposição das pessoas que transitavam pelo local. Mesmo com muitos alunos trabalhando, sempre formava uma “filinha”, reflexo da grande procura pelo serviço. Além de medir a pressão arterial, eles também tiravam dúvidas de população com relação a diabetes, hipertensão e tuberculose.

Dona Rosangela Alves, de 49 anos, não sabia da comemoração e por acaso viu a movimentação e resolveu conhecer o trabalho que estava sendo feito. “Já estava me sentindo mal, quando resolvi me sentar um pouco, vi que aqui estava verificando a pressão”, conta Dona Rosangela. A pressão dela estava um pouco baixa, 11 por 7. Ela foi instruída por uma das alunas de enfermagem a beber bastante líquido e se alimentar bem com comidas leves.

Dona Juraci de Castro aferindo a pressão arterial


Já Dona Juraci de Castro tem 79 anos e tem problema de hipertensão. Na hora de medir, ficou surpresa, pois estava com 11 por 8. “Acho que deve ser por causa do calor. Tomo remédio para pressão alta duas vezes por dia. Ainda bem que verifiquei aqui minha pressão, vou deixar para tomar o remédio mais tarde”, revelou Dona Juraci.

Quem também tem problemas com pressão é a Sra. Simone de Amorin, de 37 anos. Ela é camelô e sempre está no Mercadão de Madureira fazendo compras para repor as mercadorias vendidas. Ela é hipertensa e está a mais de uma semana sem tomar a medição passada por seu cardiologista. A pressão dela estava 14 por 8. Ela foi orientada a retornar a tomar a medicação e ingerir bastante líquido. “Deixei de tomar os remédios pois viajei no carnaval e não levei”, contou preocupada Dona Simone.

Quem estava coordenando a equipe de enfermagem foi a Professora Lígia Prado. Ela trabalha a um ano na instituição e já tem 10 anos de prática na profissão. Ela dá aulas no campus Bangu. “Eu amo o que faço e estou muito satisfeita na universidade”, disse Lígia. Ela declarou também que esse contato dos alunos com as pessoas é essencial. “Assim eles aprendem de verdade e ajudam as pessoas que estão no convívio deles”, contou a professora.

LETRAS

Professor Francisco Lacerda - Letras

Quem estivesse interessado em conhecer mais a nova regra ortográfica, podia contar com a ajuda do professor Francisco Lacerda. Ele dá aula ns campi Madureira, Rebouças e Queimados e já está há 11 anos na instituição. Além de dicas para escrever bem, ele também auxiliou os interessados em saber um pouco como é a graduação em letras, como funciona o curso e como pode ser aplicado no mercado de trabalho. “Saber escrever bem e certo é necessário para todas as profissões”, contou o professor Francisco.

DIREITO

Representando o curso de direito os advogados do NPJ (Núcleo de Prática Jurídica) estavam dando orientação jurídica e fazendo encaminhamento para o órgão certo. A Dra. Mariana Silva dos Santos contou que em alguns casos é orientado que a pessoa vá até ao campus para fazer o acompanhamento completo do caso. Ela está na universidade há 10 anos e sempre participa de eventos como esse para ajudar a comunidade.

Orientação Juridica para a Sra. Pollyana Queiroz

Quem usufruiu dessa orientação foi a Sra. Pollyana Queiroz, de 43 anos, moradora de Rocha Miranda. Ela ficou sabendo da comemoração dos 40 anos da Estácio, pela sua irmã, que é aluna do campus Madureira. Ela conta que quem depende de orientação jurídica na defensoria pública está perdido. “Fiquei ontem 4 horas e meia esperando para ser atendida e ninguém me disse nada de novo. Fiquei lá a toa”, desabafa Dona Pollyana. Ela ainda conta que quem é leigo no assunto, precisa sim de uma orientação, principalmente que não tem recursos para pagar um bom advogado. “Vim aqui, pois quero minha pensão de volta. Meu ex-marido abandonou a casa há 2 anos e não me paga pensão. Ele chegou a pagar por um tempo, mas depois me ameaçou e me fez cancelar. Cansei. Agora quero meus direitos e sei que essa orientação vai me ajudar muito”, declarou.


SERVIÇO SOCIAL

A equipe de serviço social contava com 10 pessoas, entre professores e alunos. Eles auxiliavam a comunidade com orientação de como se portar em uma entrevista de emprego, com fazer um currículo e davam dicas para a inserção no mercado de trabalho. Uma das ajudantes é a aluna Suelen Diniz, de 22 anos. Ela está no 4º período e é a primeira vez que participa de eventos como esse. “Para mim é muito importante ter esse contato com as pessoas”, contou Suelen.

Uma das pessoas que gostou da ajuda dada pelos atendentes do serviço social foi a comerciante Francilene Gomes, de 30 anos. Ela estava com dificuldade de estruturar seu currículo e aproveitou a oportunidade. “Eles deram dicas de como devo me comportar, como devo me vestir. São detalhes muito importantes na hora de uma entrevista de emprego, já que o mercado está tão concorrido”, disse Francilene.


COMUNICAÇÃO SOCIAL

Quem estava agitando a foto maluca, foram Michael Meneses e Efraim Fernandes, ambos são jornalistas e fotógrafos da universidade.


Quem aproveitou para ficar bem na foto foi a dona de casa Celma Martins, 39 anos, e seus filhos Gustavo Martins, de 6 anos e José Henrique Martins, 15 anos. Ela adorou a oportunidade de conhecer um pouco mais o mundo universitário. “Não fiz nenhuma faculdade, mas vou fazer de tudo para que todos os meus filhos façam. Educação é fundamental”, contou Celma.

Quem também não quis ficar de fora das fotos foram as alunas de enfermagem Ana Carolina, de 23 anos e Kelly Teixeira, de 25. Elas estudam no campus Bangu e estavam trabalhando na verificação de pressão arterial. “Sempre participamos de eventos como este. Essa é a primeira vez que vejo a foto maluca, gostei muito, é super divertido, a idéia é maravilhosa”, disse a estudante.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

CLASSIFICAÇÃO GERAL DO CARNAVAL 2010

Texto: Andrezza Henriques (8º período) - Estagiária Mídia Impressa
A classificação geral do carnaval 2010 vai levar para o desfile das campeãs a Unidos da Tijuca, a Vice-campeã Grande Rio, Beija-Flor, Vila Isabel, Salgueiro e Mangueira, totalizando 4 escolas da zona norte do Rio, no desfile das campeãs.

1. Unidos da Tijuca
2. Grande Rio
3. Beija-Flor
4. Vila Isabel
5. Salgueiro
6. Mangueira
7. Mocidade
8. Imperatriz
9. Portela
10. Porto da Pedra
11. União da Ilha
12. Viradouro

A ZONA NORTE É BI-CAMPEÃ NO CARNAVAL CARIOCA

Assessoria de Imprensa: Fábio Costa

Assessoria de Imprensa: AF Rodrigues

Texto: Andrezza Henriques (8º período) - Estagiária Mídia Impressa

Pela segunda vez consecutiva uma escola da zona norte do Rio é a grande campeã do carnaval carioca. Em 2009 foi a vez do Salgueiro. E agora em 2010 a Unidos da Tijuca atraiu os olhares de todos os amantes de carnaval com seus mistérios e segredos. A mais falada de todo o desfile foi sua comissão de frente, que fez números de ilusão. As bailarinas trocavam de roupa em 3 segundos, um dos motivos que fez o quesito ganhar 10 em todos os jurados. A escola estava com o grito preso na garganta há 73 anos.

ÚLTIMO QUESITO DECIDE CAMPEÃO DO CARNAVAL 2010

Assessoria de Imprensa: AF Rodrigues
Texto: Andrezza Henriques (8º período) - Estagiária Mídia Impressa

No quesito enredo, a Portela definiu sua colocação no carnaval 2010. Ela ficou em 9º lugar, não se apresentando no próximo sábado, no desfile das campeãs. As notas dadas pelo jurados em todos os quesitos somaram 295.2 pontos, ficando com 4.7 pontos abaixo da grande campeã do carnaval Unidos da Tijuca. Quem não estará no grupo especial das escolas de samba no carnaval de 2011 será a Viradouro.

COMISSÃO DE FRENTE DA PORTELA RECEBE APENAS UMA NOTA 10

Assessoria de Imprensa: AF Rodrigues

Texto: Andrezza Henriques (8º período) - Estagiária Mídia Impressa

Com apenas uma nota 10 a Portela chegou aos 266.6 pontos. Ela recebeu 9.7, 10.0, 9.7, 9.9 e 9.9. Quem mantém a liderança nesse penúltimo quesito é a Unidos da Tijuca, escola da zona norte do Rio de Janeiro, que está com 269.9 pontos.

8º QUESITO “ALEGORIAS E ADEREÇOS” SOMAM 236.5 PONTOS PARA A PORTELA

Assessoria de Imprensa RioTur: André Lobo

Texto: Andrezza Henriques (8º período) - Estagiária Mídia Impressa

As alegorias e os adereços da Portela fizeram a escola ir para o 9º lugar. Com nenhuma nota 10 para este quesito, os portelenses começam a perder as esperanças para o campeonato 2010.

PARA OS JURADOS, PORTELA NÃO EVOLUIU BEM NESTE CARNAVAL

Assessoria de imprensa RioTur: Elisangela Leite

Texto: Andrezza Henriques (8º período) - Estagiária Mídia Impressa

Com quatro notas 9.9 e uma 9.8, a Portela soma 207.6 pontos, após a divulgação das notas do quesito evolução. Com isso, a Portela permanece em 8º lugar, deixando cada vez mais longe o sonho de “Pousar o sonho de ganhar o carnaval”. Com diferença de 2.3 pontos da primeira colocada Unidos da Tijuca e Beija-Flor.

SEXTO QUESITO A SER DIVULGADO A NOTA FOI “FANTASIAS”

Assessoria de Imprensa RioTur: AF Rodrigues

Texto: Andrezza Henriques (8º período) - Estagiária Mídia Impressa

A Portela recebeu um 9.4 no quesito fantasia, voltando para a 8º posição, com 177.9 pontos. As notas foram 9.7, 10.0, 9.8, 9.8 e 9.4. Rejeitando as notas 9.4 e 10.0. O quesito fantasia avalia a criatividade, os detalhes do acabamento das roupas, o entrosamento com o enredo e a originalidade.

CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA LEVA PORTELA PARA A 7º POSIÇÃO

Assessoria de Imprensa RioTur: Eduardo Nunes

Texto: Andrezza Henriques (8º período) - Estagiária Mídia Impressa

A Portela no quesito mestre-sala e porta-bandeira, com Lucinha Nobre e Rogério Dornelles recebeu quatro notas 10 e apenas uma nota 9.9, somando 148.6 pontos. Com essa classificação, atrás da Portela estão as escolas Salgueiro, Porto da Pedra, União da Ilha e Viradouro.

QUARTO QUESITO MANTÉM PORTELA EM 8º LUGAR

Assessoria de Imprensa: Dhavid Normando

Texto: Andrezza Henriques (8º período) - Estagiária Mídia Impressa

No quesito conjunto a Portela chegou aos seus 118.6 pontos. Atualmente ela está ocupando a 8º posição. Os moradores da zona norte, principalmente de Madureira esperam no próximo quesito ocupar uma melhor posição.

HARMONIA MELHORA A COLOCAÇÃO DA PORTELA E COMEÇA A ANIMAR OS TORCEDORES

Assessoria de Imprensa RioTur: Dhavid Normando

Texto: Andrezza Henriques (8º período) - Estagiária Mídia Impressa

Com quatro notas 10 e apenas uma nota 9.9, a Portela deixa a 9º colocação e volta a assumir a 7º posição, com o quesito harmonia. Mesmo assim não é o lugar esperado pelos portelenses para este carnaval 2010.

SAMBA ENREDO LEVA PORTELA PARA O 9º LUGAR

Assessoria de Imprensa RioTur: AF Rodrigues


Texto: Andrezza Henriques (8º período) - Estagiária Mídia Impressa


O segundo quesito não anima os torcedores da azul-e-branco de Madureira. Ao terminar os votos do samba-enredo, a Portela passou para 9º lugar na classificação geral com 58.9 pontos. As cinco notas foram: 9.8, 10.0, 9.7, 9.8 e 9.8, sendo válidas as três notas 9.8.


Samba-Enredo

'Derrubando fronteiras, conquistando a liberdade, o Rio de paz em estado de graça
Portela segue os passos da evolução... Liberdade!






Num clique deleta barreiras


deleta fronteiras da realidade


desperta o bem social


acessa o amor digital


faz da criança um cidadão



Positivo pra nação


na rede nossas vidas vão se transformar


do ventre mais um ser nascerá


o dia de graça que o “mestre” cantou


já raiou!





O meu pavilhão é minha paixão!


A luz da ciência é ela...


É samba, é jaqueira que não vai tombar


sou Portela!





Mãos unidas pela inclusão


povos, raças em comunhão


vai meu verso ao mundo ensinar


é preciso navegar!


Brilhou no céu mais um sinal


cruzando o espaço sideral


Portela... Portal cultural de um país


um “link” com a nossa raiz


rainha da passarela


revela um rio de paz pra viver


a senha de um amanhecer


mais feliz





minha águia guerreira


vai voar... Viajar!


Pousar no sonho de ganhar o carnaval


e conquistar o mundo virtual!

QUESITO BATERIA NÃO AGRADA OS PORTELENSES

Assessoria de Imprensa RioTur: AF Rodrigues


Texto: Andrezza Henriques (8º período) - Estagiária Mídia Impressa

A Portela ao terminar o primeiro quesito, bateria, ficou em 7º lugar. Ela recebeu cinco notas: 9.8, 10.0, 9.8, 9.9 e 9.8. Lembrando que nesse ano, a menor e a maior nota são excluídas. Então as notas válidas serão 9.8, 9.9 e 9.8. Os moradores da zona norte do Rio, ficam apreensivos com o restante das notas.

COMEÇA APURAÇÃO DO CARNAVAL CARIOCA


Assessoria de Imprensa RioTur: AF Rodrigues

Texto: Andrezza Henriques (8º período) - Estagiária Mídia Impressa

Começou exatamente às 15h46 a apuração do carnaval do Rio de Janeiro 2010. A apreensão é grande e as escolas da zona norte carioca aguardam ansiosas as notas do desfile. Portela a grande representante de Madureira e Oswaldo Cruz, junto do Império Serrano que se manteve no grupo de acesso, aguarda as notas de dez quesitos: Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Conjunto, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

FEIJOADA PORTELENSE AUMENTA A EXPECTATIVA PARA O DESFILE NESTA SEGUNDA-FEIRA


Texto e foto: Marcelo Liro
.
Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram mais uma vez, na quadra da azul-e-branco de Oswaldo Cruz e Madureira. A tradicional feijoada, oferecida todo 1º sábado do mês, estava com mum gostinho diferente, era a última antes do desfile da escola do coração dos portelenses, que será nesta segunda-feira (15/02/10).
.
Quem não poderia estar de fora da festa era o presidente da escola Nilo Figueiredo. Ele prestou homenagem a Tia Dodô pelo seu aniversário de 90 anos lembrando também que ela foi a primeira Porta-bandeira da escola. “Tia Dodô é Um Verdadeiro Símbolo da Portela”, contou o presidente. Quem também marcou presença foi o primeiro casal de mestre-sala e Porta-Bandeira Rogério Dorneles e Lucia Nobre, e a coordenadora da Ala de Passista Nilse Fran.
.
A feijoada foi animada com muito samba de raiz. Os grupos “Lance Certo” e “Nossa Fé” fizeram a animação ser nota mil na festa. Quem também animou a feijoada com o lançamento de seu CD foi Eros Fidelis. Ele cantou 8 das suas 11 musicas do novo CD. “Estar na Portela me proporciona uma sensação prazerosa . Principalmente pelo lançamento do meu CD, na quadra da escola, com certeza é entrar com o pé direito”, declarou o cantor.
.
A Festa não parou por aí, teve também a apresentação da Bateria da Co-Irmã Estação Primeira de Mangueira, com a ala das baianas, que deu um verdadeiro show, além de embalar os sambas da escola comandado pelo intérprete Rixxah.
.
Já Celi Bekr que canta em toda a feijoada da Portela não poderia ficar de fora desta. “Agradeço pela oportunidade de poder cantar na Portela. Para mim é uma emoção sem explicação”, disse Celi. Ela cantou várias músicas de Alcione e Clara Nunes.
.
A feijoada da “Família Portelense” terminou em ritmo de carnaval ao som de várias marchinhas, cantadas pelo grupo Nossa fé. Os freqüentadores ficaram bem animados, transformando a quadra num grande e verdadeiro bloco de carnaval.
.
Segundo a Assessora de imprensa da Portela Karla Sampaio ter recebido a Mangueira significa um momento de integração, união, pois só há adversário na avenida, fora dela todos são sambistas. A escola “abre as portas” para os novos talentos, pois a Portela é uma verdadeira “família”.

BUÁS ENFEITAM OS BATE-BOLAS DO SUBÚRBIO CARIOCA

Texto e foto: Marcelo Liro
.
Loren Alesxandre organizadora da parada GLBT de Madureira, é moradora do bairro há 33 anos. Ela também ama o carnaval e fabrica acessórios para esta época do ano. Loren fica responsável por fazer os buás (estolas de pêlos) e também os cabelos dos bate-bolas criando peucas tom sobre tom. Lorem chega a atender 230 turmas, que dão em média 5.300 homens e mulheres, que amam brincar o carnaval da zona norte. Além disso, ela tem um projeto chamado “Unidos pela Paz” dos bate-bolas do Rio de Janeiro. Esse projeto tem o objetivo de usufruir do carnaval passivamente, resgatando o antigo carnaval de rua com cantos de marchinhas.
.
Os grupos de bate-bolas são super tradicionais na zona norte do Rio. Crianças, se unem aos adultos, vestidos com muito pano brilhoso e máscaras de diversos formatos. A turma chamada de “Insuportável”, uma das que Loren trabalha, se apresenta na terça-feira de carnaval na Cinelândia. “A turma mais antiga tem 32 anos. Vem passando de geração em geração onde o amor supera todo e qualquer tipo de preconceito”, contou Loren.
.
Cada turma tem um tema diferente explorando-o como se fosse um grande destaque. “Para mim fazer parte desta equipe é gratificante, pois funciona como um aprendizado e amizade e a minha satisfação aumenta quando vejo minha arte na alegria deles. È uma grande emoção. Hoje somos uma grande família”, contou Loren.

SAPATOS QUE FAZEM A DIFERENÇA NA AVENIDA

Texto e foto: Marcelo Liro
.
Sapatos lindos, bem altos, com muito brilho e feitos de forma artesanal para muitas celebridades do mundo do samba. Direto do barracão da Portela, a designer e fabricante de sapatos Valéria Costa, conta um pouco como é feito seu trabalho. Valéria diz que além de ser um “dom de berço”, sua técnica de confecção de sapatos vem sendo lapidada através de cursos de designer de sapatos. Um deles foi o curso na pan-americana de Artes em São Paulo.

.
Valéria faz esse trabalho a 4 anos para o carnaval, e com o sucesso dentro da avenida, ela teve que4 começar a trabalhar também com peças sem ser para desfile. “Estou trabalhando com modelos sem ser de carnaval a 3 anos. A primeira celebridade que usou um dos meus sapatos foi a cantora Cláudia Leite.

.
A idéia de fazer a fábrica, em Goiânia, a 1 ano, foi por causa do sucesso. Lá sua equipe consegue fabricar entre 10 e 12 pares de sapatos por dia. A fabricação é toda feita com materiais ecológicos corretos como seda, lamê, paetês e couros exóticos. Valéria conta que são materiais bem leves, com a numeração do 33 ao 41 sendo.

.
Valéria disse estar muito apreensiva para o carnaval 2010, pois é a primeira vez que confeccionou sapatos para a Portela. “Fiz para a Primeira Dama da Escola Val Carvalho, a Destaque Patrícia Swarovski, e para a Musa Daniela Carnut. Além da primeira e segunda Porta Bandeira Lucia Nobre e Kátia Paes”, contou Valéria orgulhosa. Além dos sapatos das celebridades da escola Valéria também fez o dela. “Fiz um sapato para mim também, não poderia ficar de fora depois do convite da escola”, revelou.

.
Valéria fica muito agradecida com o carinho e com o reconhecimento de seu trabalho pela azul-e-branco de Madureira. “Gostaria de agradecer a todos, ao Carnavalesco Alex de Oliveira, a Assessora de Imprensa Karla Sampaio, ao Presidente Nilo Figueiredo e a primeira dama Val Carvalho”, declarou.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

ATORES MIRINS PROMETEM DAR SHOW NA AVENIDA

Karina Ferrari e Cadu Paschoal ensaiando o samba no pé

Texto e fotos: Marcelo Liro (5º período)
.
Na última sexta-feira, dia 05 de Fevereiro, na Cidade do Samba, mais precisamente, no Barracão da Portela, estava o casal mirim Cadu Paschoal, de 13 anos, me Karina Ferrari, de 11 anos. Os pequenos atores globais estavam acompanhados de seus pais Fátima Paschoal e Alcir Campos, pais do Cadu, e Alexandre Ferrari e Rosana Ferrari pais de Karina Ferrari. Quem também estava no barracão da azul-e-branca de Madureira, foi Eduardo Ribeiro, que para o casal mirim é o “Tio Duda”. Eles foram entrevistados, para falarem da emoção e da expectativa, pelo convite que receberam da Escola para desfilarem na Sapucaí, neste carnaval, como destaque no terceiro carro alegórico, o carro das crianças, cujas fantasias, segundo eles representando colegiais formandos e destacando principalmente o avanço tecnológico.


Karina e Cadu: "A emoção será mil"
.
O casal mirim concilia sempre sob orientação de seus pais e de Eduardo, não somente os ensaios na Escola, com idas e vindas no Barracão, bem com também suas atividades profissionais, e principalmente com seus estudos, pois estão prestes a terminar o 1º Grau, e obviamente pretendem dar seqüência aos seus estudos e no decorrer da entrevista, ambos expressaram muita alegria, e emoção pelo convite. E que pretendem “dar” todo de si no desfile na Sapucaí, cantando e sambando com entusiasmo, ou seja: “Arrebentar verdadeiramente” na Avenida, pois estão se dedicando ao máximo nos ensaios, evoluindo a cada ensaio nas suas coreografias, treinando também o Samba Enredo, o qual, segundo eles já está na “ponta da língua”. E assim, contribuir para que a Portela empolgue, não somente toda a galera nas Arquibancadas e camarotes, mas também o corpo de Julgadores, e a todos expectadores a distância, para que a Escola alcance o seu maior objetivo. Karina apesar de possuir experiência carnavalesca, não esconde sua emoção que vai “ dos pés à cabeça” pela expectativa de desfilar pela primeira vez na Escola de Samba Portela. Já quando a Cadu, este vive a emoção e a sensação do “frio na barriga”, também pela expectativa de seu primeiro desfile, pois será a primeira vez que pisará na Sapucaí, acrescentando que sua relação com a Escola, trata-se verdadeiramente de “amor a primeira vista”. Os entrevistados foram taxativos em afirmar que o que mais os entusiasmam na Portela, é a alegria contagiante de toda galera portelense, principalmente ao som da bateria. Os entrevistados declararam estar honrados pela entrevista, pois já a conheciam o blog.

VILA ISABEL VAI HOMENAGEAR NOEL ROSA

O carnavalesco Alex de Souza e o carro "Uma outra festa no céu"

Texto e fotos: Marcelo Liro (5º Período)
.
Em entrevista na Cidade do Samba, mais precisamente no Barracão da Escola de Samba Vila Isabel concedida pelo Historiador da Escola Alex Varela e o Carnavalesco Alex de Souza, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco a “Vila de Noel”.
.
O Historiados Alex Varela foi enfático em realçar o Enredo deste Ano de 2010, “Noel: A presença do Poeta da Vila”, cujo tema é: “O Centenário do Poeta da Vila – Noel Rosa”, sendo taxativo que a Escola de Samba da Vila vem para buscar o Título, pois o Enredo é forte, face o nome de uma dos maiores compositores, senão o maior do Brasil e as fantasias das Alas estão sendo confeccionadas todas no Barracão da Escola. Eles têm tudo para repetir o Campeonato de 1988 com o “Enredo Ki zomba” e o de 2006 com “O Enredo Soi Louco por Ti América”.
.
Já o Carnavalesco da Escola Alex de Souza, informou que, dos seus 14 anos como Carnavalesco, 03 está à frente do carnaval da Vila. E segundo o Carnavalesco a Escola vem se apresentando de maneira satisfatória em seu desfile técnico (dias 13 de dezembro de 2009 e 31 de janeiro de 2010), desfilando com empolgação, “garra”, onde todos os seguimentos da Escola se harmonizam com “Samba no Pé” começando pela Bateria, seguida pela Evolução e na seqüência a Harmonia das Alas e Principalmente pela “Fortaleza do Samba-Enredo” na “Ponta da Língua dos componentes”. O carnavalesco da escola Alex de Souza disse que a Vila apresentará uma grande surpresa na Sapucaí."Aguardem, temos todas as condições de ir para as cabeças, pois estamos seguindo a risca todo o organograma traçado”, contou.
.
A escola será a quinta a desfilar no dia 15 de Janeiro (segunda-feira), com previsão entrar na avenida às 01:20 e sair às 02:48. A concentração será no Edifício Balança, mas Não Cai.

LIESA: UM DIVISOR DE ÁGUAS NO CARNAVAL CARIOCA


Texto e foto: Marcelo Liro
.
Em entrevista concedida para o blog JILÓ PRESS, o Diretor da LIESA, Sr. Elmo Jose dos Santos, em seu gabinete na Cidade do Samba, contou que está à frente da LIGA há 08 anos e tem suas origens na Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, a qual presidiu por 6 anos.
.
Sr. Elmo contou que aprendeu muito com as dificuldades encontradas ao longo de sua gestão nos dois mandatos. Para ele, a principal enfrentada sempre foi a de ordens financeiras que obviamente refletiam na estrutura organizacional da Escola, pois não tinha ajuda financeira do Poder Público, e que por conta disso, vivia de doações através do chamado “Livro de Ouro” passado no comércio local, uma vez que realizava seus ensaios carnavalesco sob o viaduto.
.
O Diretor foi taxativo na afirmação de que após 1984, ano da criação da LIESA, esta representou o grande divisor de águas para o Samba do Rio de Janeiro. “Aconteceu uma verdadeira transformação, podendo se dizer que é como sair do “Purgatório para o Paraíso, uma mudança realmente da “água para o vinho”, contou Sr. Elmo. Ele ainda contou que a LIESA proporcionou um verdadeiro “banho” de organização para o carnaval do Rio de Janeiro, pois através dela, as Escolas de Samba passaram a exigir do Poder Público que “acordou”, e passaram a investir no Samba com subvenções, cujo retorno é certo e garantido retorno, tanto econômico, como também o social.
.
Outro ponto destacado pelo diretor foram as obras sociais que as Escolas de Samba prestam à comunidade, sob orientação da LIESA. A liga conscientizou as Escolas de Samba a se voltarem para o social, que doou inclusive um consultório para cada Escola de Samba para prestação de serviços médicos e dentário à comunidade, e também cursos profissionalizantes.
.
Sr. Elmo conta que o Carnaval do Rio de Janeiro é ponto obrigatório nos calendários global, pois o mesmo atrai cada vez mais turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. “Para se ter idéia, o carnaval de outros tempos era um carnaval marginalizado, acéfalo, aja vista que, as Escola de Samba desfilavam por cerca de 2 horas e meia, e se “arrastava” até a 1 e 2 horas da tarde do dia seguinte do desfile, em verdadeiro desrespeito ao público” Conta Sr. Elmo. Ele completa: “Hoje não, tudo mudou, hoje se vê um carnaval organizado, proporcionando a cada ano um verdadeiro Mega Espetáculo o que chamou a atenção das autoridades das 3 esferas da Federação: Federal, Estadual e Municipal, com atenção especial dos Prefeitos da Cidade do Rio de Janeiro que vêm prestigiando a cada ano o Carnaval do Rio”.

.
O diretor explica também que hoje temos a Cidade do Samba, com 92 mil metros quadrados, um sonho realizado que contou com “batalha” incansável por mais de 20 anos pelo Capitão Guimarães, onde as 12 Escolas de Samba do Grupo Especial conta com a estrutura em barracões de cerca de 7 mil metros quadrados, com água energia elétrica e segurança, tudo isso sob coordenação da LIESA.

.
Criada na gestão municipal passada do Prefeito César Maia e prestigiada pela gestão atual do Prefeito Eduardo Paes e com certeza por todas as vindouras. Pois o nosso carnaval transcorre com total segurança, Para se ter idéia, a Sapucaí conta no carnaval com a presença de autoridade Judiciária, e policial desde a policia Federal, Estadual e a Guarda Municipal, Secretaria de Saúde e Defesa Civil Até porque, O Samba do Rio exerce “papel” social relevante, pois proporciona centenas de empregos diretos e milhares indiretos ao longo de cada ano, pois assim que termina um carnaval, a LIESA já movimenta o carnaval do ano seguinte, ou seja, não há solução de continuidade em nossos trabalhos é como se fosse uma “Roda Viva”.

.
O Diretor também lembrou com propriedade figuras marcantes do carnaval do Rio, como Mestre Cartola, Paulo da Portela, Candonga, Fulero, dentre outros. Não é por acaso que o carnaval do Rio é reconhecido por todos como o “Cartão de Visita” do Brasil e chancelado mundialmente como o Maior Espetáculo da Terra.

.
O Diretor finalizou, lembrando a importante visita do Arcebispo do Rio Dom Orani, que abençoou a Instituição. Profetizando por derradeiro que, este ano a LIESA apresentará o maior carnaval de todos os tempos, vai ser uma verdadeira “Briga de Cachorro Grande”. E para se ter idéia da importância do carnaval do Rio de Janeiro, uma Escola de Samba para apresentar seu carnaval movimenta no mínimo, Três Milhões de Reais.

.
Para mais informações basta ligar para o telefone: (21) 2233-8151 ou 2213-2546. Endereço: Rua Rivadária Correa, número 60 – Gamboa – CEP: 20.220-290 Rio de Janeiro-RJ.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

PORTELA PROMETE SURPREENDER NA AVENIDA

Texto e fotos: Marcelo Liro

Em virtude do seu enredo a Portela esse ano, fará um carnaval diferente “abrindo mão” das tradicionais penas e plumas por matérias alternativos como o plásticos. Com esta mudança as fantasias estão mais leves possibilitando que a escola faça um grande “show” na marquês de Sapucaí assim como vem fazendo em seus ensaios.

A escola virá com um total de 4 mil componentes e 35 alas. Com muita empolgação com o enredo: “Derrubando Fronteiras, conquistando a Liberdade... Um Rio de Janeiro de Paz em Estado de Graça!” com samba enredo de autoria de Diogo Nogueira, Junior Escafura, Ciraninho, Rafael dos Santos e Naldo.

Segundo os carnavalescos Alex de Oliveira e Amauri Santos o desfile será histórico, pois sairá do tradicional. “Estamos em contagem regressiva para o desfile oficial da escola, que será diferente, pois o enredo já é uma novidade, além da substituição das tradicionais penas e plumas por materiais alternativos. Vamos utilizar muita iluminação na avenida e faremos um grande show”, contou Alex.

Alex: "A Portela dará um show"
Paulo: "Está tudo vai lindo. A Portela surpreender a todos"

Paulo Brasil figurinista da escola há 4 anos informou que as expectativas para o carnaval são as melhores. “Está tudo bem bonito e bem estruturado e a Portela vai surpreender a todos na avenida”. Alessandra Reis é responsável pela confecção de fantasia de alas especais como a Comissão de Frente, os casais de Mestres-sala e Porta-bandeiras. “O negócio é a Portela não perder sua performance e fazer um grande show”, declarou Alessandra. Ela ainda informou que os materiais necessários para a confecção das fantasias são muitos panos com metragem entre 30 e 55 metros, dependendo do figurino, vários tipos de pedrarias como cristal, usando 10 mil metros, strass, usando 2 mil metros, além de inúmeros tecidos requintados como Crepe Jorgete, malhas importadas como Tafetá de Seda. Alessandra destaca que para confeccionar a anágua dos Porta-bandeiras é necessário 8 metros de pano e para o vestido e a casaca dos mestres-sala 20 metros.

Alessandra: "Muitos tecidos, pedras e brilhos vão deixar o carnaval lindo"

Marcio: "A comunidade interage muito bem com a escola"
.
Marcio Moura é diretor de coreografia e também coreógrafo das alas e carros da escola, menos a de Comissão de Frente. “Os componentes são participativos não tendo a necessidade de coordenadores de ala. A comunidade interage com a escola “não deixando a peteca cair” sendo parceira e tudo que acha necessário para a escola não medindo esforços, estando presente em todos os ensaios de quadra e de rua”, contou Marcio.
.
Para os diretos de harmonia Marcelo Jacob, Alex Fab e Júnior Escafura, contam que a cada ensaio técnico há aprimoramento nos detalhes, ns ajuste que são poucos e tanto nos ensaios do dia 09 e 30 de Janeiro a escola portou-se muito bem, “fechando com chave de ouro” e no último que foi dia 30 a Portela superou nossas expectativas se portando de forma harmônica e evoluindo muito bem. Observamos que os componentes assimilaram de forma bem rápida a letra do samba onde desfilará buscando o título”. Junior Escafura que também é Presidente da ala dos Compositores da escola disse que a satisfação de ter ganho pela quarta vez seguida o samba da Portela junto com seus parceiros. “Nosso objetivo é fazer sambas letras fáceis e empolgantes e a maior prova será no dia do desfile oficial da Portela”, contou Junior.
.
Segundo a Assessora de Imprensa da Escola Karla Sampaio foi informado que está quase tudo pronto, e a escola está seguindo com sucesso todo o organograma traçado. “A comunidade está presente em todos os ensaios, tanto nos de quadra como nos de rua e nem o forte calor impediu a participação”, contou Karla.
.

A Portela desfilará na segunda-feira de carnaval, dia 15 de Fevereiro, entre 23h10 23h44 com concentração no edifício “Balança, mas não cai”.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

PROJETO SOCIAL DA PORTELA FORMA 400 ALUNOS

Texto e fotos: Marcelo Liro (5º período)

.
Na noite da última quinta-feira (28) na quadra da Portela foi realizada mais uma formatura do Projeto Social “Juventude que Samba, trabalha e é feliz”. As turmas são anuais e existe desde 2006. Este projeto é coordenado pela Primeira Dama da escola Val Carvalho e patrocinado pela Petrobrás, Governo Federal e Santa Mônica Centro Educacional. A média de formandos é de 400 alunos por turma e a duração do curso é de 06 meses. O principal objetivo é contribuir com a educação formal e cidadania do aluno, profissionalizando o jovem para a indústria do carnaval e também a geração de emprego e renda. Vários alunos são aproveitados para trabalhar no barracão da escola. A única exigência é estar matriculado na escola ou ter o ensino fundamental completo e ter entre 16 e 29 anos.


Primeira dama da Portela

Missa rezada pelo padre Isaac


A Solenidade de formatura foi aberta com uma missa celebrada pelo Padre Isaac Minervino Barbosa da Igreja Cosme e Damião do Parque Anchieta. A missa foi recheada de cantos como: “Nada me separará de Jesus”, “Oração da Família” e finalizando com a música “Faz um milagre em mim”. Padre Izaac realiza missas na quadra da escola há 10 anos e confessou que quando vê a quadra se transformar em uma catedral onde todos se reúnem em um momento de oração é fé é maravilhoso. Em seguida foi distribuído o certificado de conclusão do curso.

Banda Cordão do Bola Preta


Logo após teve um grande baile de carnaval animado pela banda do Bloco cordão do bola preta que começou cantando o hino do bloco, seguido de várias marchinhas de carnaval como: “Cabeleira do Zezé”, “Seu cabelo não nega” e sambas de enredo de outras agremiações.
A festa de Formatura terminou com um grande bolo e o canto de parabéns aos formandos. No dia uma das formandas foi aniversariante, a Bernadete, que foi homenageada junto dos outros formandos com muita animação. A festa continuou embalada ao som da banda do Bloco Cordão da Bola Preta e com um show da bateria da escola, que é comanda por Nilo Sergio.

Parabéns para os formandos

Os colaboradores estavam muito satisfeitos. Janice Dias Gerente de Programas sócias da Petrobrás adorou. “O grande objetivo em patrocinar estes projeto social é o de aproximar o jovem da comunidade com a indústria do carnaval dando a oportunidade de aprender sobre os ofícios do carnaval e estar aqui na quadra tem um significado especial que é a promoção da capacitação humana e este é o nosso diferencial”, contou.
.
Já Evalda Maciel consultora da Área de responsabilidade Social da Petrobrás disse que acompanhar o desenvolvimento do projeto e estar dentro da linha de atuação é muito gratificante. “Poder ver o jovem crescendo, plantando as sementes é muito importante”, declarou Evalda.
.

O Gerente de Comunicação e Marketing do Colégio Santa Mônica Centro Educacional Marcelo Miguez diz que a empresa acredita que educação e cultura são válidas e procura colaborar, pois serve de incentivo para dar oportunidade ao cidadão. “Não adianta o diploma sem dar oportunidade e este projeto da Portela nos mostra isso a festa foi boa e quero parabenizar aos novos formandos desejando-lhes sucesso”, contou Marcelo.
Porta Bandeira da Portela: "Sempre apoio esses eventos"

O coreógrafo da Escola Marcio Moura achou a festa boa e apoiou a iniciativa da Portela em promover estes projetos Sociais, pois da uma oportunidade ao jovem sair com uma profissão.
Para a Porta Bandeira Lucia Nobre, conhecida como “Lucinha” prestigiar o evento é uma honra. “Além da Portela ser uma escola tradicional, também proporciona com estes projetos a capacitação do jovem para o mercado de trabalho. E a iniciativa da escola é boa”, diz Lucinha.
Para o Presidente do Bloco do Cordão do Bola Preta Ernesto Marinho, participar da solenidade foi uma grande satisfação, pois para ele os projeto sociais tem uma grande importância, pois visam a educação dos jovens abrindo seus horizontes. “Estar na Portela é uma sensação muito boa, uma emoção indescritível, por ser uma escola tradicional e bem receptiva. Gostaria de agradecer ao convite feito pela Primeira dama da Escola Val Carvalho”.

Karla Sampaio (Assessora de Imprensa da Portela) e Ernesto Marinho (Presidente do Cordão do Bola Preta)


Carlos Monte também apóia a iniciativa da escola em promover o “sucesso” dos jovens dando um rumo a sua trajetória. O aluno Luciano foi um dos formandos do curso de maquiagem. Ele contou que esta não é a sua primeira formatura já fez o curso de adereço e também de espuma e atualmente trabalha no barracão da escola há 2 anos, na ala das baianas comandada pelo professor Wilson. “Faço belas artes e procurei os cursos oferecidos pela Portela como forma de aperfeiçoamento e fui aproveitado ganhando um emprego no barracão da escola”, contou Luciano cheio de alegria. Claudia também é uma das formandas do curso de adereço. Ela pretende usar os conhecimentos que adquiriu no dia-a-dia, para ter uma profissão.

Carlos Monte: "Promover o sucesso para essas pessoas é muito gratificante"

Luciano é um dos formandos e funcionários do barracão

Para a Primeira dama da escola e coordenadora dos projetos sociais Val Carvalho a cada turma que se forma é uma sensação de missão cumprida, pois este projeto promove a capacitação profissional a jovens da comunidade de baixa renda. “Nossas aulas são com matérias didáticos apropriados para promover total aprendizagem dos alunos e também tem aulas práticas e teóricas e os cursos são gratuitos e oferecemos refeição. Estes cursos são ministrados no barracão da escola”, declarou a organizadora.

.

A assessora de Imprensa da Escola Karla Sampaio acha interessante a iniciativa da Portela, pois é o resgate do jovem dando oportunidade de mudança em seu futuro, ou seja, preparando o jovem para o mercado de trabalho ensinando-lhe uma profissão, e a escola “acredita” nos novos talentos vindouros que estão surgindo. “O evento transcorreu com tranqüilidade, pois a Portela é uma verdadeira “família”, disse Karla.

.

Para mais informações sobre os cursos, os interessados devem ligar para (21)2233-1375.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO ANIMA A QUADRA DA PORTELA

Texto e fotos: Marcelo Liro

O dia 20 de Janeiro, feriado de São Sebastião na Cidade do Rio, foi comemorado com muita alegria pela comunidade Portelense, e logo na madrugada do dia 20 os preparativos para a grande festa do padroeiro começava com toda euforia pela comunidade. Por volta das 5 horas da madrugada aconteceu a tradicional alvorada na quadra da Portela com uma grande queima de fogos tornando-se um espetáculo a “céu aberto”, provocando um grande encanto aos olhos de quem a viu e trazendo uma grande emoção a todos os integrantes da escola junto com a comunidade.

Organizadora da missa e portelense de fé

Cerca de quinhentas pessoas estiveram presentes para saldar O Santo Padroeiro. Entre nove e dez horas da manhã iniciou-se uma missa em ação de graças, celebrada pelo Padre Isac Minervino Barbosa da Paróquia de São Cosme e Damião do Parque Anchieta em homenagem ao Santo Padroeiro. Padre Isac disse que ficou muito feliz em ver a participação de todos com muito avivamento espiritual e demonstração de fé. A missa foi organizada pela Tia Dodô da Portela que também ficou muito feliz em poder preparar o altar do nosso padroeiro e organizar mais uma missa aos longo dos seus noventa anos de idade. Após a Missa foi distribuído leite com chocolate e biscoito.

Preparo do leite com chocolate
O chocolate foi preparado pela destaque da escola Tia Neide. Após a distribuição do biscoito e do chocolate a imagem do Santo Padroeiro e da Escola seguiram em carro aberto pelas ruas de Madureira e Oswaldo Cruz finalizando o percurso no bairro de Bento Ribeiro onde é localizada a Igreja Do Santo Padroeiro. Ao regressar à Quadra da Escola foi servido o almoço tradicional: Macarronada com Galinha preparado pela Tia Neide. Ela prepara todo o almoço com carinho e dedicação. “Para mim a cada ano é uma satisfação fazer parte deste dia tão importante”, conta Tia Neide.
Tia Neide caprichando no tempero do almoço
A festa não parou por aí. A Bateria da Escola comandada pelo Diretor de Bateria Nilo Sérgio e os seguimentos da Escola como a Porta Bandeira Lucia Nobre “Lucinha” e a segunda porta bandeira Kátia Paz. Todos ficaram satisfeitos com a festa e com a organização do evento e principalmente com a participação ativa da comunidade. A Bateria deu um verdadeiro show na quadra fazendo a comunidade de “cair no samba”. Logo após teve a apresentação do grupo Pagode do Balde que cantou vários ritmos como axé, samba de roda , partido alto. O grupo tem a frente: Roque, Tiago e Bruno. Os componentes do grupo foram unânimes e disseram que foi muito gratificante festejar o dia do Santo Padroeiro na Portela. A assessora de imprensa do grupo de Pagode Mariana Secron ficou muito alegre em poder passar o dia na Portela.
Grupo Pagode do Balde
Segundo a Assessora de Imprensa da Escola Karla Sampaio, a festa foi maravilhosa, e transcorreu com tranquilidade, pois a Portela é uma verdadeira “família”, declarou Karla.

ÚLTIMA FEIJOADA IMPERIAL ANTES DO CARNAVAL, DEIXA QUADRA LOTADA


Quadra lotada para a feijoada
Texto e foto: Marcelo Liro

A FESTA

Cerca de 4 Mil pessoas estiveram presentes na Quadra do Império Serrano para participarem de mais de mais uma feijoada que foi marcada pela coroação da modelo e atriz Vania Love como Madrinha da Ala dos Passistas, que é conhecida como Ginga Imperial do Samba. Sua mãe Jaira e seu marido Marcelo estavam presentes dando força e apoio a Vania.

O evento foi aberto pelo grupo senzala e a festa continuou com Alex Ribeiro, Marquinhos Diniz (Filho do Monarco da Portela), Toninho Gerais, Renatinho Partideiro e Cezar Veneno.

Houve o lançamento do CD chamado “Preceito” do compositor Toninho Gerais responsável por canções de sucessos nas vozes de Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira e Martinho da Vila. Vania foi coroada pela Presidente da Ala Fernanda Monzano e disse: “Quero aproveitar este momento para agradecê-la por ter aceitado o convite e ter coroado Vânia foi uma satisfação indescritível e fico feliz por ver a interação que ela tem com a quadra”.

Estavam presente: O Presidente da Escola Humberto Soares Carneiro, a vice presidente de carnaval da escola Rackel Valença, a Rainha da Bateria Quitéria chagas, além dos ritmistas da escola com o Show da bateria comandada pelo Mestre Gilmar. Os casais de mestre Sala e Porta Bandeira Alex Marcelino e Danielle Nascimento e Charles Eucy e Raphaela Caboclo. Os intérpretes Jovaci, Bira Silva, André Moreno, Cremilson Silva e Arthur Franco também marcaram presença, junto das belas passistas.



Vânia Love no dia da coroação
A COROAÇÃO

Vânia Love ficou muito emocionada com a cerimônia de coroação. “Fiquei lisonjeada pelo convite e agradeço a receptividade da quadra e prometo que vou me empenhar muito para quando chegar na avenida fazer um excelente desfile. ser coroada no dia da Feijoada Imperial é uma emoção muito grande e gostaria de agradecer a Deus por tudo, A Fernanda Morzano pelo convite a minha mãe Jaira e meu marido Marcelo pelo apoio”.”. Este é o segundo ano que Vânia está desfilando pela escola.

Dona Jaira mãe de Vânia está muito alegre em ver sua filha realizando seu sonho. “Tenho orgulho dela e sempre estou junto. Ela é a minha rainha”, conto a mãe coruja. Seu marido Marcelo conta que sempre acompanha e torce pela alegria e pelas realizações de Vânia. “Ela merece essa vitória”, declarou o marido apaixonado.

A rainha da bateria da escola Quitéria Chagas também não economizou nos elogios e parabenizou Vânia pela coroação. “Sei que ela só somará para a escola”, disse a madrinha de bateria.


Quitéria Chagas: "Amo o carnaval e principalmente o Império Serrano"

A MADRINHA DE BATERIA

Quitéria Chagas é rainha de bateria desde 2006. Ela começou no carnaval fazendo vinhetas para a Rede Globo, depois passou a ser destaque de carro, depois de chão e chegou ao posto de Rainha da Bateria.

Tia Néia e seu famoso feijão
A FEIJOADA

A feijoada é preparada pela tia Néia e sua equipe. A feijoada da tia Néia acompanha além do delicioso feijão. É claro! Salgados como: bucho, orelha, costela, lingüiça, couve, farofa e a tradicional laranja para o acompanhamento. Ela trabalha como chefe de cozinha da quadra há quase dez anos e para ela é uma satisfação ver a quadra cheia e de saber que as pessoas gostam cada vez mais de sua feijoada. “Fico feliz por ter uma equipe unida onde um ajuda o outro e quero aproveitar o momento para agradecê-las pela colaboração de sempre”, contou tia Néia.

PRESIDÊNCIA

A vice Presidente de carnaval da escola Rackel Valença conta que o Império é uma grande escola, e que a coração de Vânia Love foi muito emocionante e bonita. Rackel também aproveitou para agradecer. “Gostaria de agradecer a todos presentes foi uma troca de energia muito positiva”, expõem a presidente de carnaval da verde-e-branca de Madureira.

Já para o Presidente da Escola Humberto Soares Carneiro o objetivo dos eventos é proporcionar um dia de alegria e confraternização sendo um encontro entre amigos.

INFORMAÇÕES PARA OS FOLIÕES

A Feijoada Imperial acontece todo terceiro sábado do mês.
Os ensaios da escola são as quartas-feiras, sábados e domingos.
As quartas e aos domingos os ensaios são nas ruas do bairro.
Aos sábados o Ensaio Show é na quadra a partir da meia noite com entrada a R$ 10,00 Cavalheiros e R$ 5,00 Damas.

A quadra do Império Serrano fica localizada na Avenida Ministro Edgard Romero, 114 em Madureira. Para mais informações: (21)2489-5696 e (21) 2489-8722.

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^