sábado, 28 de fevereiro de 2009
MORADORES DA ZONA NORTE VÃO AO CENTRO DA CIDADE VER DE PERTO OS CARROS ALEGÓRICOS DAS ESCOLAS DO GRUPO ESPECIAL. HOJE TEM DESFILE DAS CAMPEÃS
DESFILE DAS CAMPEÃS,TAMBÉM NA ZONA NORTE
Por Léo Vieira (5º período) - TV
Para quem pensa que o desfile das campeãs só acontece no Sambódromo da avenida Marquês de Sapucaí, está enganado. Hoje, a partir das 20 horas, no Sambodromo da Zona Norte, localizado na estrada Intendente Magalhães, em Campinho, acontece o desfile das campeãs dos grupos Rio de Janeiro 2 ,3 e 4 (antigos grupos C,D,E). As escolas Acadêmicos do Sossego, Acadêmicos do Engenho da Rainha e Favo de Acari prometem trazer a mesma alegria que tiveram nos seus respectivos desfiles. A entrada do desfile das campeãs na Intendente é gratuita.
Marcadores: Carnaval 2009, Zona norte
technorati: Carnaval 2009, Zona norte
CADÊ O MARKETING?
MADUREIRA VENCE SENDAS EM JOGO TREINO
Texto e foto: Robson Rodrigues (4° Periodo)
Jogando sob forte calor (40° graus), o Madureira derrotou o Sendas na manhã de hoje por 3 x 1, dando continuidade a preparação para a Taça Rio. Os gols foram marcados por Jones, Claudemir e Junior Amorim, com Serginho descontando para o time das Sendas. Na tarde de ontem, os reservas do Tricolor suburbano venceram o Nilópolis por 3 x 0, com gols de Daniel, Warley e Luis Claudio. O atacante Alex Alves treinou separado pois ainda se recupera de uma lesão.
LUMA DE OLIVEIRA DÁ EXCLUSIVA À TV JILÓ
http://www.youtube.com/watch?v=8qy6Vp0bD10
Texto e vídeo: Léo Vieira (5º período) TV Estácio
Marcadores: carnaval, Internet, luma de oliveira, Multimídia, Portela, TV JILÓ
technorati: carnaval, Internet, luma de oliveira, Multimídia, Portela, TV JILÓ
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
ERVAS DO MERCADÃO NA REPORTAGEM DA GLOBO
O Mercadão de Madureira, que este ano completa 50 anos, foi citado nesta sexta-feira (27) em reportagem sobre o poder das ervas medicinais, no Globo Repórter, da Rede Globo. O Jiló parabeniza os donos de lojas e bancas de ervas, além de todos os feirantes de Madureira e Zona Norte, que contribuem para o sucesso do maior centro comercial de alimentos do subúrbio e bem-estar da sociedade nortista. Ao leitor, segue, abaixo, receita do mais completo suco verde, que age como regulador do organismo e contribui para a prevenção do câncer por ter grande concentração de betacaroteno. Ainda auxilia na produção do leite materno.
Ingredientes:
- 2 talos de salsões
- 1 cenoura média (sem casca)
- 1 copo de 250 ml de água
- 2 morangos médios
- Mel para adoçar
Modo de preparo:
- Corte a cenoura em pedaços e bata no liquidificador junto aos morangos
- Coe e junte os outros ingredientes
- Adicione pedras de gelo e mel a gosto
Está pronto para beber.
Marcadores: Amamentação, Ervas Medicinais, Feirantes, Mercadão de Madureira, Prevenção do câncer
technorati: Amamentação, Ervas Medicinais, Feirantes, Mercadão de Madureira, Prevenção do câncer
ADRIANO CHU AMA MADUREIRA, COLÉGIO E A NAMORADA RAFAELA
TV JILÓ - "TE AMO ZONA NORTE"
Estudante de engenharia do Cefet e morador de Colégio, Adriano Chu declarou o seu amor pela Zona Norte e aproveitou para declarar e reiterar, também, a sua louca paixão pela namorada Rafaela. (Campanha TV JILÓ. Produção: Amanda Souza; Eloana Proença; Patrícia Oliveira / EQUIPE RUBI)
Marcadores: TV JILÓ - "TE AMO ZONA NORTE"
technorati: TV JILÓ - "TE AMO ZONA NORTE"
TV JILÓ CRIA CAMPANHA EM HOMENAGEM À ZONA NORTE


DA REDAÇÃO
Marcadores: Associação Comercial de Madureira, CAMPANHA INSTITUCIONAL, Jiló Press, TV JILÓ, Zona norte
technorati: Associação Comercial de Madureira, CAMPANHA INSTITUCIONAL, Jiló Press, TV JILÓ, Zona norte
MERCADO DE TRABALHO MULTIMÍDIA: REDES NEURAIS CONECTADAS


MERCADO DE TRABALHO MULTIMÍDIA
DA REDAÇÃO JILÓ PRESS
Além dos estagiários multimídia do Infoglobo, o que o Projeto 3G do EXTRA tem em comum com o campus Madureira? Ponto para quem respondeu Fernando Torres (na foto da reprodução do EXTRA, com leptop). Ex-aluno de jornalismo da Estácio campus Nova Friburgo, Fernando - detentor de vários prêmios universitários de jornalismo Brasil afora - foi assessor de imprensa da Secretaria de Segurança do Rio de onde saiu para o EXTRA. No jornal, tornou-se repórter número 1 do projeto 3G, que trabalha exatamente com reportagem multimídia.
Torres, ainda, é professor da área - Redação IV - ou seja, texto para a internet, e dá aula aqui no campus Madureira. Ele é o editor do blog 'Notícias do Subúrbio', parceiro do blog JILÓ PRESS. Ambos trabalham com notícias focadas na Zona Norte do Rio.
Agora, qual o outro link que o EXTRA tem com a Estácio de Madureira? Ponto para quem respondeu Fábio Gusmão, editor de geral, big boss do reportariado. Gusmão, além de ter participado de todas as cinco Semanas de Comunicação do campus, é irmão do editor-chefe do JILÓ PRESS, professor Ricardo França. Assim como na internet, o mundo, o mercado de trabalho funcionam em rede. Rede neurais multimídia de trabalho, relacionamento e de paixão pelo jornalismo.
Marcadores: EXTRA, FÁBIO GUSMÃO, Fernando Torres, Jiló Press, Multimídia, Notícias do Subúrbio, PROJETO 3G, Ricardo França, TV JILÓ - ZONA NORTE
technorati: EXTRA, FÁBIO GUSMÃO, Fernando Torres, Jiló Press, Multimídia, Notícias do Subúrbio, PROJETO 3G, Ricardo França, TV JILÓ - ZONA NORTE
ESTAGIÁRIOS MULTIMÍDIA NO INFOGLOBO = IGUAL AO JILÓ?

Marcadores: celular, EXPRESSO, EXTRA, Internet, Jiló Press, Multimídia, O GLOBO, TV JILÓ
technorati: celular, EXPRESSO, EXTRA, Internet, Jiló Press, Multimídia, O GLOBO, TV JILÓ
COM DESEMPENHO FRACO TRADIÇÃO FICA EM DÉCIMO
IMPÉRIO:TRISTEZA E INDIGNAÇÃO
PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PREES
Texto Léo Vieira (5º período) - Tv Estácio
Depois de deixar a apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, nesta quarta-feira, sem falar com os jornalistas - segundo ele para não estragar a festa da campeã -o presidente do Império Serrano, Humberto Carneiro, se mostrou insatisfeito com os critérios adotados pelos julgadores, e fez apelo ao prefeito para que interfira no regulamento de 2010. "Tenho que fazer esse apelo ao Eduardo Paes para que mude agora. A simplicidade, mesmo que dentro do enredo, parece não ter mais valor, só o luxo", lamentou. Para quem esteve presente na apuração, era visível a indignação do presidente com as notas maiores da Mangueira no quesito Alegoria e Adereços, mas ele preferiu não comentar sobre o resultado de outras agremiações. O Império volta a desfilar no Grupo de Acesso A no sábado de carnaval ano que vem. A União da Ilha foi escola campeã do Acesso A e retorna ao Grupo Especial depois de 8 anos.
MENINA MORADORA DE MADUREIRA COMPLETARIA 6 ANOS

LUTO. Hoje completaria 6 anos, Raíssa de Moraes, a menina que foi morta por testemunhar a morte de seu pai no dia 8 de fevereiro deste ano, em Madureira, na Rua Sanatório, no Morro São José da Pedra. O bandido deu quatro tiros em Damião de Moraes e um no peito da menina. A mãe, que chegava em casa e ouviu os tiros chegou a ver sua filha viva, mas Raíssa não resistiu.
Marcadores: EQUIPE RUBI, Madureira, Zona norte
technorati: EQUIPE RUBI, Madureira, Zona norte
CHUVA E CARNAVAL NA ZONA NORTE NÃO FAZ MAL


PLANTÃO DE CARNAVAL JILÓ PRESS
Quarta-feira de Cinzas
Texto e fotos: Eloana Proença - Técnicas de Reportagem - EQUIPE RUBI
Marcadores: CHUVA, EQUIPE RUBI, Piedade, Zona norte
technorati: CHUVA, EQUIPE RUBI, Piedade, Zona norte
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
ESTACIONAMENTO IRREGULAR EM TORNO DO ENGENHÃO
As ruas em torno do Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), estão servindo como estacionamento irregular. O Estádio é de última geração, mas as ruas não foram preparadas para recebê-lo. Como os motoristas não têm lugar para estacionar, estacionam na calçada, impedindo a passagem de pedestres. “Muita das vezes as pessoas são obrigadas a esperar os ônibus e carros passarem para poder se locomover pelo meio da rua, correndo risco de sofrer um acidente e arriscando a própria vida”, denunciou a dona-de-casa Maria Tereza da Fonseca, 52 anos, moradora do bairro do Engenho de Dentro. Foto: Rua Bento Gonçalves.
PORTELA: SHOW DE ALEGRIA E BELEZA
Marcadores: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
technorati: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
EDITORIAL: JILÓ PRESS DECOLA COMO MODELO DE JORNALISMO UNIVERSITÁRIO E COMUNITÁRIO
EDITORIAL
PROF. RICARDO FRANÇA (COORDENADOR JORNALISMO NUCOM MADUREIRA)
Com apenas três semanas de vida, o nosso Jiló Press encarou um grande desafio. Neste Carnaval, fizemos a primeira cobertura em tempo (quase) real: o resultado dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, na tarde desta quarta-feira de Cinzas (25/02), com foco nas escolas do bairro onde o campus está inserido: Império Serrano e Portela. De uma ponta, estava eu, ‘ligado’ em um computador, em Vaz Lobo, e, na outra ponta da região, a estagiária recém contratada da Mídia Impressa, Andrezza Henriques (6º período), também de olho na TV e na tela do seu computador, em sua casa, em Bento Ribeiro.
A nossa base de imagens foi o banco de fotografias da assessoria de imprensa da RioTur, disponibilizado na internet - além das fotos da Portela, que havia feito na passarela do samba. A cada fechamento de quesito, lá estava a postagem no Jiló. Devido a complicações na internet, as inserções das notas atrasaram um pouco. Mas, cerca de 20 minutos após o resultado no Sambódromo, a cobertura completa já estava na web, podendo ser acessada pelos moradores da Zona Norte, web-leitores do Jiló Press.
O blog, a partir daí, começou a bombar. Até 23h foram cerca de 180 acessos de computadores diferentes, segundo a estatística no contador do veículo. Ontem, aliás, tivemos a primeira participação de um aluno de outra disciplina, além de Técnicas de Reportagem: REDAÇÃO IV, do professor Fernando Torres: interdisciplinaridade! Também publicamos furos, como o da aluna Débora Fernandes (3º período), que registrou o socorro a uma vítima de atropelamento em Madureira. Temos o poder da onipresença. Prova de que os nossos alunos-repórteres já estão entrando no clima de serem repórteres 24h/dia: já saem com suas maquininhas digitais pelas ruas da Zona Norte, a espera da notícia, que não tem hora nem lugar para acontecer. Fatos que interferem no cotidiano de gente comum, mas que, muitas vezes, são suprimidos dos parcos espaços dos chamados jornalões. O nome do nosso trabalho quando fazemos isso? Jornalismo comunitário.
INTEGRAÇÃO – Todo o processo de trabalho no desenvolvimento do projeto Jiló, é vitamina acadêmica. Desvendo a metáfora: a construção do veículo, seus erros e acertos, servem para elaboração artigos, teses, monografias, seminários. O Jiló – instrumento laboratorial - inova por usar todas as possibilidades das sinergias midiáticas na construção da notícia, tendo como rede de sustentação alunos de diversas disciplinas, de períodos diferentes, de turnos diferentes. E de laboratórios integrados: Mídia Impressa & Sapiens; Mídia Impressa & TV Estácio; Mídia Impressa & TV Jiló; Mídia Impressa & Fotografia; Mídia Impressa & Rádio...
As iniciativas e os esforços deixam de ser estanques e isolados para atuar com foco unificado - sob uma mesma linha editorial, respeitando as singularidades de cada disciplina - e, acima de tudo, em sinergia.
O Jiló não integra somente disciplinas, estudantes, laboratórios. Os professores são participantes ativos (ou participativos!): não ficamos apenas sob a marquise do olhar vigilante da supervisão: somos pauteiros, editores, repórteres, cinegrafistas. Nos igualamos aos alunos na produção do conteúdo, discutimos resultados, avaliamos, nos aperfeiçoamos. Voltamos ao nível de aprendizes do processo, da tecnologia e da criatividade. Nos libertamos das amarras da teoria em nome do experimento. Desta forma, atuamos em conjunto na construção de um veículo próprio, gerando conteúdo exclusivo e interativo: texto, foto e imagem (vídeo), produzidos por estacianos.
Nada de "gillette press", também chamado de “Control C + Control V”, que virou prática no mercado de trabalho: coisa feia que nada mais é do que apropriação indébita do trabalho dos outros. Em outras palavras: roubo mesmo. De propriedade intelectual. Plágio.
COMUNIDADE - O nosso Jiló tem outra vertente: um link comunitário sem precedentes. Temos o engajamento efetivo de estudantes, que são moradores dos bairros da Zona Norte. Por isso, a divulgação do blog se dá em escala exponencial, através de uma rede qualitativa de informação. Os alunos são catalisadores críticos dos fatos esportivos, sociais, culturais, políticos e econômicos da região. O Jiló tem capilaridade e alcança territórios que jornais de bairro ou editorias de Cidade não alcançam. Mas ainda estamos no começo. Afinal, são apenas três semanas de vida.
TECNOLOGIA – No tempo em que a Universidade usa a tecnologia para abrir novos mercados e levar a educação em contextos extra-salas de aula, com o uso, por exemplo, das aulas virtuais e telepresenciais, o nosso laboratório de Mídia Impressa, com o Jiló, trabalha com essa possibilidade na prática, diariamente. As matérias e fotografias chegam via internet, vem de longe, diretamente para o blog: seja da casa do aluno-repórter; de uma lan house; de fora da cidade. São produzidas e editadas do ambiente de trabalho do estudante e/ou do professor, a qualquer hora: de manhã, de noite, de madrugada. Temos o repórter correspondente, o enviado especial. Não é necessário que o aluno esteja presente fisicamente no laboratório do Nucom para postar o seu texto. Ele ganha tempo, agilidade, ele ganha experiência em novas tecnologias, ele ganha horas AAC.
PROJETO MODELO – O projeto JILÓ PRESS é um modelo de jornalismo laboratorial produzido e gerenciado de forma coletiva, que reúne todas as possibilidades e potencialidades proporcionadas pelo jornalismo universitário e comunitário. Antes dele, ações semelhantes surgiram e foram esquecidas, ou não trabalharam com todas essas vertentes. E nunca nessa escala. Esse modelo pode ser exportado para outras praças (Nucons): Jiló Press Niterói, Jiló Press Barra da Tijuca, Jiló Press Nova Friburgo, Jiló Press Petrópolis, Jiló Press Fortaleza, Jiló Press Espírito Santo, formando uma rede local, regional e nacional. A REDE JILÓ PRESS DE COMUNICAÇÃO DA ESTÁCIO. Onde existir curso de Comunicação Social, o Jiló estará ativo.
O Jiló Press é operacional, viável, barato.
O Jiló Press é atual. Está no foco do mercado de trabalho e ajuda a formar/capacitar profissionais com perfil multimídia.
O Jiló só tem a crescer com a continuidade do segundo módulo do Projeto Repórter Comunitário, sob a coordenação do professor Marcelo Sosinho. Aí sim, ganharemos um braço importante: moradores e jovens do Ensino Médio, fazendo Jornalismo Cidadão. Os alunos da comunidade que participaram do primeiro módulo já foram contactados. O satélite já está em órbita. Mas não se iludam. Temos muito trabalho pela frente.
Jiló Press, assim como o jornal mural DAZIBAO, é mais um produto comunicacional da Agência de Notícias Zunido, criada por estudantes colaboradores da Mídia Impressa de Madureira. Jiló Press significa: Jornalismo / Interativo / Laboratorial / Otimizado!
Prof. Ricardo França
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
NÚCLEO PRÁTICO DE COMUNICAÇÃO
MÍDIA IMPRESSA - RÁDIO ESTAÇÃO
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS ZUNIDO
EDITOR-CHEFE JILÓ PRESS
Marcadores: Internet, Jiló Press, Jornalismo Cidadão, jornalismo comunitário, jornalismo universitário, Madureira, Mídia Impressa, Multimídia, Nucom, Ricardo França, sinergia, Zona norte, Zunido
technorati: Internet, Jiló Press, Jornalismo Cidadão, jornalismo comunitário, jornalismo universitário, Madureira, Mídia Impressa, Multimídia, Nucom, Ricardo França, sinergia, Zona norte, Zunido
MAIS IMAGENS EXCLUSIVAS DO DESFILE DA PORTELA
Marcadores: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
technorati: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
LUMA DE OLIVEIRA, A RAINHA DA BATERIA
Marcadores: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
technorati: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
TV JILÓ: ALA DA PORTELA
Marcadores: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
technorati: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
CARRO ABRE-ALAS DA PORTELA
Marcadores: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
technorati: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
397,9 PONTOS. UM DESFILE MEMORÁVEL
Marcadores: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
technorati: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
MAIS DO DESFILE DA TERCEIRA COLOCADA DO CARNAVAL 2009
Marcadores: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
technorati: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
TV JILÓ: BATERIA DA PORTELA
Marcadores: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
technorati: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
TV JILÓ: VELHA GUARDA DA PORTELA
Marcadores: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
technorati: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
TV JILÓ: ALEGORIAS E ADEREÇOS DA PORTELA
Marcadores: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
technorati: Carnaval 2009, Portela, TV JILÓ
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
REPORTAGEM DO JILÓ REGISTRA SOCORRO A PORTELENSE ATROPELADO EM MADUREIRA
O terceiro lugar da Portela não desanimou os portelenses que lotaram a quadra da escola para comemorar a classificação e o passaporte para desfilar no próximo sábado, entre as campeãs. Porém, para o portelense Rubens Alberto, a alegria de ver a sua escola do coração novamente na Marquês de Sapucaí, terminou quando ele estava voltando para casa na noite desta quarta-feira.
Marcadores: Atropelamento, carnaval, Madureira, Portela, Zona norte
technorati: Atropelamento, carnaval, Madureira, Portela, Zona norte
SAÚDE E FORMA A PREÇO DE JILÓ
Findado o carnaval, o ano começa oficialmente no Rio e no restante do país. A temperatura alta fez lotar as praias e aos que ficaram com vergonha de colocar uma roupa menor, o SESC de Madureira é uma boa opção para ficar em melhor forma, ou mesmo com mais saúde no próximo carnaval.
A Academia Popular dispõe de excelentes aparelhos e uma grande equipe de instrutores. "A nossa academia tem instrutores que estão cursando a pós-graduação, e além disso as atividades são bastante diversificadas, oferecemos inclusive massagem shiatsu", garante Márcio, que é instrutor da academia.
Porém, não é só isso que diferencia o local de muitos outros. dentre os frequentadores da academia estão pessoas com HIV positivo, câncer, diabetes, hipertensão e distrofia muscular, além de também atender outros que não precisam de um tratamento especial. O valor da mensalidade de R$ 26,00 torna o serviço acessível aos moradores e a vizinhança.
Marcadores: academia, Madureira, saúde, Zona norte
technorati: academia, Madureira, saúde, Zona norte
ENTRA EM CENA O BLOCO DA LIMPEZA: COMLURB LAVA AS RUAS DE MADUREIRA
A Comlurb organizou uma grande movimentação de garis e caminhões para a limpeza da cidade do Rio de Janeiro. O motivo é que, depois do Carnaval, as vias e ruas ficaram lotadas de lixo e com um cheiro forte de urina, assim estando intransitáveis.
Na manhã de hoje, alguns bairros da Zona Norte foram privilegiados com a presença dos 'laranjinhas', que lotaram as ruas varrendo e lavando todo e qualquer canto do local. Em Madureira, a maior concentração de lixo estava na Estrada do Portela, onde consequentemente, se encontravam mais caminhões d'água para a lavagem das calçadas.
A movimentação da Comlurb conta com 395 garis espalhados pelo centro do Rio, que confirmaram a utilização de 40 mil litros de desinfetante para todo a limpeza: "As ruas ficaram muito sujas, e acho que todo esse sabão ainda vai ser pouco pra toda essa sujeira e esse fedor", afirma Luís Carlos, que é gari há 46 anos e estava fazendo a limpeza do bairro de Madureira.
INTENDENTE MAGALHÃES É O 'SAMBÓDROMO' DE VILA VALQUEIRE
Texto: Felipe Gomes (7º período) - Redação Jornalística IV
Supervisão prof. Fernando Torres
NOTÍCIA FORNECIDA PELO BLOG PARCEIRO NOTÍCIAS DO SUBÚRBIO
Pode não parecer num primeiro momento, mas Vila Valqueire é uma das principais sedes do carnaval carioca. Se no Sambódromo desfilam as escolas do Grupo Especial e de acesso, a estrada Intendente Magalhães tem a honra de receber as agremiações pertencentes à Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Às 20 horas deste sábado (21/02), a Unidos das Vargens começou o seu desfile e deu início a festa.
A ordem dos desfiles do dia era a seguinte: Roda quem Pode; Mocidade Unida da Mineira; Do China; Falcão Dourado; Magnatas do Engenheiro Pedreira; Novo Horizonte; Tigre de Bonsucesso; Unidos do Tupiacanga e Império do Gramacho.
Os quesitos a serem julgados eram Bateria; Samba; Evolução; Fantasia; Abre-Alas; Alegorias; Enredo; Estandarte e Coreografia do Mestre-Sala e Porta-Estandarte. No dia seguinte (22), foi a vez das escolas do grupo C. O grupo D foi organizado no dia 23, segunda-feira, e o grupo E fechou o Carnaval da Intendente Magalhães na terça-feira (24). A população lotou as arquibancadas montadas no centro da pista e acompanhou com empolgação as alegorias, sambas-enredo e toda a festa realizada nos quatro dias de desfile. Era grande o número de barracas de venda e a variedade de alimentos comercializados. A Comlurb esteve presente e realizou um pesado trabalho ao fim de cada um dos dias de folia para limpar toda a quantidade de lixo espalhado na localidade.
Marcadores: carnaval, Vila Valqueire, Zona norte
technorati: carnaval, Vila Valqueire, Zona norte
PORTELA SATISFEITA COM O RESULTADO

ZONA NORTE OCUPA 3 DAS 6 PRIMEIRAS POSIÇÕES NO GRUPO ESPECIAL

PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
Texto Andrezza Henriques (6° período) - Estagiária Mídia Impressa
A grande campeã do carnaval, Gres Acadêmicos do Salgueiro, bateu o tambor na avenida e acabou com o jejum de 16 anos sem títulos, fazendo a alegria da comunidade tijucana. Mas a Zona Norte não será representada apenas pelo Salgueiro no desfile das campeãs, no sábado. Em 3º lugar ficou a também suburbana Portela e a quarta posição ficou com a Vila Isabel.
Em contrapartida, com o Império Serrano rebaixado para o Grupo de Acesso A, quem estará no próximo carnaval na briga do Grupo Especial é a União da Ilha do Governador, campeã do Grupo de Acesso A.
Marcadores: Associação Comercial de Madureira, carnaval, Portela, Salgueiro, Tijuca, Vila Isabel, Zona norte
technorati: Associação Comercial de Madureira, carnaval, Portela, Salgueiro, Tijuca, Vila Isabel, Zona norte
MADUREIRA CHORA PELO IMPÉRIO SERRANO. PORTELA FICA EM TERCEIRO E DESFILA SÁBADO
Marcadores: Associação Comercial de Madureira, carnaval, Império Serrano, Portela
technorati: Associação Comercial de Madureira, carnaval, Império Serrano, Portela
BATERIA IMPERIANA ARREBENTA COM TRÊS NOTAS 10. MAS PERDE UM DÉCIMO

PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
Texto Andrezza Henriques (6° período) - Estagiária Mídia Impressa
Na bateria do Império Serrano (foto) até japonês bate agogô e cai no samba. Mas o reforço oriental não foi suficiente para a escola conquistar 40 pontos. O Jurado Luiz Carlos Reis deu um inesperado 9,9 no quesito, mantendo a comunidade da Serrinha com a indesejada última colocação. A Mocidade vai na frente da azul-e-branco com 351,9. O samba tradicional e o ritmo da bateria da Portela, deixaram a escola dois décimos mais distante do vice-campeonato: 9,8; 10; 10 e 10. Agora a Portela soma 358,1 e continua em terceiro. O Salgueiro lidera.
COMISSÃO DE FRENTE COMEÇA A DEFINIR COLOCAÇÃO


Texto: Andrezza Henriques (6° período) - Estagiária Mídia Impressa
EVOLUÇÃO É ORGULHO PARA FAMÍLIA PORTELENSE
CONJUNTO TIRA UM DÉCIMO DA PORTELA, QUE PERMANECE EM TERCEIRO
Marcadores: Associação Comercial de Madureira, carnaval, Império Serrano, Portela
technorati: Associação Comercial de Madureira, carnaval, Império Serrano, Portela
PORTELA TIRA QUATRO NOTAS 10 EM HARMONIA E BRIGA COM A VILA PELO TERCEIRO LUGAR
A Portela obteve quatro notas 10 no quesito Harmonia, totalizando 158,7 pontos, empatando em terceiro com a Vila Isabel. Os jurados consideraram um desfile perfeito da azul-e-branco de Madureira. Já o Império Serrano obteve uma nota 10; duas notas 9,8 e uma nota 9,9, continuando em último lugar (12º), com 154,6 pontos.
PORTELA PERDE DOIS DÉCIMOS EM FANTASIA
ENREDO DO IMPÉRIO NÃO AGRADA JURADOS

PLANTÃO CARNAVAL JILÓ PRESS
QUESITO ENREDO - O enredo do Império Serrano de 1976, 'Lenda das sereias e os mistérios do mar', reeditado pela carnavalesca Márcia Lage, não agradou aos jurados da Liesa que julgaram o quesito: obteve três notas 9,6 e uma 9,7, totalizando 76,4 pontos, permanecendo em 12º lugar. A Portela, que levou o ntema amor para a Sapucaí, avançou uma posição, subindo do 5º para o 4º lugar, com 78,9 pontos, tendo uma nota 9,8, uma 9,9, e duas notas 10. O Salgueiro permanece em 1ºlugar, atrás da Vila Isabel.
ANIMAÇÃO DO SAMBA DE 1972 FAZ IMPÉRIO SAIR DA LANTERNINHA

ALEGORIAS E ADEREÇOS DEIXA PORTELA EM 5° E IMPÉRIO EM ÚLTIMO


CHUVA CAI NA FOLIA NA TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL


Marcadores: avenida Dom Hélder Câmara, carnaval, CHUVA, EQUIPE RUBI, Zona norte
technorati: avenida Dom Hélder Câmara, carnaval, CHUVA, EQUIPE RUBI, Zona norte
MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA PODEM DECIDIR O CARNAVAL


Marcadores: Império Serrano, mestre-sala, porta-bandeira, Portela
technorati: Império Serrano, mestre-sala, porta-bandeira, Portela
JILÓ A PREÇO DE BANANA
Marcadores: Agência Sapiens, carnaval, Paulo Ribeiro
technorati: Agência Sapiens, carnaval, Paulo Ribeiro
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
VERDE BRANCO SIM, MAS DE ALMA PORTELENSE

Por Léo Vieira (5º período) - TV Estácio
A União de Jacarepaguá, escola localizada na estrada Intendente Magalhães, a cerca de 10 km de Madureira, buscou neste carnaval estreitar ainda mais os laços com o bairro. O enredo desse ano "A toda hora rola uma hístória, com samba chorinho e Paulinho da Viola", de Wágner Almeida, homenageia Paulinho da Viola, ícone da Portela. Mas essa não é única referência à azul-e-branco de Oswaldo Cruz e Madureira. A bateria da escola é formada por integrantes da Filhos da Águia, escola mirim da Portela. A União de Jacarepaguá promete emocionar os jurados lembrando a carreira e grandes sambas do poeta portelense, que já confirmou sua presença no desfile. A agremiação será a terceira a desfilar na avenida Marquês de Sapucaí pelo grupo Rio de Janeiro I (antigo grupo B). A entrada é gratuita.
Marcadores: Intendente Magalhães, Madureira, Oswaldo Cruz, Paulinho da Viola, Portela, União de Jacarepaguá
technorati: Intendente Magalhães, Madureira, Oswaldo Cruz, Paulinho da Viola, Portela, União de Jacarepaguá