terça-feira, 27 de outubro de 2009

30 ANOS DE MÁGICA E POESIA



Texto: Andrezza Henriques (7º período) e Marcelo Liro (5º período) / Vídeo (TV JILÓ): Andrezza Henriques

O concurso – que teve quatro categorias: infantil; infanto juvenil; juvenil; adulto e teve 128 participantes – contou com oito jurados: Alexandre Peçanha, Maria de Fátima, Carlos Araújo, Nadir Lúcia, Edna Luz, Jackson Sala, Ricardo França, Antonio Cerqueira.
.
O encontro de poetas surgiu há 30 anos. A bibliotecária Alaíde Júlia Bernardo trabalhava na época na Biblioteca Popular Municipal de Jacarepaguá Cecília Meireles. “Precisava fazer algo para comemorar com as crianças o dia do poeta. Resolvi reunir as que estavam lá e começamos a reunião, depois demos o nome de Ciranda de Poesia”, relembra Alaíde. Atualmente ela está aposentada, mas mesmo assim não abandona o grupo.
.
Todos os anos uma pessoa é homenageada, dessa vez foi um casal, os padrinhos do evento, Josafá e Sonia. Eles receberam um troféu em agradecimento. Para eles foi uma honra receber essa homenagem. “Fico muito feliz em ser homenageado. Desde 1990, pude me dedicar mais à poesia”, conta Josafá.
.
A atual chefe da biblioteca de Jacarepaguá, Dona Amélia Maria, deu continuidade ao trabalho feito por Dona Alaíde e está feliz em conseguir manter o projeto. “Para mim é muito importante, principalmente para as crianças. Assim elas podem ser adultos mais amorosos. O ganhador da categoria infantil foi Gabriel. É a primeira vez que ele participa do concurso e ganhar logo, para ele, foi muito bom. “Foi muito legal ganhar e representar minha escola, a Escola Municipal Cervantes”, conta o premiado. Sua professora, Aparecida Rodrigues, ficou satisfeita com o desempenho do seu aluno. “A escola tem um projeto de poesia que existe há muito anos e o objetivo é desenvolver o prazer da leitura e da escrita, dando incentivo e prazer à leitura”, declara a professora orgulhosa.
.
A festa foi abrilhantada com a participação de Rodney, mais conhecido por seu pseudônimo “Mambembe Que Sai a Manguear”. Ele entrou num monociclo e fez a alegria dos espectadores e poetas. Sua primeira apresentação foi com a poesia de rua “Circo”, do mestre Flávio Nascimento. A segunda apresentação foi o conto “Mito do aparecimento da Aparecida do Norte”. Para concluir, o terceiro ato foi um conto tradicioanal chamado “Jabuti e o Caporaicú”, uma releitura de Luiz Câmara.
.
Já na categoria infanto-juvenil, Floriano Fernandes ganhou como melhor intérprete. A poesia que ele declamou foi de sua amiga, Diana Manhãs. Ela ganhou o segundo lugar na melhor poesia de sua categoria. “Meu sonho é ser poeta”, conta Diana. Ela é estudante da Escola Municipal Cabrita e sua professora Mônica deu força para que ela participasse.


.
O vencedor da categoria juvenil foi Gilberto Nunes, de 18 anos. Ele declamou a poesia “Safira”. É a segunda vez que ele participou do concurso. “Ganhar foi uma sensação muito boa. Sempre faço poesia, não precisa ter concurso para fazer, toda pessoa que escreve transmite sentimento para linguagem oculta que é a poesia, quem a transmite já é vencedor e o melhor amigo do poeta é a própria sabedoria”, diz o jovem poeta.
.
O concurso de poesia é realizado pela Biblioteca Popular Municipal de Jacarepaguá Cecília Meireles e tem como parceiros a Sociedade de Amigos da Biblioteca Popular Municipal Cecília Meireles e a Casa de Poeta do Rio de Janeiro. O evento é realizado uma vez por ano, na semana de comemoração ao Dia do poeta que é no dia 20 de Outubro. Para mais informações ligue para a biblioteca: 3359-6915.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^