quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

JILÓ A PREÇO DE BANANA

PLANTÃO CARNAVAL AGÊNCIA SAPIENS MADUREIRA


Uma das cenas mais criativas, vi neste carnaval. Catar as latas de alumínio já é um trabalho duro, imagine amassar uma por uma. Pois bem, eles agora tem uma máquina. O ônibus pára no ponto e lá vem o catador com 3 sacos enormes que coloca enfileirados embaixo das rodas traseiras. Quando o ônibus parte, pronto, tá tudo amassado. Sempre coloco para os alunos da universidade que criatividade não reside em quem faz criação em publicidade, ou cria textos de teatro e roteiros de cinema.

A criatividade, em especial nos dias de hoje, é uma arte de olhar o novo, olhar para frente. As escolas de samba são um ótimo exemplo de criatividade, sem pre foram e lendo entrevista de Fernando Pamplona (para quem não sabe o carnaval é antes e depois dele, todos os carnavalescos - Joaosinho, Maria Augusta, Rosa, Arlindo - beberam nesta fonte) no jornal de domingo acredito que chegou a hora de uma nova virada. Só se reclama, todos os anos, da falta de dinheiro nas escolas e só ganha quem teve "patrocinador". A escola que teve 8 milhões para fazer carnaval leva o título. A virada criativa, aqui discordadno da opinião do Pamplona, pode assumir definitivamente o merchandising nas escola. Atualmente é tudo velado, por debaixo dos panos. (contravenção, lavagem etc).

A Formula 1 abastece sua criatividade através do merchandising em carros e pilotos. E olha que é muito mais cara. A cada ano a FIA impõe restrições aos carros para ficarem mais lentos e a critividade dos engenheiros derruba todos os limites. Carros cada vez mais rápidos, mais seguros, mais econômicos. Em breve carros de fórmula 1 elétricos. Anota aí. As escolas precisam de regulamentos que as tornem mais equilibradas e com liberdade de captação de recursos e que vença a a mais criativa. É só ver na hora da apuração. Todos os quesitos são nota dez. Como diferenciar, ver realmente a melhor? Começa com julgadores bem pagos, bem treinados, para em especial saber quando uma comissão de carnaval conta realmente bem um enredo. Não existe uma ópera melhor que a outra. Existe preferência por determinado músico, o que as diferencia da vaia ou aplauso é a montagem, direção e elenco. Quem venha o patrocínio aberto com regras e limites que aumentem a concorrência e dificuldades, estimulando o ser criativo.

PS. também vi coisas nada criativas. A NET colocou bicicletas tipo triciclo com um coitado de um funcionário puxando duas pessoas. Com este calor, os puxadores pareciam que sempre estavam acabados, suando, passando mal. E as pessoas atrás constrangidas, suando muito e com um sorriso amarelo solar.

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