quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

REPÓRTER DO JILÓ PRESS SERÁ CORRESPONDENTE DA MÍDIA IMPRESSA NA ÁFRICA DO SUL. ELE VAI COBRIR A COPA DAS CONFEDERAÇÕES E A COPA DO MUNDO


PROJETO MISSÃO ÁFRICA - ENTREVISTA COM LEANDRO GAIGNOUX
POR ROBSON RODRIGUES - EDITOR DE ESPORTES / JILÓ PRESS

Ter um correspondente internacional é um luxo caro e, por isso mesmo, uma exclusividade dos grandes veículos de comunicação. Correto? Errado. Engana-se quem pensa que o JILÓ PRESS não pode ter o seu também. O aluno do campus Madureira, Leandro Gonçalves Gaignoux (na foto, entrevistando Alex Alves, do Madureira), do 4º período de Jornalismo, viaja no próximo mês para a África do Sul onde atuará como correspondente multimídia nas coberturas da Copa das Confederações 2009 e Copa do Mundo de 2010 para a Mídia Impressa de Madureira. Para isso, ele criou o blog Missão África (
www.missao-africa.blogspot.com) que vai operar junto com a editoria de Esportes do JILÓ. No Missão África, que está em fase final de construção, os moradores de Madureira e região poderão acompanhar as notícias do outro lado do continente, em primeira mão.
Gaignoux, que integra o corpo de repórteres da editoria de Esportes da Agência de Notícias Zunido, mantenedora do JILÓ, também enviará notícias sobre curiosidades do dia-a-dia do país africano e vai procurar saber como vivem os brasileiros radicados no continente. Na verdade, Leandro está unindo o útil ao agradável, já que a mudança da Zona Norte para a África se dará por conta de uma transferência de trabalho de seu pai. Daí a ser correspondente, foi um ‘pulo’. O JILÓ PRESS fez uma entrevista com Leandro para saber mais detalhes do projeto.
JILÓ PRESS – Qual é a sua expectativa de se tornar um correspondente internacional do JILÓ PRESS e do ZUNIDO?
LEANDRO GAIGNOUX –
Não vejo a hora de poder mandar as notícias para o Brasil. Sei que pegarei uma época de muito trabalho pelo fato de estar cobrindo a Copa do Mundo, mas tenho certeza que será muito prazeroso, noticias é o que não vai faltar.
JILÓ PRESS – Como surgiu a idéia de fazer um blog?
LEANDRO GAIGNOUX – Surgiu em uma conversa com o professor Ricardo França, que falou que ia me ‘contratar’ para ser o correspondente da Agência Zunido, quando soube que eu e a minha família iríamos para a África do Sul. É aliar a oportunidade que estou tendo juntamente com a prática do jornalismo. Estou indo para um país que será notícia o tempo todo. Dessa forma, o Missão África (http://www.missao-africa.blogspot.com/) nasceu com o objetivo de desvendar e mostrar tudo sobre a África do Sul, para que o leitor tenha a completa noção do que está acontecendo no país sede da Copa do Mundo. Espero que todos gostem e interajam com o blog.
JILÓ PRESS – Como está o coração com a proximidade de morar fora do país, ainda mais gostando de futebol, chegando justamente no momento em que a África do Sul vai sediar a próxima Copa das Confederações 2009 e Copa do Mundo 2010?
LEANDRO GAIGNOUX – Batendo forte, mas com o pensamento melhor possível. Ver uma copa do mundo pela televisão, já é fantástico para mim. Mas estar ao vivo no evento será uma vivência única na minha vida. Tenho certeza que nunca me esquecerei de cada detalhe. Vou procurar tirar lições positivas, tanto profissionalmente, pois a imprensa mundial estará lá, quanto pessoal. Acredito que não é nada fácil viver fora do Brasil. Saudades não vão faltar, mas será extremamente importante. Ter o convívio 24 horas com a língua inglesa acrescentará um ótimo ganho na minha profissão, ainda mais no jornalismo.
JILÓ PRESS – Falando sobre a África, você já estudou alguma coisa sobe o país, tem algum lugar que deseja conhecer, em especial?
LEANDRO GAIGNOUX – Pesquisei sobre o país e conversei com os brasileiros que moram lá. Quando digo a alguém que estou indo morar na África do Sul, todos ficam assustados, mas sei que estou indo para um lindo país e com uma bela diversidade cultural. Muitos nem imaginam as qualidades que a África pode oferecer. Com certeza farei um safári! Também pretendo visitar os museus e as praias exuberantes que o país tem. Vou mostrar um pouco disso no blog e todos vão poder conhecer um pouco melhor a África.

JILÓ PRESS – Para você, qual a influência do Nucom, em especial, da mídia impressa, já que foi o laboratório em que você mais atuou, na vida profissional do aluno?
LEANDRO GAIGNOUX – Participar do Nucom proporcionou para mim uma bela oportunidade de conhecimento, o que me deu a oportunidade de colocar em prática tudo que aprendi dentro da sala de aula. Sem falar das experiências de vida que o laboratório me proporcionou.
JILÓ PRESS – Faça uma breve descrição da sua passagem pela Mídia Impressa do Nucom, suas coberturas na Editoria Esporte e na Semana de Comunicação.
LEANDRO GAIGNOUX – Participar da cobertura esportiva foi a realização de um sonho de infância. Sempre fui ligado ao esporte e estar presente em um tipo de evento no qual acompanhei pela TV desde criança foi sensacional. Só o fato de entrevistar os jogadores já valeu a pena para mim. Foram mais de 10 jogos em dois anos, tendo um em especial. Foi um Vasco e América, em São Januário. Este foi o máximo para mim, porque ali fiquei cara a cara com eternos ídolos. Já a semana de comunicação foi importante pois, além de estar fazendo a cobertura, estava aprendendo com os profissionais que atuam no mercado de trabalho. Tive o prazer de fazer duas semanas de Comunicação onde trabalho não faltou. Recomendo para todos como ótima oportunidade de aprender.
JILÓ PRESS – Leandro deixe alguma mensagem para os alunos que estão chegando agora no curso.
LEANDRO GAIGNOUX – Quero dizer para eles aproveitarem ao máximo o que o Nucom tem a oferecer. Usem esta ferramenta que a faculdade está disponibilizando como forma de fazer o diferencial na hora de batalhar por uma vaga no mercado de trabalho.

1 comentário

Wilson Oliveira disse...

Boa entrevista.

Leandro vai ser correspondente pra vários veiculos enquanto estiver na Africa. Será uma pessoa-agencia de noticias... hahaha

Abs a todos!

Postar um comentário

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^