sábado, 14 de março de 2009

COMÉRCIO OCUPA CALÇADAS E PREJUDICA PEDESTRES EM MADUREIRA


Texto e foto Patrícia Oliveira - Técnicas de Reportagem - EQUIPE RUBI
Madureira é um bairro com tradição de farto comércio e preços baixos. Preocupados em expor suas mercadorias, os lojistas costumam desrespeitar os pedestres avançando pela calçada como se fosse uma extensão da loja.
O flagrante da foto acima foi feito na esquina das ruas Edgar Romero e Dagmar da Fonseca. Uma pedestre é obrigada a caminhar pela rua porque a calçada está completamente bloqueada por bancadas de roupas.
A dona-de-casa Marize Monteiro, moradora de Coelho Neto, que fazia compras no bairro, falou que a dificuldade é maior perto de datas comemorativas. “Andar pelas ruas de Madureira na época de Natal, Dia das Mães ou outras datas comemorativas é um verdadeiro caos. Além do problema da calçada ocupada existe o locutor que fica gritando no microfone as promoções das lojas. Mas é uma confusão que faz parte da tradição do bairro. Pergunta se alguém deixa de comprar aqui?”, provoca.
Segundo a Lei nº 4.670, de 2 de outubro de 2007, em seu artigo 5°, a autorização para utilização das calçadas pelo comércio somente será concedida dentro dos seguintes padrões:
I - ocupar calçada com largura mínima de cinco metros;
II - ocupar no máximo cinqüenta por cento da largura da calçada;
III - deixar a largura mínima de um metro e meio para a livre circulação de pedestres;
IV - não acarretar impedimentos à livre circulação de pedestres na faixa da calçada correspondente à largura mínima de um metro e meio.

2 comentários

Jiló Press disse...

Patrícia, excelente pauta!!
No melhor estilo denúncia, teve o requinte de ser respaldada na legislação. Aqui você demonstra que uma boa matéria é alicerçada em uma boa pesquisa. Teve personagem, e a foto já diz tudo mesmo. Nota-se o olhar do repórter, acima de tudo. Vc estava atenta e registrou o fato. E fato registrado, no JILÓ PRESS, é notícia. Agora, valeria tentar falar com o gerente da loja. E repercutir com o nosso subprefeito da Zona Norte. Com certeza daria pano pra manga. Quer voltar no assunto (fazer a suíte?)...

Valeu, mesmo!
Ricardo França
Editor-chefe

Redação disse...

Com certeza. Na segunda-feira vou providenciar tudo isso. Muito obrigada Professor Ricardo França.

Postar um comentário

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^