sábado, 7 de março de 2009

COMER PIPOCA FAZ BEM À SAÚDE

eu vou Texto e Foto: Paloma Viricio (Técnicas de Reportagem) - EQUIPE RUBI

De acordo com estudos realizados pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no interior de São Paulo, e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, de Sete Lagoas, Minas Gerais, comer pipoca faz bem à saúde. A pipoca possui uma grande quantidade de fibra, que, além de fazer bem ao nosso organismo, auxilia no trabalho do sistema digestivo,quando ingerida junto com algum líquido, de preferência água. Possui, também, ácido fólico, vitamina importante para mulheres em idade fértil. Também ajuda a proteger o coração e possui pequenas doses de minerais, como o fósforo e o potássio, que atuam no sistema nervoso, na formação dos ossos e na manutenção dos músculos. Um amido contido nas fibras do milho também ajuda a evitar elevações do nível de glicose no organismo, auxiliando, assim, na prevenção de uma possível diabete tipo dois.

"Chegamos a vender cerca de 200 saquinhos de pipoca por dia. As pessoas geralmente sentem-se atraídas pelo aroma, que é bem chamativo. Mas seria interessante que elas soubessem dos benefícios contidos na pipoca, assim consumiriam ainda mais”, avalia Marcos Paulo, 19 anos, que trabalha como pipoqueiro em Madureira.

Mas, deve-se tomar cuidado com o excesso de gordura e sal contidos na pipoca, pois a combinação dos dois em altas quantidades seria prejudicial, eliminando todos os benefícios já citados. Por isso, se você for preparar aquela tradicional pipoquinha, use apenas um fio de óleo e coloque o sal antes de acrescentar o milho, para que o grão seja preparado já contendo a medida correta de sal. O grão de milho já estourado não retém o sal com facilidade e isso pode induzir o indivíduo a cometer um erro quanto à medida necessária. A
proveite as dicas, coma muita pipoca e assista muitos filmes.

7 comentários

Anônimo disse...

amei a reportagem, trazendo ousadia, criatividade, cultura e muita informação.
parabens

Anônimo disse...

Opa!Obrigada e que bom que gostou!É gratificante saber o resultado do seu trabalho.

Marcos Benjamin disse...

Paloma,

Adorei a reportagem!!!!!

Parabéns!!!!

Anônimo disse...

Obrigada Marcos Benjamin!

Jiló Press disse...

A matéria envolveu pesquisa e uma boa sacada! Buscou uma cena corriqueira de Madureira e pescou uma boa pauta na editoria de Saúde. Quem é que aqui da Zona Norte não gosta de comer uma pipoquinha enquanto assiste a um bom filme? Legal a foto, a entrevista, a pesquisa.
Ricardo França (Editor-chefe)

Anônimo disse...

nina adorei a reportagens tinha coisas aew ki n sabia meus parabens, gente minha amiga ela ^^
bjoss nina

daniel disse...

bom n gostei da materia n
eu adorei ela n sabia q a pipoca dava tanto beneficio assim, sao pequenas coisas assim q as pessoas n tem noçao de quanto elas valem
parabens bjossssssss
a ela e minha amiga.....

Postar um comentário

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^