quarta-feira, 25 de março de 2009

A IMPORTÂNCIA DO PROTETOR SOLAR


Texto e fotos: Carolina Nascimento - Técnicas de Reportagem - EQUIPE ESMERALDA

O protetor solar é extremamente importante para a saúde da pele. Ao contrário de que muita gente pensa, ele não deve ser somente usados na hora do lazer, como praias e piscinas. O filtro solar, como a palavra já diz, filtra os raios ultravioletas do sol ao contato de sua pele, evitando queimaduras e outros tipos de malefícios, como o câncer de pele.
Mesmo tendo a consciência de todos os ricos que o sol constante pode trazer Fabiana Oliveira Alves da Costa, 20 anos, que é representante comercial do Instituto Embelezze não se preocupa em se previnir. “Não me preocupo em passar o protetor solar, gosto de me bronzear. Trabalho todos os dias na rua em baixo de sol, mas mesmo assim não estou nem ai. Se eu morrer, me enterra”, ironiza Fabiana que trabalha diariamente na Rua Edgar Romero em Madureira.
Apesar dos consumidores serem na maioria mulheres, pois é um grande combatente a rugas e envelhecimento precoce, muitos homens já tem a conscientização de que é essencial o uso.
O advogado Fernando Soares, 47 anos, concorda que o protetor solar é muito importante. “Todos deviam ter essa conscientização, a saúde da pele é muito frágil, e o protetor solar tem que ser usado diariamente”, afirma ele.
Mais, não é somente chegar a uma drogaria e comprar qualquer protetor solar e achar que já está protegido desses raios que aterrorizam a vida de muitas pessoas. Cada produto tem o FPS (Sun Protection Factor) especializado para cada estilo de pele. Para as peles mais escuras, o FPS mínimo ideal, é o fator número 15, já para as peles mais brancas, pode variar de FPS 30 à FPS 60.

Câncer de pele

O câncer de pele é um tumor, que geralmente se desenvolve na epiderme, parte mais exposta da pele. O principal agente desse malefício é o fato da pele ter uma alta exposição aos raios ultravioletas durante longos tempos, sem a proteção adequada.
Pessoas de tom de pele mais clara, correm riscos maiores de ter o câncer, pois a epiderme é mais sensível e se queimam com mais facilidade.
A principal proteção a essas queimaduras, é o protetor solar.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^