sábado, 14 de março de 2009

REPORTAGEM DO JILÓ FLAGRA PIRATARIA NAS RUAS DE MADUREIRA

Fotos Patrícia Oliveira


Texto: Patrícia Oliveira e Letícia Motta - Técnicas de Reportagem - EQUIPE RUBI

A equipe de reportagem do JILÓ PRESS percorreu as ruas de Madureira para verificar como trabalham os vendedores ambulantes que comercializam DVD´s piratas no bairro. Sem saber que estava sendo fotografado e gravado, o camelô, que se identificou como Max, disse que vende muito e que seus produtos são de boa qualidade. “A gravação não é de cinema e sim da internet, que é limpinha”. Ele afirmou que não tem problema com a fiscalização, já que os guardas quase não aparecem. Para tentar vender uma cópia para nossa equipe, Max informou um detalhe muito curioso do filme Operação Valquiria: “Foi aquele filme que o Tom Cruise veio gravar no Brasil!” Percebendo nosso espanto, ele continuou: “Vocês não lembram que o Tom Cruise veio ao Brasil?”, indagou.
Encontramos um guarda municipal a uma distância inferior a duzentos metros do vendedor ambulante. Nos identificamos e falamos sobre a matéria da pirataria em Madureira. Ele aceitou falar com a condição de não ser identificado. Ele disse que trabalha na região há mais de três anos e que a fiscalização faz o papel dela. Justificou que a grande presença de camelôs com DVD´s piratas naquele momento era pela falta de um efetivo maior de agentes, já que alguns foram deslocados para o Maracanã – onde aconteceria um jogo naquela noite.
Somente em janeiro mais de 130 mil produtos falsificados foram apreendidos em Madureira. Durante uma operação da DRCPIM (Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial), no mês de fevereiro, mais de 180 mil mercadorias falsificadas foram recolhidas das lojas do Mercadão. No camelódromo foram apreendidos mais de 5 mil DVD´s piratas.

4 comentários

Anônimo disse...

Nice pages!
we like your blogging style and we want to advice your blog.
If you want us to link your blog in our site,
put us in your blogroll and

1.send us your site/blog address;
2.send us a representative image of your blog (if you have one);
3.send us a detailed description of your site.

we would be honored to advice your blog on our blog!

anyway, keep on with your great work!


ilinkyoursite staff
"I link your site"

Prof. Ricardo França (Editor-chefe) disse...

Patrícia e Letícia, excelente reportagem no sentido denúncia. Vcs entrevistaram o ambulante e ainda foram cobrar do guarda municipal. Boa pauta, boa apuração, boas fotos.

Ricardo França
Editor-chefe

Anônimo disse...

Confesso que fiz essa matéria com um pouco de medo, mas valeu o esforço. Obrigada.
Patrícia Oliveira.

Anônimo disse...

Nós ficamos com dúvida sobre esta matéria, pois quando abordamos a ambulante com o gravador escondido a moça do lado percebeu então o medo era de ir no guarda e eles associarem, mas deu certo e gostamos muito da matéria.
Obrigada frança.
Letícia Motta

Postar um comentário

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^