domingo, 15 de março de 2009

RECEITA DE JILÓ À VINAGRETE

GASTRONOMIA SUBURBANA
Texto e Foto: Paloma Viricio - Técnicas de Reportagem - EQUIPE RUBI

O Solanum Gilo Raddi, popularmente conhecido no Brasil como JILÓ, provavelmente veio da África ou da Índia e foi trazido pelos escravos. Apesar de o confundirem com um legume, na verdade ele é um fruto da família das Solanáceas, assim como a berinjela. Cada 100 gramas de jiló fornece 78 calorias. Ele também possui carboidratos e proteínas, além de vitamina A, que é necessária à saúde da pele e da visão; Vitamina C, que é um antioxidante que ajuda a neutralizar os efeitos prejudiciais dos radicais livres e estimula o sistema imunológico e Vitaminas do complexo B (B5), que é energizante e participa da formação de anticorpos.Também é um fruto rico em minerais como cálcio, fósforo e ferro, que ajudam na formação de ossos e dentes, coagulação do sangue e, ainda, protegem contra a osteoporose, doenças cardíacas,insônia e fadiga. O fruto também ajuda a regular o sistema digestivo.
A cozinheira Hilda Alves, 56 anos, que passou parte de sua vida em Cascadura, sabe aproveitar bem o potencial do jiló. "Eu cozinho desde os 11 anos de idade e adoro inovar. Inventei a receita de jiló à vinagrete porque aqui em casa todos gostam muito de comer esse fruto. O diferencial dessa receita é que agrada até mesmo aqueles que não gostam de jiló, porque o jiló frito junto com o sabor do molho vinagrete perde aquele amargo forte. A receita rende cinco porções e pode servir de acompanhamento para peixe, frango, churrasco e carnes em geral", enfatiza Hilda Alves, 56 anos. Então vamos lá, tenha caneta e papel em mãos para anotar essa deliciosa receita!

Ingredientes
1 kg de JILÒ
Sal (À gosto)
Farinha de Trigo (Para empanar o JILÒ)
Óleo (Para fritar)


Molho
4 Tomates
3 Pimentões verdes
2 cebolas médias
Orégano, Azeite, Vinagre, Sal e Hortelã (a gosto).


Modo de Preparo
Lave bem e corte o jiló em fatias compridas; acrescente a ele sal e reserve. Em um outro recipiente, prepare o molho à vinagrete, corte o tomate, o pimentão e a cebola em pequenos cubinhos. Acrescente orégano, azeite, vinagre, sal e hortelã, reserve. Passe as fatias de jiló na farinha de trigo e frite. Após fritar todas as fatias e de ter feito o molho, basta montar o seu jiló à vinagrete em uma travessa e saborear a iguaria. Quem tiver alguma dúvida no preparo da receita ou quiser outras dicas de culinária pode entrar em contato com a Dª. Hilda pelo e-mail: hildaalvesv@hotmail.com. Bom apetite!

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^