segunda-feira, 27 de abril de 2009

CARREATA IMPERIANA ENCERRA FESTEJOS A SÃO JORGE NA ZONA NORTE




PLANTÃO JILÓ PRESS - COBERTURA SÃO JORGE

Uma carreata que reuniu cerca de 400 imperianos em mais de 20 ônibus, 30 automóveis e diversas vans percorreu as principais vias e bairros da Zona Norte em homenagem a São Jorge, na tarde deste domingo. A 39ª Carreta de São Jorge, promovida pelo Império Serrano ao padroeiro da agremiação, teve início após missa realizada na quadra da escola pelo padre Marcelino Modelski, da Igreja Matriz de São Jorge, que fica em Quintino. O padre benzeu a bandeira imperiana após rezar o Pai Nosso ao lado do presidente da escola, Humberto Soares Carneiro. A carreata percorreu cerca de 40 quilômetros em 5 horas de viagem. Após muita oração, os imperianos retornaram à quadra e caíram no samba.
Na quadra, a imagem do santo - ornamentada com palmas brancas e vermelhas - foi colocada em um altar na frente do palco e, em seguida, amarrada sobre uma pick-up do Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, com apoio de homens do Corpo de Bombeiros de Campinho. A viatura deixou a quadra ao toque da 'Alvorada', executada pelo corneteiro e cabo bombeiro Douglas Bastos, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap). Aplaudida pelos fiéis que aguardam do lado de fora, a imagem de São Jorge apareceu em meio a uma chuva de papel picado, salva de fogos, cortina de fumaça e buzinaço dos motoristas.
A primeira parada foi na igreja de Quintino. Os imperianos fizeram uma pausa para orações, mas não houve missa. A segunda parada foi na rua Vicente com Honório, no Méier. Uma grande corrente de oração aconteceu junto aos moradores que, juntos, rezaram a oração de São Jorge. De lá, os imperianos foram ao centro espírita Caminheiros da Verdade, no Engenho de Dentro. Em seguida, a carreata seguiu até a Imperatriz Leopoldinense. Os imperianos foram recebidos pela bateria e pela Velha Guarda da escola. A essa altura, oração virou samba enredo e a carreata, desfile de carnaval. A penúltima parada, antes do retorno à quadra, foi na comunidade da Serrinha.
A devoção pelo santo e pelo samba também uniu representantes da escola Unidos de Manguinhos. Nascida e criada na Serrinha, Karla Oliveira (foto1), primeira porta-bandeira de Manguinhos, foi à quadra do Império com a sua avó, a 'Vó Maria do Jongo', para fazer uma oração ao santo. "Vim pedir à São Jorge para unir sempre as famílias do samba. Sambista não tem cor, somos uma união de famílias, por isso aprendi a respeitar o samba", disse Karla, que também é neta de Sebastião de Oliveira, o Molequinho, um dos fundadores do Império.
O taxista Marcelino de Souza Monteiro, 42, morador de Madureira, foi um dos primeiros a chegar na quadra do Império Serrano, junto com o filho, Marcelo Vinícius, de 10 anos. "Vim pedir proteção, paz e amor para todos, mas vou aproveitar e pedir, também, para o meu Flamengo ser campeão", revelou Marcelino, que participa da carreata desde 1982. Outro devoto ferrenho do santo guerreiro era o vendedor Mário Luiz de Oliveira Santos, 55 anos. Morador de Vila Valqueire, alugou um micro-ônibus com 28 amigos para acompanhar a carreata. "O aluguel custou R$ 450, mas vale a pena. Serão seis horas de procissão, mas estamos preparados. Estamos levando isopores com 10 caixas de cerveja em lata e salgadinhos para consumir durante a viagem", disse, prevenido.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^