terça-feira, 21 de abril de 2009

COBERTURA DO JILÓ NO CARIOCÃO 2009 CONSUMIU 1.350 MINUTOS (OU 22H50MIN) E PERCORREU 800 KM EM CINCO CIDADES DO ESTADO. CAMPUS INVESTIU R$ 2 MIL

Foto Severino Silva (O DIA) para o Jiló Press
Daniel, França e Robson na partida do Madureira contra o Vasco, no Engenhão:
equipe obteve credenciais da Acerj e da Arfoc para cobrir os jogos nas cabines e nos gramados

BALANÇÃO DA COBERTURA ESPECIAL - DA REDAÇÃO JILÓ PRESS

Para o ‘batalhão de operações especiais’ da editoria de Esporte do Jiló Press, missão passada é missão cumprida. Assim funciona a ‘Tropa de Elite’ de Madureira, que pelo terceiro ano consecutivo cobriu o Campeonato Carioca de Futebol. Ao todo foram 15 jogos do Madureira, somando as partidas disputadas pela Taça Guanabara (1º turno), pela Taça Rio (2º turno), mais a semifinal da Taça João Ellis Filho, que reuniu os times que ficaram em terceiro e em quarto lugares dos grupos A e B. Para ser mais exato, o total de horas dedicadas à cobertura totalizou 1.350 minutos de bola rolando – sem contar os acréscimos e os treinos durante a semana – o equivalente a quase 24 horas de futebol.

A COBERTURA MULTIMÍDIA rendeu vídeos para a TV JIlÓ, entrevistas exclusivas para a RÁDIO JILÓ e para o programa JILÓ NA BOLA, notas e fotos para o JILÓ PRESS, além de 16 páginas para o jornal mural DAZIBAO. A coordenação do laboratório de Mídia Impressa conseguiu credenciais profissionais da Acerj para os estudantes. Eles tiveram acesso a cabines de rádio, gramado e vestiários, oportunidade única de conhecer os bastidores do jornalismo esportivo, seja nas entrevistas com torcedores, técnicos, dirigentes e jogadores, mas, também, na convivência com os jornalistas profissionais tarimbados que cobrem a área.

MARATONA: COBERTURA ESPECIAL PERCORREU CINCO CIDADES

Mas os números da cobertura do Cariocão 2009 não param por aí. Os estudantes de jornalismo de Madureira percorreram seis estádios em cinco cidades do Estado, além do Rio: Volta Redonda, Araruama, Duque de Caxias, Mesquita e Saquarema, num total aproximado de 800 km e 15 horas de estrada. Um investimento que custou cerca de R$ 2.000 ao campus, que disponibilizou um carro de reportagem. A quilometragem percorrida pelas equipes de enviados especiais do Jiló daria para fazer uma viagem de ida e volta a São Paulo ou quase até Brasília, no coração do país.

A maratona dos nossos heróis teve início numa tarde nublada do dia 24 de janeiro, quando o Madureira foi até o estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, na Baixada Fluminense, para enfrentar o Resende. O jogo terminou 1 X 1. A jornada terminou quase três meses depois, ao anoitecer do dia 12 de abril, quando o Madureira enfrentou o Friburguense pelas semifinais da Taça João Ellis Filho, no Maracanã. A partida terminou em patada em 2 a 2 e o Friburguense levou a melhor nos pênaltis: 4 a 4, ficando com a vaga. O Madureira ficou em 12º lugar na classificação geral com 16 pontos ganhos em 15 jogos, quatro vitórias, quatro empates e sete derrotas; 16 gols prós e 25 contra, com saldo final de novo gols negativos.

Conheça a equipe da Agência de Notícias Zunido que cobriu o Cariocão 2009 para o Dazibao e Jiló Press: Robson Rodrigues – Editor de Esporte e repórter (5º Período); Daniel Almeida – repórter (5º Período); Leandro Gaignoux (4º Período); Michael Menezes – Fotógrafo (8º Período); Efraim Fernandes – Fotógrafo (1º período do curso Politécnico de Fotografia) Yves da Silva – Edição da Página (1º Período) e o professor Ricardo França – Fotógrafo coordenador discente.

DEPOIMENTOS

“Hoje, o Madureira se tornou o meu segundo time”

“Fazer a cobertura do Madureira na Taça Guanabara foi bem gratificante. A oportunidade de estar no mesmo ambiente dos jornalistas que atuam no esporte durante os jogos, mesmo não tendo muito contato com eles é muito boa. Dos oito jogos que o Madureira disputou no primeiro turno do Cariocão, participei da cobertura de quatros jogos: Contra o Resende, a Cabofriense e o Americano (esses em Edson Passos, na Baixada Fluminense), e contra o Vasco (no Engenhão). Participando desses jogos do Tricolor, você acaba fazendo do clube como se fosse o seu segundo time, torcendo para que ele consiga obter bons resultados dentro de campo. Então, foi uma experiência muito boa pra mim.” Daniel Almeida (5º Período)

“Aqui nós fazemos jornalismo de verdade”

“A mídia impressa do campus de Madureira serve de referência para todos os outros campi, pois aqui fazemos jornalismo de verdade. Nós, alunos, estamos no mesmo lugar que os profissionais que já atuam no mercado. Assim que entrei na Estácio me interessei pelo projeto do Campeonato Carioca, que fora desenvolvido pelo aluno Ricardo Napolitano, que hoje é repórter do Lance!. Mas não imaginava que iria participar tão rápido das coberturas. Comecei em 2007 cobrindo o América na Serie C, com o ex-editor de Esporte Péricles Barreiros. Em 2008 iniciamos a cobertura do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil. Hoje, estou no comando da Editoria de Esporte e espero passar para quem está chegando tudo o que eu aprendi aqui. Isso tudo não teria acontecido sem o apoio da faculdade e da garra e vontade do professor Ricardo França. Nesses dois anos de cobertura já fiz mais de 20 jogos e participei também dos eventos ligados ao campus como a semana de comunicação, que reúne jornalista e publicitários que já atuam em suas áreas para palestrarem para os novos jornalista e publicitários que estão a se formar.” Robson Rodrigues (4º período)

RESUMO DOS JOGOS DO MADUREIRA NO CARIOCÃO 2009


TAÇA GUANABARA

1º RODADA - MADUREIRA 1 X 1 RESENDE
2º RODADA - MADUREIRA 0 X 0 FLUMINENSE
3º RODADA - MADUREIRA 2 X 1 CABOFRIENSE
4º RODADA - MADUREIRA 0 X 2 TIGRES
5º RODADA - MADUREIRA 1 X 1 AMERICANO
6º RODADA - MADUREIRA 1 X 1 CAXIAS
7º RODADA - MADUREIRA 0 X 3 VASCO


TAÇA RIO

1º RODADA - MADUREIRA 1 X 2 BANGU
2º RODADA - MADUREIRA 2 X 1 MACAÉ
3º RODADA - MADUREIRA 1 X 0 VOLTA REDONDA
4º RODADA - MADUREIRA 2 X 1 MESQUITA
5º RODADA - MADUREIRA 2 X 4 FLAMENGO
6º RODADA - MADUREIRA 1 X 3 BOAVISTA
7º RODADA - MADUREIRA 2 X 3 BOTAFOGO
8º RODADA - MADUREIRA 0 X 2 FRIBURGUENSE

1 comentário

Anônimo disse...

Quero dar os parabéns a toda à equipe de esportes pelo belo trabalho feito no Campeonato Carioca deste ano, e também agradecer pela compreensão de todos. Que a equipe mantenha o espírito e a dedicação demonstrada. Que venha 2010!!

Um abraço, Luiz Victor Lopes.
Assessor de Imprensa do Madureira Esporte Clube

Postar um comentário

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^