sexta-feira, 24 de abril de 2009

EMOÇÃO NA PRIMEIRA MISSA DO SANTO GUERREIRO

COBERTURA ESPECIAL DIA DE SÃO JORGE
TV JILÓ - Vídeos e fotos: Rodrigo Aquino (3º período) - EQUIPE ONIX / / Texto: e Andrezza Henriques e Rodrigo Aquino (3º período)
Os fiéis chegaram bem cedo a Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino, Zona Norte do Rio. Quando os relógios marcavam 5h em ponto o clarim tocou anunciando o inicio dos festejos. Nesse momento, começava a alvorada, uma manifestação emocionante de fé, com queima de fogos que durou cerca de 10 minutos. Em seguida foi celebrada a primeira missa. Cerca de 35 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, estavam presentes. O total esperado pela igreja, ao longo de toda a quinta-feira, era de 110 mil pessoas. Um telão foi colocado do lado de fora da paróquia, além de alto-falantes, para que as pessoas que não conseguiram entrar pudessem acompanhar a missa.
O jovem comandante do exército romano tinha como ideal defender o cristianismo. Ele foi morto degolado no ano 303 e hoje é o santo que mais atrai multidões no país. São Jorge, mais conhecido como o ‘santo guerreiro’, é o único que conseguiu provar que o sincretismo religioso está presente na nossa história e nas nossas crenças.
No ultimo dia 23 de abril, data em que é comemorado seu martírio, pessoas que, independente da classe social, raça ou religião, se unem para agradecer benções alcançadas e orar para sempre ter proteção e força por mais um ano.
A igreja matriz de São Jorge fica localizada no bairro de Quintino e reúne todos os anos devotos de todas as idades. Neste ano não foi diferente. Às 4 horas da manhã, há exatamente 1 hora antes de começar a alvorada, a multidão já tomava conta das ruas que cercavam a igreja. Com isso, se tornava quase impossível se aproximar da entrada.
Como já é tradicional, às 5 horas da manhã todos os presentes aplaudiram o início da alvorada, que foi marcada ao som do clarim e, é claro, da tradicional queima de fogos.
Durante a missa, devotos que vieram de muito longe, ou que eram vizinhos da igreja foram convidados pelo padre a clamar por misericórdia e bênçãos. O padre ainda disse que não existe maior prova de amor, do que eu dar a vida pelos amigos. “Misericórdia e vida nos conduzam à vida eterna”.
Já que tudo isso era só o inicio das comemorações que levariam o dia inteiro para acontecer, devotos saíam e chegavam a todo momento com fitas, camisas, flores e velas para fazerem suas homenagens ao santo guerreiro. As cores vermelho e branco predominaram pelos bairros da Zona Norte.
Segundo a Polícia Militar, passaram no local da festa cerca de 120 mil pessoas para prestar honra, gratidão e homenagens a São Jorge. Ocorreram missas durante todo o dia e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que se diz devoto fervoroso de São Jorge, também compareceu à festa.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^