segunda-feira, 13 de abril de 2009

GREVE DE FERROVIÁRIOS CAUSA TRANSTORNOS AOS MORADORES DA ZONA NORTE

Estação de Madureira

Trens lotados

Texto: Patrícia Oliveira (Equipe RUBI) e Domenica Andrade (Equipe ESMERALDA) - Técnicas de Reportagem / Fotos: Patrícia Oliveira

A greve dos ferroviários deixou mais de 400 mil passageiros com dificuldades para chegar ao trabalho. De acordo com a Supervia, um esquema especial de funcionamento dos trens foi colocado em prática. Os ramais de Santa Cruz e Japeri trabalharam com intervalos de 20 minutos. Já os ramais de Belford Roxo e Saracuruna tiveram a circulação suspensa.

O técnico de enfermagem David Lima, morador de Oswaldo Cruz, disse que a viagem foi cansativa: “Está muito estressante. O intervalo entre os trens é de 40 minutos. Geralmente eu levo 30 minutos para chegar no trabalho, hoje levei uma hora e os trens estão lotados”, afirmou. Na estação de Madureira o panorama era o mesmo: plataformas cheias e trens lotados.

Segundo o presidente do Sindicato dos Ferroviários, Valmir Índio de Lemos, a adesão da categoria foi de 85% e a greve é por tempo indeterminado. Valmir falou sobre as reivindicações dos trabalhadores: “Segurança. A segurança do maquinista e da população. Não existe nenhuma proposta de aumento salarial como informou a Supervia. Dezenas de acidentes têm ocorrido ultimamente, então, não tivemos outra saída a não ser a paralisação. Queremos garantia de segurança no trabalho”, afirmou. Questionado sobre a posição da Supervia de colocar os trens para funcionar, Valmir fez uma denúncia: “Lamentavelmente, de maneira irresponsável, esses trens estão sendo conduzidos por supervisores que estavam de férias e foram buscados em casa, alguns com doenças ocupacionais e outros sem o laudo que capacita o condutor a desempenhar a função, o que coloca em risco suas vidas e da própria população”, relatou.

Em nota, a Supervia “lamentou profundamente o transtorno causado à população do Estado do Rio de Janeiro”. A empresa informou ainda que está “buscando as medidas judiciais cabíveis para a imediata decretação da abusividade da paralisação e a normalidade da operação”.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^