terça-feira, 21 de abril de 2009

REVITALIZAÇÃO DO ESPAÇO DA CUFA EM MADUREIRA





Texto e fotos: Aline Oliveira (5º período) e Rodrigo Aquino (3º período) - Técnicas de Reportagem - Equipe ÔNIX

O prefeito Eduardo Paes esteve presente em Madureira nesta sexta-feira (17/04) para renovar a concessão do espaço Cufa sob o Viaduto Negrão de Lima, por mais 20 anos. Na ocasião, Paes apresentou o projeto visual do novo Espaço Sócio-cultural Esportivo da Cufa, em Madureira. As instalações da entidade serão revitalizadas. O viaduto vai ganhar um museu linear tubular e um auditório com capacidade para mais de 100 lugares. A obra prevê, ainda, a reconstrução das salas de multiuso, a construção de uma lanchonete e a modernização da quadra de basquete. O evento, que durou toda a tarde, contou com a participação do ministro da Justiça, Tarso Genro, do desembargador Ciro Darlan e do secretário de Obras do município, Luiz Antonio Guaraná. As autoridades foram apresentadas ao espaço pelo cantor de rapper Mv Bill e por alunos e aprendizes dos projetos da Cufa Madureira.

Felizes com a visita, jovens e crianças da comunidade receberam as autoridades ao som de hip-hop e do berimbau em uma roda de capoeira. Para completar o clima suburbano foram preparadas atividades como basquete de rua, break e grafite. Indagado se existe a possibilidade que outros viadutos da cidade sigam o mesmo projeto realizado, Paes sinalizou positivamente. “Isso aqui é fantástico, se a Cufa puder avançar com esse projeto seria uma idéia sensacional, e a prefeitura está pronta para apoiar”, disse, ao Jiló Press.

BASQUETE - Em clima de total descontração, o prefeito tentou andar de skate e, com o ministro, jogou capoeira. Os dois ainda disputaram uma breve partida de basquete. Eduardo Paes, apelidado na quadra de “chapa quente”, perdeu a disputa para Tarso Genro, que demonstrou domínio com a bola. O prefeito relatou que perdeu porque o ministro já havia treinado outras vezes na quadra do projeto e ele jogava no local pela a primeira vez. Os dois ainda arriscaram jogar capoeira, mas desistiram após as primeiras gingadas de corpo.

O desembargador Ciro Darlan falou sobre a importância de existir espaço como o da Cufa em Madureira, que trabalha com cidadania e responsabilidade social para crianças, projetos que desenvolveu por diversos anos quando esteve à frente do Juizado da Infância e Juventude e onde ainda trabalha como desembargador. “É fundamental que a sociedade reaja. No momento em que estão falando na concretização dos muros que dividem a cidade, debaixo de um viaduto a cidade se une. Um projeto como esse que a Cufa faz, é exemplo de como o poder público pode se unir com a sociedade para construir uma democracia nova no nosso país”, defendeu.

Representando a voz da comunidade, Mv Bill acompanhou a festividade e falou sobre a importância que a Zona Norte tem nesse projeto de responsabilidade social. “A Cufa tenta dar visibilidade a todas as áreas do Rio de Janeiro que tem partes pobres, principalmente favelas. Eu acho que a Zona Norte, por concentrar uma parte importante da Cufa, pode se considerar privilegiada na ajuda desse combate ao desequilíbrio social”, avaliou.

O instrutor de skate Eduardo Grilo falou sobre a sua felicidade de estar na Cufa e poder participar do projeto de responsabilidade social que é desenvolvido na Zona Norte. “Hoje, aqui na Cufa, nós temos 248 alunos. Nosso principal objetivo é socializar as crianças não só das comunidades, mas de todas as faixas etárias e classes sociais. O skate é um esporte que prende atenção dos jovens e a gente aproveita isso. Hoje trabalhamos com 135 crianças. Eles disputam e ganham campeonatos de skate, mas o maior ganho é o da cidadania", acredita Grilo.

2 comentários

Jiló Press disse...

Agora sim. Isso é uma reportagem. Nota 10!
Parabéns Aline e Rodrigo pela superação.
Só faltou a publicação do crédito da repórter da Equipe RUBI que foi com vocês.

Ricardo França
Editor-chefe Jiló Press

Jiló Press disse...

Em tempo:
Essa foto do tarso dando uma gingada de corpo está hi-lá-ri-a!!! Sensacional!

Ricardo França
Editor-chefe Jiló Press

Postar um comentário

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^