sexta-feira, 22 de maio de 2009

MARCUS LOTFI GRAVA O 'SAMBINHA DO JILÓ'

SAMBINHA DO JILÓ
Hino ao querido Jiló (Marcus Lotfi)
São quinze pras sete
no imenso painel da central
É gente de todos os cantos
e modos e cores, já viu
Um mar de multidão, é o Brasil..
.
Não sei nem preciso saber
O que essa gente vai fazer
Eles fazem claro no breu
É o povo, é a Zona Norte, é gente como eu...
.
Enquanto esse povo dissolve na dura cidade
Eu fico trancado na ingratidão do PC
Com a fome que eu tenho de saber.
.
Me senti cada vez pior
Coração aflito que só
Até que na hora do rango
Pro meu paladar suburbano chegou o Jiló.
.
Informação vem de cadeira
É Madureira na apuração
É a equipe esverdeada
Não é Palmeiras, nem Timão.
.
É o Jiló de botequim
É o pé descalço no salão
É o jornalismo de verdade, assim
É um jornalismo pé no chão
-*-
ENTREVISTA MARCUS LOTFI
APAIXONADO PELO SUBÚRBIO E POR JILÓ

Texto: Thayná Carvalho (1º período)

O estudante de Comunicação Social, músico e compositor Marcus Lotfi, 24 anos, morador da Zona Norte, gravou na manhã desta sexta-feira (22/05) o ‘Sambinha do Jiló’. A música foi composta em fevereiro deste ano quando Lotfi, que cursa o 8º período de Jornalismo, soube do nascimento do blog. Torcedor do América e da Portela, ele trouxe o mais novo hit para o NUCOM, que será transformado em clip musical pelo editor da TV Estácio Madureira, Léo Vieira. O Sambinha do Jiló mistura samba e informações sobre o dia a dia no subúrbio. A letra começa falando da hora no relógio da Central do Brasil. Em entrevista ao JILÓ PRESS, o cantor expõe seu pensamento sobre o samba, sua vida e, principalmente, sobre o Jiló.

JILÓ PRESS – Como é falar da Zona Norte?
LOTFI –
É a minha vida. Fui morar com meus pais na Barra da Tijuca e passei seis meses no campus Tom Jobim. Mal conhecia meus vizinhos. Não consegui largar a Zona Norte. Morei três anos lá, trabalhando em Botafogo e estudando no campus Madureira. Cansei de realizar diversos trabalhos de faculdade em ônibus. Depois de casado, vim morar aqui e, após uma semana, conheço todos os moradores, inclusive já obtive ajuda de um deles na colocação da minha cortina – diz, aos risos.

JILÓ PRESS – O que é a música para você?
LOTFI –
Comecei a tocar violão com oito anos de idade. Fiz três anos de aula e o resto eu fui aprendendo ao buscar sempre a minha perfeição. Sou músico profissional desde 2000, quando tinha 15 anos e até hoje, me orgulho disso.

JILÓ PRESS – Como surgiu a idéia de fazer o samba?
LOTFI –
O professor Ricardo França me ligou para perguntar sobre vídeos e acabou surgindo essa idéia. Ele queria um hino, uma representação musical do site. Unindo Zona Norte, informação e Jiló, só poderia sair um samba. Uma proposta desafiadora. Uma hora depois, retornei a ligação com o samba pronto. A minha maior inspiração veio do fato de eu fazer parte da história do Jiló e da experiência na área musical. Estarei sempre pronto para ajudar.

JILÓ PRESS – Como foi essa experiência?
LOTFI –
Maravilhosa. Jiló é um resultado de um trabalho grande, do qual me orgulho. Quando me pediram para fazer o samba, aceitei na hora.

JILÓ PRESS – O que o Jiló representa para você?
LOTFI –
Comecei no Zunido dando dicas de estágios. Quando fui convidado para começar como colaborador, aceitei e abri um caminho para o mercado de trabalho. Besteira quem fala que trabalhar de graça não dá futuro. Se hoje tive méritos de estágios grandes, devo isso tudo ao que aprendi lá. Um exemplo bacana de citar foi para o processo seletivo de estágio da IRBE Brasil S.A. Das 50 pessoas que concorriam para uma vaga apenas, eu entrei pela minha imagem feita pelo Jiló. O crédito é dado de forma certa a quem merece e busca por onde, independente de onde cursa ou o que faz para levar a frente esse trabalho.

JILÓ PRESS – Dicas para quem começou agora ou pretende criar novos horizontes.
LOTFI –
A palavra certa é esforço. Trabalhar, correr atrás. O Jiló é um começo de muitos caminhos. Ele abre inúmeras portas, as quais ninguém imagina. Começa como colaborador e, sem perceber, o estágio te chama. Só tenho a agradecer.

JILÓ INDICA: Marcus Lotfi se apresenta todas as quintas-feiras no Bar do Fabiano, na Taquara. O endereço é Rua Salinópolis, em frente à Estrada dos Mananciais, de 19h às 23h. E, aos sábados, em Vila Valqueire, no Shopping Center Paint, no mesmo horário. Telefones: (21) 9322-0791 e (21)3079-2894. Orkut: Marcus Lotfi; msn: marcus.lotfi@hotmail.com

3 comentários

Marcus Lotfi disse...

Querendo ou não, é o subúrbio que faz a diferença. Enquanto nós, sem nada, fazemos tudo, os outros, com tudo, não fazem nada.
.
Um beijo no coração de vocês, a equipe de Madureira, indiscutivelmente, imbatível.

Anônimo disse...

Lotfi,
cara, não consigo mais dormir antes de 1h.
Fico clicando no vídeo do 'Sambinha do jiló' umas trezentas vezes...Viajo nas imagens da redação e na letra. Visualizo o subúrbio, as matérias que fizemos e, principalmente, as que não fizemos...Dá um troço no coração. O Jiló me faz sentir jornalista. A melodia da música me faz sonhar.Eu não durmo e, no dia seguinte, fico de ressaca. É pura poesia e ideal. É sonho na contramão que sonhamos juntos. Eu,você e uma galera. Porque o Zunido e o Jiló não fazem parte de um laboratório. Eles existem de verdade pra gente. E as pessoas não entendem como isso é importante. Vamos continuar até quando não sei. vamos continuar batendo todos os recordes e surpreendendo geral. Porque somos da Zona Norte e mais que sonhar, é realizar. Mas agora, Lotfi, dá licença. Vou escutar mais uma vez o 'Sambinha do Jiló'. Boa noite, meu camarada.

Ricardo França
Editor-chefe

Anônimo disse...

Marcus,
Acabei de ver sua entrevista... amei! Sua simplicidade e sinceridade é mto legal, vc é mto especial... já te falei isto.
Fico mto feliz com tudo de bom q te acontece. vc vai ter uma linda carreira, pode ter certeza. E não ser´a só por merecimento não, seu talento é incrível. Sucesso. Adoro vc. Bjim...
Débora (Barbacena)

Postar um comentário

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^