sábado, 9 de maio de 2009

O DIA DAS MÃES COMEÇOU MAIS CEDO NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE MADUREIRA




Texto: Andrezza Henriques (6° período) - Estagiária Mídia Impressa e Yáskara Paz (6°período)
Fotos: Michael Meneses

Amanhã é Dia das Mães e, em meio ao fervor das vendas na véspera da data, a Associação Comercial de Madureira fez uma pausa para homenagear a quem nos deu a vida. O Padre Paulo, da Paróquia São Luiz Gonzaga, em Madureira, celebrou missa especial na quadra da escola de samba Império Serrano. Para que cada mãe se sentisse prestigiada, a Associação escolheu uma representante de cada tipo de mãe que encontramos na Zona Norte. Todas, é claro, com uma história traçada de amor e maternidade ao redor de Madureira.

A mãe COMUNIDADE é Iraci Cardoso dos Santos Lino, conhecida como Dona Ira na comunidade da Serrinha, onde foi nascida e criada. Ela é filha de um dos fundadores do Império Serrano, Augusto Cardoso dos Santos e, também, é uma das fundadoras do Jongo. No quesito mãe ela é campeã, além de ter dois filhos de sangue, ela cria mais 14 de coração. Para ela, ser mãe é ser amiga, ser companheira, ser compreensiva e ter muito amor para dar.

A mãe EMPRESÁRIA é Iris da Silva Azevedo, do ramo de ótica desde 1966. Ela não pode ir à homenagem, porém, sua filha Mirian, que é médica oftalmologista, a representou no evento. Mirian é mãe de duas filhas e garante que a emoção de ser mãe é a melhor que já sentiu na vida. "Todas as noites mal dormidas valem a pena. Mesmo sendo mãe aos 33 anos, não me arrependo de nada. Me orgulho em representar minha mãe nessa homenagem, pois ela é um exemplo de mãe", declarou.

A mãe COMERCIÁRIA é a Leila Zilene Chagas de Oliveira. Moradora de Oswaldo Cruz, atualmente trabalha na loja Taly Baby, em Madureira. É mãe e avó coruja assumida e diz que ser alegre e poder ajudar as pessoas lhe traz muita felicidade, o que faz com que o convívio com a família seja maravilhoso.

A mãe IMPERIANA, Sidnéa Freitas Villar é remida do Império Serrano desde 1979. Hoje faz parte do departamento feminino da velha guarda. Moradora de Bonsucesso, ela é mãe de três filhos e avó de seis netos. Já foi rainha da 3° idade do grupo “Unidos Venceremos”, em 2005, e em 2006 ganhou como uma das 10 mais elegantes do Império. “Ser mãe é abdicar de tudo, é viver em prol dos filhos, dando amor e carinho, e agora ser avó e ter tudo isso em dobro”, disse, emocionada.

A mãe PORTELENSE, Marta Queiroz, é professora e empresária e sempre desenvolveu seu lado cultural em parceria com o seu marido, Cláudio Vieira, jornalista do O DIA. Eles são autores dos dois últimos enredos da Portela: em 2008 “Reconstruindo a natureza, recriando a vida” e, em 2009, “E por falar de amor, onde anda você?”. A ligação dela com Madureira vêm de família, pois seus pais nasceram e foram criados no bairro. O sonho de ser mãe sempre foi presente em sua vida. Hoje está realizada, com seus dois filhos, Renata, de 8 anos, e Renan, de 17.

A mãe MÉDICA, Mariza Suely Brunini, pediatra, exerce a profissão há 32 anos, sempre em Madureira. Mãe de duas filhas, ela acha que toda mulher que tiver oportunidade de ser mãe deve acompanhar todo o crescimento e desenvolvimento de seu filho com amor e dedicaçaõ para mais tarde ver que se tornaram pessoas boas.

A mãe PROFESSORA, Mônica Braz Simione, escolheu a profissão só por um motivo: amor. Nascida em Magalhães Bastos, criada em Pilares e moradora de Madureira, atualmente ela é a diretora da Escola Municipal Astolfo Rezende, em Madureira, e é formada em jornalismo. Para Mônica, dia de mãe é todo o dia. Ela tem uma filha, Taiane , 17 anos, pela qual declara o motivo de sua existência.

Além das mães homenageadas, outras estaviveram presentes, como a a médica Aidil Oliveira, a mais antiga de Madureira e região. Há 50 anos exercendo a profissão, ela cuidou de diversas crianças, a exemplo dos filhos do ex-jogador de futebol Zico, quando ele ainda era morador de Quintino. “O sentimento de cuidar de uma criança e ver que posso ajudar é maravilhoso. A medicina me dá essa possibilidade. Sou mãe postiça de muitos pacientes meus, inclusive de mulheres que cresceram e que hoje também já são mães”.

No final da celebração, as mães receberam presentes dados pela Associação Comercial de Madureira, representada pelo vice-presidente João Pinto de Faria e o secretário geral Gilberto Mendes Marçal, além de personalidades do Império Serrano, como o 'Seu' Acari, presidente do Conselho Deliberativo Imperiano, e o diretor da Banda de Madureira, Paulinho da Banda.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^