sexta-feira, 15 de maio de 2009

PIRATARIA TOMA CONTA DE MADUREIRA

Texto: Jéssica Braziel (3ºperíodo) / Foto: Thamires Araújo (3ºperíodo)
Um consumidor entra em uma loja para comprar um disco da sua banda favorita lançado recentemente, mas o CD está com um preço um tão caro que ele desiste da compra. A poucos metros, na calçada da própria loja, um camelô vende o mesmo disco há semanas. A um preço muito inferior, o consumidor, curioso em conhecer o novo CD, compra do camelô e leva para casa.
Essa é uma situação comum na vida de muitas pessoas, porém, comprar um CD ou um DVD pirata pode prejudicar o aparelho e ajuda, de uma forma indireta, a financiar o crime organizado, incluindo, segundo fontes policiais, o tráfico de drogas.
Em diversos pontos de Madureira ambulantes comercializam CDs e DVDs falsificados. Para o técnico de informática Isaías Ignácio, 27 anos, comprar produto pirateado faz parte do seu cotidiano. "Os produtos originais são excessivamente caros e prejudicam o bolso de qualquer trabalhador", argumenta.
Um camelô que não quis se identificar conta que, para muitos, a venda desses produtos é o sustendo da família. ”Quando a guarda municipal vem e apreende todo nosso material fica muito difícil, queremos apenas trabalhar”, diz o jovem, que trabalha há 6 anos com material pirateado.
Um dos gerentes de uma loja de produtos originais, que também não quis ser identificado, acredita que a pirataria vai crescer. "Esse comércio só tende a aumentar. A população está sem dinheiro, então fica mais fácil para todo mundo. Ter o que o rico tem - não falo só de CD e DVD - falo de roupas, tênis e muitas coisas mais, é fácil hoje em dia”, afirma o gerente, que trabalha com produtos originais há mais de 10 anos.
Segundo dados do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual, 42% dos brasileiros já consumiram algum tipo de produto pirata. Todo esse consumo ilegal custa aos cofres brasileiros um rombo assustador de R$ 30 bilhões por ano, apenas em isenção de impostos pagos ao governo.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^