terça-feira, 19 de maio de 2009

36 ESTUDANTES DE 18 ESCOLAS COMPARECEM À AULA INAUGURAL DE TV DO PROJETO REPÓRTER COMUNITÁRIO


Thiago Menezes

Gabriella Alves e sua mãe Ana Maria Alves

Gustavo Fioche Nunes e sua mãe Eliana Fioche Nunes


Texto / Fotos 1, 2, 3, 4 e 6: Andrezza Henriques (6º período) - Estagiária Mídia Impressa / Foto 5: Efraim Fernandes
JORNALISMO CIDADÃO
Estácio capacita jovens do subúrbio para serem 'repórteres' de suas comunidades
O 3º módulo do Projeto Repórter Comunitário começou com sala cheia, na tarde desta terça-feira: 36 jovens de 18 escolas de diversos bairros das zonas Norte e Oeste lotaram o auditório do campus Madureira para assistir ao telejornal 'Estácio no Ar', exibido pela professora Patrícia Cupello, coordenadora da TV Estácio e responsável pelo módulo. Os jovens puderam conhecer um pouco dos bastidores de produção das matérias veiculadas no telejornal. O módulo vai mostrar aos alunos como funciona o mundo do telejornalismo.
Patrícia iniciou a aula com um bate papo descontraído, onde contou suas experiências profissionais e explicou as diferenças entre os telejornais. Ela mostrou aos alunos que, antes de sentar numa bancada de apresentador, é necessário conhecer bem o público-alvo que a emissora quer atingir.

O apresentador Octávio Degani e as estudantes-repórteres Yáskara Paz e Suellen Sunquim foram convidadas pela professora a falar um pouco do que eles aprendem no Núcleo Prático de Comunicação (Nucom). Em seguida posaram para a fotografia da turma homenageando o jornal EXTRA, que, nesta segunda-feira publicou reportagem de página inteira sobre o projeto. Após a aula - que teve a cobertura da TV Estácio e do Jiló Press - eles visitaram o Nucom, conheceram o estúdio de TV, a ilha de edição, a redação do Jiló Press e a agência Sapiens.

JORNAL EXTRA - Um dos jovens que ingressou hoje no ciclo do projeto foi Thiago Menezes, 21 anos, morador de Quintino e estudante do Colégio Supletivo C CAMPI, em Madureira. "Soube do curso ao ler a matéria no jornal Extra. Tenho amigos que fazem jornalismo na Estácio, vou me formar no próximo semestre e quero fazer jornalismo também. Adoro televisão e impresso, sei que é isso que eu quero”, disse, convicto.

MÃE DE PEIXINHO...REPÓRTER É...
Quem também veio conhecer o projeto foi Eliana Fioche Nunes, mãe do repórter comunitário Gustavo Fioche Nunes, 12 anos, já formado em rádio (módulo anterior). Ela disse que seu filho ficou muito animado com as aulas de rádio e quer continuar o projeto, por isso ela quis conhecer o clima das aulas. “Vai ser muito bom para ele ter contato com pessoas novas, saber falar e escrever bem é necessário para qualquer profissão, sem contar que ele é muito tímido, essas aulas estão ajudando a ele se soltar”, disse Eliana. Morador de Jacarepaguá, Gustavo estuda no Colégio Municipal Roberto Burle Marx e diz que quer concluir o ciclo do Repórter Comunitário, cursando o módulo de mídia impressa.

A estudante Gabriella Alves do Rego, 13 anos, da Escola Municipal Acre, no Méier, veio com sua mãe, Ana Maria Alves do Rego, para assistir sua primeira aula. Ela ficou sabendo do curso pois seu tio leu a reportagem feita pelo Extra. “Acho muito boa essa iniciativa, ela sempre gostou muito de ler e de falar e essa é a oportunidade de ela saber se é isso mesmo o que quer”, avaliou.

ESTUDANTE EDITORA DE JORNAL DE ESCOLA MUNICIPAL QUER SER JORNALISTA
A jovem Monize Monteiro de Oliveira, 15 anos, é estudante do Colégio Estadual Rodrigo Otávio Filho, onde faz, junto com amigas, um jornal mensal chamado “Na mira dos jovens”. O veículo da escola tem entrevistas com professores, calendário acadêmico e dicas de cultura. Ela já fez o 2º módulo do projeto e está ansiosa para aprender um pouco sobre telejornal. “É muito bom aprender detalhes que são vistos apenas na universidade e nós, antes mesmo de terminarmos o Ensino Médio, já estamos sabendo”.

VETERANOS DO PROJETO CURSAM O TERCEIRO MÓDULO SEGUIDO
Veterano entre os presentes, Pedro Cruz, 17 anos, morador de Irajá e aluno do Instituto de Educação Carmella Dutra, e Talita de Magalhães Alves, 17 anos, moradora de Coelho Neto, são os primeiros alunos a chegarem à última etapa do projeto. Eles já se formaram no módulo de Mídia Impressa e Rádio, e hoje começaram o 3º módulo. Ambos estão felizes em poder concluir o curso. “Gostei muitos dos outros módulos, mas sempre tive curiosidade de conhecer como é feito um telejornal, os bastidores da produção sempre me fascinaram. Para mim, a parte da produção rala mais do que os que aparecem na telinha”, imagina Talita. Pedro tem muitas expectativas para esse módulo. “Já me identifiquei com a Mídia Impressa e com a Web, mas é sempre bom conhecer mais coisas. Na comunicação, tudo o que se aprende ajuda no dia a dia da profissão”.
DIVERSAS ESCOLAS SE INTEGRAM AO PROJETO
ESCOLAS - Os jovens integrantes do 3º módulo são das escolas: Colégio Municipal Roberto Burle Marx; Instituto Geremário Dantas; Colégio Estadual João Alfredo; Colégio Estadual João Baptista de Mattos; Colégio Estadual Maria Nazareth; Escola Municipal Acre; Colégio Estadual Ulysses Guimarães; Colégio Estadual Professor Carneiro Felipe; Colégio Estadual Visconde de Cairu; Escola Estadual General Hosório; Centro Educacional Victor e Wladimir; Colégio Cidade; Colégio Supletivo C Camp; Colégio Estadual Rodrigo Otávio Filho; FAETEC – Escola Técnica República – Quintino; FAETEC – Visconde de Mauá – Marechal Hermes; Instituto de Educação Carmella Dutra e Colégio Estadual Professora Luiza Marinho.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^