domingo, 17 de maio de 2009

TV JILÓ: TIA NÉIA REVELA O SEGREDO DO SUCESSO DE SUA FEIJOADA




TV JILÓ. Texto, foto e vídeos: Marcos Benjamin (5º período) / Supervisão: Prof. Ricardo França

A cozinheira Dulcinéia da Cunha Nascimento, chefe da feijoada do Império Serrano, tem um ingrediente secreto imbatível que reforça o tempero e dá o caldo de uma das feijoadas mais famosas do mundo do samba: "Carinho, amor e dedicação". Essa é a receita do sucesso de Tia Néia, como é chamada pelos imperianos. Uma vez por mês (sempre no terceiro sábado), ela lidera uma força tarefa de 17 cozinheiros para preparar e servir a feijoada do império a cerca de 2000 pessoas. A tarefa, confessa, não é fácil: "Comandar um grupo desse é difícil, porque tem muita mulher, só tem dois homens", explica, argumentando que os homens são mais fáceis de serem chefiados.

Segundo Tia Néia, que está à frente da feijoada há quatro anos, no início preparava a comida para 200 pessoas. Depois, para 400. Hoje, ela alimenta um exército verde-e-branco faminto de "amor, carinho e dedicação". Para isso, conta com dois fogões industriais: um de quatro e outro de seis bocas, muitas panelas gigantes e centenas de pratos, garfos e facas. O trabalho começa três dias antes, quando põe as carnes de molho, sempre na quinta-feira anterior. Ontem, durante a entrevista ao JILÓ PRESS, Tia Néia e equipe estavam 24 horas sem dormir. "Já acostumamos o nosso organismo para isso, no final vale a pena ver que as pessoas gostaram", justifica o sacrifício.

TONELADA - Tia Néia revela que são cerca de 600 quilos de carne que vão para as panelas imperianas. "São 150 kg de carne seca; 120 kg de lombo; 120 de costela; 100 de linguiça; e outros 200 de outras carnes. Fora os 70 kg de feijão, 70 de arroz e 70 de farinha", conta, somando cerca de 700 quilos. Neste sábado (16/05) foram consumidos cerca de 1 mil pratos. Teve gente que voltava na fila. Amada por todos no Império, Tia Néia, que mora em Benfica e chegou no império para trabalhar como babá do neto da ex-presidente Neide Coimbra, ficou famosa. Ela que um dia também já foi faxineira da escola. Nesse período em que está à frente da feijoada imperiana, o seu tempero já saiu em jornais e revistas, com sua foto em páginas inteiras, a exemplo da Revista Época e Jornal do Brasil. Tia Néia teve o talento reconhecido.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^