segunda-feira, 8 de junho de 2009

GARI CONFESSA QUE JOGAVA LIXO NA RUA QUE AGORA LIMPA POR FORÇA DO OFÍCIO

Paulo hoje é exemplo de cidadão: limpa as ruas que um dia ousou sujar
Texto e foto: Carolina Nascimento - Técnicas de Reportagem - Equipe Esmeralda

Casa de ferreiro, espeto de pau. Na Estrada do Portela, o gari Paulo César, 38, morador de Campo Grande, trabalha todos os dias recolhendo lixo nas ruas do bairro e da cidade que, um dia, ajudou a sujar. Hoje, apredida a lição depois de muita labuta e suor, o gari diz o quanto é difícil a profissão na qual trabalha há cinco anos. “Infelizmente, somente há cinco anos eu pude ter consciência do mal que eu fazia em jogar lixo nas ruas”, confessa Paulo, aproveitando para criticar quem faz o mesmo. "Nós (garis) temos que trabalhar sim, mas é um absurdo a falta de educação da população conosco e com ela mesma ao jogar lixo na rua”, reclama Paulo, depois de lembrar que um dia já fez o mesmo.

A lição de Paulo, infelizmente, não fez parte do aprendizado de muita gente. Quem nunca ouviu, ou ao menos disse essa seguinte frase: “Se eu não jogar lixo na rua, como é que os garis vão trabalhar?”. Pois é. Com expansão do comércio, urbanização e crscimento da população, a quantidade de lixo nas ruas vem aumentando gradativamente a cada dia. Em Madureira, maior centro comercial da Zona Norte do Rio, não foge a essa regra. Diariamente, garis têm árduo trabalho ao recolher os inúmeros detritos espalhados nas vias do bairro. Não jogar lixo nas ruas - hoje ensina Paulo - é uma lição de cidadania.

LIMPEZA - A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos do Rio de Janeiro fica na Rua Afonso Cavalcanti 455, An 9, Cidade Nova. Telefone para reclamações: 2273-6797.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^