quinta-feira, 30 de julho de 2009

80º FÓRUM DE SEGURANÇA ACONTECE SEM AS AUTORIDADES DE SEGURANÇA DA REGIÃO

Felipe na bronca: "Não aceitamos mais andar bovinamente, abaixando a cabeça"
Texto: Andrezza Henriques (7º período) / Estagiária Mídia Impressa e Yáskara Paz (7º período). Fotos: Michael Meneses / Vídeo TV JILÓ: Andrezza Henriques
O 80º Fórum de Segurança, promovido pela Associação Comercial de Madureira (ACM), foi marcado pela ausência dos principais responsáveis pela segurança da região: o novo comandante do 9º BPM (Rocha Miranda), coronel Edvaldo Camelo, e o delegado Hércules Pires do Nascimento, titular da 29º DP (Madureira). Até o subprefeito da Zona Norte, André Santos, não compareceu. O encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira (30/07), no Restaurante Art Popular, na Rua Dagmar da Fonseca, em Madureira. Marcaram presença lideranças comunitárias da Serrinha e do Morro São José da Pedra.
O presidente da ACM, Felipe Morgensztern, anunciou que não vai aceitar mais o descaso das autoridades públicas com o bairro e com a Zona Norte. “A população da Zona Norte está sempre sendo colocada à parte. O comércio paga imposto, gera trabalho, deve ser ouvido. Não aceitamos mais andar bovinamente, abaixando a cabeça. O comércio deve ser escutado, pois qualquer mudança nos influencia diretamente”, desabafou, revelando que um dos principais pontos abordados foi o aumento dos crimes de rua que são ligados a falta de iluminação no coração do bairro.
De acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), o mês de maio de 2009 em comparação com o mesmo mês de 2008, teve um aumento de 214 casos (135,3%) de roubos em vias públicas na área do 9º BPM. Já os casos de latrocínio (roubos seguido de morte), em maio de 2008 foram registrados 2 casos, em abril de 2009 o número permaneceu, só que de um mês para o outro dobrou o número de casos, passando para 4 em maio de 2009. Os índices de homicídio doloso também aumentaram, em maio de 2008 foram 27 casos, exatamente um ano depois passou para 59 o número, 218,5% a mais, sendo que de abril para maio de 2009 foram 20 casos em apenas um mês. “Já pedimos providências ao prefeito e ao subprefeito e não acontece nada. Madureira está às escuras. Várias ruas estão sem iluminação. Isso atrapalha o comércio, as pessoas começam a correr com medo de assaltos. O que estamos pedindo não é nada muito difícil. As solicitações feitas durante o Fórum não geram custos exorbitantes, são manutenções básicas, como calçamento de ruas, iluminação das vias e policiamento adequado”, esclareceu Morgensztern.

DIÁLOGO – O presidente da ACM discursou mostrando a necessidade e a importância de encontros como esse para a comunidade. “Em encontros como esse podemos falar direto com as instituições. Mandar e-mail e fazer ligações nem sempre dão resultados. Assim, ajudamos também os órgão públicos a atuarem diretamente nos problemas vividos pela comunidade”. Mas Morgensztern não fez só cobranças. Agradeceu as solicitações feitas no último encontro e que já foram providenciadas, como o policiamento no ponto de ônibus em frente ao Madureira Shopping; presença da Guarda Municipal na Praça das Mães (sob o viaduto Negrão de Lima) e as coletas da Comlurb.
Felipe Morgensztern reivindicou a instalação de placas de sinalização sob o Viaduto Negrão de Lima para indicar o sentido Irajá e sentido Zona Oeste, pois a falta de sinalização causa transtornos aos motoristas que não conhecem o bairro. Solicitou, também, à Guarda Municipal, o deslocamento de um contingente para a Rua Dagmar da Fonseca, no período entre o dia 2 e 10 de cada mês, para auxiliar o fluxo de carros no entroncamento com a Rua Carvalho de Souza, na descida do viaduto Negrão de Lima. De acordo com o presidente da ACM, a movimentação fica mais intensa no início do mês por conta do período de recebimento de salários.
Marilza: "Dar esmola a moradores de rua não adianta"

A presidente do Conselho Distrital de Saúde, Marilza Nogueira, abordou um tema polêmico: a distribuição de alimentos para moradores de rua. “Dar esmola não está ajudando. Queremos resgatar essas pessoas. Há muitos seguimentos sociais que, como a igreja de Nossa Senhora das Graças, em Marechal Hermes, distribui alimentos, porém, isso não está ajudando a diminuir o número de pessoas nas ruas, gera uma aglomeração em pontos de entrega, além de ser tornar um momento propício para meliantes”, denunciou.

Elaine Santana: "A Samu não sobe a Serrinha"

SERRINHA QUER RECEBER AMBULÂNCIA DA SAMU

A representante da comunidade da Serrinha, assistente social Elaine Santana, agradeceu a melhoria da coleta de lixo à Comlurb e solicitou um respaldo da saúde para comunidade. “A Serrinha é considerada área de risco. Quando pedimos uma ambulância da Samu eles não nos atendem, pois alegam risco. Por isso precisamos de um posto de atendimento na própria comunidade, que tem mais de 20 mil habitantes”.

Jorge Pereira: "Precisamos de uma creche"

Já a comunidade de São José da Pedra, representada por Jorge Pereira, reivindica uma creche, a poda de árvores e a iluminação da Capela, além do asfalto da Rua Padre Lobato que, segundo Jorge, está em degradação. Jorge também agradeceu à Comlurb, a Guarda Municipal e a acessibilidade do delegado Hércules Pires do Nascimento.

SEBRAE – A representante da Sebrae, Sílvia Romão, compareceu ao Fórum para divulgar uma parceria com a ACM. O Sebrae vai ministrar cursos para quem deseja ser micro-empresário. O curso será gratuito e terá 150 vagas, com previsão de início para a segunda quinzena de agosto. As inscrições serão feitas na própria Associação Comercial de Madureira. Quem também faz parte dessa parceria é o Sindicato de Contabilistas, que vai disponibilizar pessoas para ficar à disposição na sede da ACM para realizar as inscrições, que ainda não tem data para começar.

2 comentários

Anônimo disse...

Bela matéria!

Anônimo disse...

Grande cobertura!

Postar um comentário

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^