quinta-feira, 27 de agosto de 2009

FORUM SOCIAL DEBATE MELHORIAS EM MADUREIRA

Representantes dos órgãos na mesa do Fórum
.
Texto: Robson Rodrigues (5º período) - Funcionário Mídia Impressa / Foto: Michael Meneses
.
O 81º Fórum de Segurança, que a partir de hoje passa a se chamar Fórum Social, foi realizado na manhã desta quinta-feira (27/08) no restaurante Art Popular e recebeu representantes de órgãos do estado, além de moradores da comunidade. Um dos principais pontos debatidos foi o fim do esgoto a céu aberto na rua Américo Brasiliense, conhecida como Rua das Clinicas ou Rua da Saúde; além da retirada da população de rua embaixo do viaduto Negrão de Lima. Uma cabine blindada da Polícia Militar será instalada nas próximas semanas no bairro para ajudar a conter a criminalidade no local.

O presidente da ACM Felipe Morgensztern abriu o evento agradecendo às autoridades pela solução das solicitações feitas no último encontro, que já foram providenciadas, como a troca de lâmpadas feitas pela Rio Luz nas ruas de Madureira e a compra do material visando a melhoria do esgoto na Rua da Saúde. Mas “a mão que faz carinho, é a mão que bate também”. Felipe cobrou da Guarda Municipal um efetivo na descida do Viaduto Negrão de Lima para desafogar o trânsito no local, já que o pedido tinha sido feito no último fórum e não foi atendido.

Morgensztern: "solução social para moradores de rua"

A primeira pauta de discussão da ata foi o excesso de moradores de rua embaixo do Viaduto Negrão de Lima. “Temos que fazer algo para conter o aumento dos moradores de rua, vamos fortificar as grades, colocar um guarda. Não podemos é deixar a proliferação desses moradores, que usam o espaço da praça como um “hotel urbano”, argumentou o presidente da ACM.

Outro pedido de Felipe Morgensztern foi a ajuda para criação de algum projeto social para a população de rua. "Precisamos de ideias para ajudar socialmente esses moradores, pois não adianta tirá-los daqui, se dentro de meses eles voltarão. Temos que ocupá-los, fazendo algo social”. Felipe foi contra a construção de uma nova pista de skate no viaduto”. É desnecessária esse construção, já temos uma que está na área da CUFA e não precisamos de mais uma, podemos aplicar esse investimento em outra solução”, argumentou.

Aproveitando a presença do vereador Pedro Fernandes e do representante da Cedae, Rafael Teixeira, Felipe pediu urgência na solução do esgoto a céu aberto na Rua Américo Brasiliense, conhecida por abrigar muitas clinicas. “Já compramos todo material para regularização do esgoto e, agora, estamos dependendo apenas da mão de obra”. O vereador Pedro Fernandes pediu a palavra e assumiu o comando dessa “operação saúde”. “Eu vou intermediar o trabalho da Cedae com a ACM. Em uma semana a obra deve estar pronta, pois a CEDAE vai disponibilizar uma equipe para solucionar o problema, tendo em vista que o material necessário já se encontra disponível para uso. Agora é mão na massa”, afirmou o vereador.

Pedro Fernandes se prontificou a ajudar nas obras da Rua da Saúde

A Comunidade de São José da Pedra, representada pelo presidente da Associação dos Moradores Jorge Pereira reivindica uma creche, a poda de árvores, a iluminação da capela, o asfalto para a Rua Padre Lobato, além da melhor utilização do Gari Comunitário, já que são 11 garis para mais de 40 ruas. “Já havia reivindicado isso no ultimo fórum, mas nada foi atendido. Espero voltar aqui da próxima vez para agradecer pelo trabalho prestado, mas até agora só tenho que cobrar”, comentou Jorge.

São José da Pedra pede mais atenção à comunidade

Fechando o fórum, a deputada e convidada de honra Rosa Fernandes, pediu que os representantes nunca percam a “esperança de mudar e a cobrança de querer.” A vereadora solicitou também a ajuda do governo para utilização de câmeras de segurança nas áreas mais criticas dos bairros. Outro problema abordado pela vereadora foi a expansão do comércio irregular em Madureira. “A secretaria de Ordem Publica é a responsável por resolver isso, mas não pode utilizar a violência, tem que tratar ambulante como ambulante e não como lojista, pois é impossível acabar com esse comércio irregular, deve-se conter e arrumar para uma melhor utilização do espaço publico”, disse.

O próximo fórum social acontecerá no dia 24/09 e o presidente da ACM pediu uma maior participação dos representantes do bairro. “Vamos convidar nossos amigos para participar, pois é aqui que vamos saber os problemas e aplaudir as soluções, precisamos de uma maior união para conseguir solucionar os problemas”, encerrou Felipe.

Rosa Fernandes marcou presença no Fórum Social

PARTICIPANTES – Compuseram a mesa o presidente da ACM Felipe Morgensztern; a vereadora Rosa Fernandes; o deputado estadual Pedro Fernandes; o presidente da Associação Comercial de Rocha Miranda, Adejair Sanches; a sub-inspetora do 6º SRT, Andréa Florêncio, o gerente da Rio Luz, Francisco; o tenente Paulo Felix, do 8º GBM; o secretário municipal de Obras, Felipe Macedo; a administradora regional de Irajá, Ângela, o sub-inspetor Lucio Gomes, o capitão Rattes, do 9º BPM (Rocha Miranda), e os representantes da 14º Divisão de Conservação da Cedae, João Tadros e Rafael Teixeira, da Comlurb; e Antônio Martins e Renato Teixeira, da CET-RIO de Irajá.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^