segunda-feira, 28 de setembro de 2009

FAMÍLIA DE CAMPEÕES

Essa familia não é mole não: são campeões em tudo!


Texto: Andrezza Henriques (7º período) – Estagiária Mídia Impressa / Fotos: Ricardo França

Ricardo Vilalba, 40 anos é pai de três filhos. Parece comum? Mas não é. Seus três filhos são campeões de xadrez. Ricardo Pereira é o mais velho, com 11 anos. Ele foi o campeão da categoria sub-12 do 1º Festival de Xadrez escolar e absoluto. Seu 2º filho é o Guilherme Pereira, 10 anos, ficou em 2° lugar na mesma categoria em que seu irmão foi campeão. Por fim, seu terceiro filho é uma menina de 8 anos, a Letícia Pereira, que ficou em 3º lugar da categoria sub-10 da competição.
.
O paizão é advogado e joga xadrez desde os 13 anos. “O xadrez serve muito para a concentração e também para a responsabilidade. Eles estão sempre muito bem nas matérias da escola, principalmente as que contêm cálculos”, conta Ricardo Vilalba.
.
Ricardo diz que adora jogar xadrez porque é muito divertido. “Além de ser legal de jogar, me ajuda a raciocinar e ir muito bem na escola”, conta o menino.
.
Para Guilherme o xadrez já lhe ajudou muito. “Estava com dúvidas com um exercício de geometria da escola. Aí meu pai me ajudou a pensar como xadrez e consegui resolver a questão que envolvia cálculo de área”, disse Guilherme.
.
Letícia não poderia ser diferente. “Acho muito divertido jogar xadrez. Gosto de jogar com meus irmãos e sei que me ajuda na escola a pensar e raciocinar”, conta Letícia.
.
As táticas do jogo são secretas, mas Ricardo Pereira conta que começou as partidas da competição no Sesc com abertura inglesa e defesa francesa, as mesmas que Guilherme usou conta ele. Já Letícia jogou com a estratégia Pião de rei.

Os prêmios já conquistados pelo trio foram:

Ricardo Pereira, 11 anos
Vice-campeão no Intercolegial 2008, na categoria sub-10
Campeão brasileiro em 2008
Campeão Pan Americano escolar em 2007 na categoria sub-9


Guilherme Pereira, 10 anos
Campeão brasileiro escolar, em 2006
Bicampeão brasileiro escolar, em 2007
Vice-campeão brasileiro escolar, em 2008
5º lugar no sulamericano, realizado na Argentina. Com 7 anos, ele jogou na categoria de 8 anos, em 2007
Campeão Estadual, categoria sub-8, em 2006
Campeão Estadual, categoria sub-10, em 2007
Campeão Estadual, categoria sub-10, em 2008


Letícia Pereira, 8 anos
Campeã Estadual feminino, categoria sub-8, em 2008

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^