quinta-feira, 17 de setembro de 2009

MADUREIRA E O PRÉ-SAL



Nesta sexta-feira (18/09), às 14 horas, será promovida uma reunião no SEPE-Madureira, para a criação do Comitê da Campanha “O Petróleo Tem Que Ser Nosso” para os bairros de Madureira, Quintino e adjacências. Venha contribuir na campanha para que prevaleça a soberania do Brasil sobre o seu petróleo, decisivo para o futuro do País e das futuras gerações de brasileiros.

O Pré-Sal é uma gigantesca área petrolífera, em águas ultraprofundas, descoberta pela Petrobrás, em 2007. Suas dimensões são de 800 quilômetros de extensão e 200 quilômetros de largura, até a costa brasileira, indo do Estados do Espírito Santo a Santa Catarina. O nome “Pré-Sal” tem a ver com as eras geológicas da formação do solo, camada de sal, no fundo do mar. As camadas são: pós-sal, sal e pré-sal. Esta camada tem, aproximadamente 2 quilômetros de espessura. Os especialistas (geólogos e geofísicos) explicam que há 160 milhões de anos, com o movimento das placas tectônicas, a África e a América do Sul se separaram. Antes, formavam um único continente, quando uma fissura geológica iniciou o processo de separação. Nesse processo, os rios que desaguavam no mar que acabava de se formar, levavam consigo grande quantidade de matéria orgânica que, em milhões de anos, juntou-se a uma grossa camada de sal formada por sedimentação e transformou-se em petróleo. O processo de movimentação dos fósseis em duplo sentido - tanto África-Brasil como Brasil-África.

Os especialistas estimam que o pré-sal tem potencial de 90 bilhões de barris, ou seja, 9% do petróleo mundial [1,1 trilhão barris]. A se confirmar tal projeção, durantes os anos de desenvolvimento das explorações da referida região, o Brasil ficará em quarto lugar mundial em potencial petrolífero, atrás apenas da Arábia Saudita, do Irã e do Iraque. Ou seja, há motivos de sobra para os brasileiros defenderem um energético [ouro negro], que poderá resolver diversas pendências sociais, além de tornar o País uma nação desenvolvida e justa para com o seu povo e respeitada na geopolítica internacional.

SEPE-Madureira: Almerinda Freitas, 36 SL 202.

Por José Carlos Moutinho - 4º período, Jornalismo.

Gráfico: gentilmente cedido pela Agência Petrobrás de Notícias.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^