segunda-feira, 16 de março de 2009

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO: PAIXÃO SUBURBANA


Texto e fotos (01) : Carolina Nascimento (3º período) - EQUIPE ESMERALDA
Foto 2- divulgação veterinária

‘Cão é o melhor amigo do homem’. Essa frase, com certeza, já passou pela boca de muita gente. Ter um bichinho de estimação virou costume de muitas famílias, principalmente para quem tem criança. Muitas pessoas ficam apaixonadas por seus bichos que, para maioria é um integrante adicional do lar. De acordo com pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), em 2007 já passavam de 43% os lares que tinham pelo menos um animal de estimação.
Estudos comprovam que a terapia com animais funciona. Em muitos casos a companhia cura doenças ou faz retroceder o mal e melhorar o tratamento psicológico. O primeiro caso registrado de terapia usando animais foi no século IX, em Gheel, na Bélgica, onde pessoas com necessidades especiais tinham a autorização de ter animais domésticos.
Para o veterinário, Paulo Diniz (foto), que é formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), os animais devem ser tratados com muito carinho. “Tenho muita afinidade e facilidade pra cuidar de animais. Pra mim eles são meus irmãos”, diz o médico veterinário, morador e trabalhador de Madureira.
O veterinário mora no bairro há mais de 50 anos. Ele conta que em sua clínica veterinária, na rua Américo Brasiliense, 96, em Madureira, recebe casos de mal tratos e agressões absurdos. “Na própria bíblia diz que devemos ‘amar ao próximo como a si mesmo’, quer alguém mais próximos que os animais?”, indaga, indignado, Paulo Diniz.
O médico tem 13 animais no total. Três cães ficam em sua casa; sete cães e três gatos ficam em sua clínica, que é especializada em trabalhos de clínica médica e cirúrgica.
Para todas as pessoas apaixonadas pelos seus bichinhos de estimação, vale a pena conferir os links:
- Veterinária Madureira: veterináriamadureira@blogspot.com
- Web animal –
http://www.vidadecao.com.br/
- Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro –
www.crmvrj.org.br/
A clínica Veterinária Madureira, funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h; aos sábados 8h às 17h e, aos domingos, de 8h às 12h.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^