quinta-feira, 26 de março de 2009

PESQUISA JILÓ PRESS: "ONDE O SUBURBANO ESTÁ?"

Pesquisa realizada pela Aluna Rosana Fleury - EQUIPE ÔNIX - Técnicas de Reportagem
Texto e Gráficos: Rosana Fleury


O JILÓ PRESS realizou uma pesquisa em Madureira com o objetivo de saber se os visitantes e moradores da região sabiam localizar o bairro, o Brasil e o Rio de Janeiro geograficamente. A metodologia foi apresentar um mapa onde essas regiões não apareciam identificadas. Os entrevistados foram estimulados a apontar suas localizações. Foram ouvidos homens e mulheres com idade média de 26 anos. Quarenta por cento dos entrevistados foram maiores de 25 anos, e 60% menores de 24. A média de renda mensal, segundo pesquisa social, apontou que 40% das pessoas ganham menos de um salário mínimo. Os que recebem de 1 a 2 e de 3 a 6 mínimos, representaram 30% cada grupo. Quarenta por cento eram estudantes de Ensino Médio e, 60 %, do Ensino Superior. Foram entrevistados moradores de Madureira, Cascadura e Anchieta.

RESPOSTAS

Em relação ao Brasil, 100% dos entrevistados souberam identificar a localização, vendo o mapa mundi. Ainda bem! Mas, 90% conseguiram identificar o Rio de Janeiro no mapa do Brasil. Quando a pesquisa pediu para o entrevistado dizer para que estado escolheria para viajar, identificando a sua localização no mapa, houve empate nos acertos e erros: apenas 50% foram felizes.

Quando foram levados a apontar no mapa da cidade do Rio onde ficava Madureira, foi o caos. O índice de acerto foi de apenas 20%. Alguns apontaram até a Ilha de Paquetá como sendo Madureira. Mas e você? Saberia dizer onde está Madureira no mapa abaixo?




Pois é. Difícil, não? A pesquisa também levantou, na opinião dos entrevistados, onde seria o lugar mais importante para eles. Bom, 60% responderam ser suas casas; 30% seus bairros, e 10% o município do Rio. A pesquisa pediu, ainda, para que eles definissem em uma única palavra o lugar onde moravam. Sessenta por cento das pessoas ouvidas apontaram adjetivos bons. Os outros 40% dos entrevistados escolheram adjetivos negativos, como falta de segurança, conforto, desordem e entediante.

+ Informações

Relação ao sexo e ao número de acertos:


Localização do Rio de Janeiro: 100% dos homens acertaram; já mulheres, apenas 80%. Quando foram perguntados sobre a localização de outros Estados da Federação, os homens deram um banho nas mulheres: 80% de acertos contra 20% das mulheres.

Em relação à escolaridade:


Quanto a localização do Rio de Janeiro, os estudantes de nível Médio tiveram o índice de acerto de 100%, contra 84% dos entrevistados com nível Superior.

Para conferir se você acertou onde está Madureira no mapa, acesse:
http://www.nucleopazeamor.org.br/imagens/MapaRioDeJaneiro.jpg

Foram entrevistados dez pessoas, frequentadoras do Madureira Shopping, nos dias 23 e 24 de Março de 2009.

3 comentários

Anônimo disse...

Parabéns Rosana!!
Excelente !!!!

Anônimo disse...

Mandou bem Rosana!
Excelente pesquisa.

Jiló Press disse...

Rosana,

Parabéns!!! Muito boa sua pesquisa e seu faro jornalístico!!!!

Obrigado por fazer parte de nossa equipe!

Marcos Benjamin

Postar um comentário

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^