domingo, 5 de abril de 2009

O RETRATO DA REALIDADE

Rosana Oliveira - Téc. de reportagem - 2º período- noite - equipe Ônix

Em meio ao ritmo do dia-a-dia é possível ver logo nas primeiras horas da manhã, inúmeros moradores de rua dormindo nas calçadas de Madureira, muitos deles são adolescentes. Eles perambulam esmolando nas portas dos bancos, bares, lojas e até nos acessos à Estação de trens.

Ao longo do dia causam muitas vezes medo nas pessoas que por ali transitam. A moradora Carla Nunes, Consultora de 34 anos, diz ter passado por duas situações complicadas: "a primeira vez foi quando estava atravessando a Estrada do Portela e por pouco não tive meu cordão de ouro arrancado, na segunda vez estava comendo um pastel e um garoto me pediu que lhe pagasse um, me tocando e com tom de ameaças”.

Segundo dados informados pelo setor de comunicação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, há cerca de 649 pessoas vivendo nas ruas no município do Rio de Janeiro. Foi realizada uma triagem para coletar essas pessoas das ruas no período de 01 a 28/02/2009 nas localidades da Zona norte, Subúrbio, Zona sul e Centro, onde foram acolhidas 24 crianças de 0 a 11 meses e 11 anos; 218 adolescentes de 12 a 17 anos; 103 jovens de 18 a 24 anos; 279 adultos de 25 a 64 e 25 idosos acima de 65 anos.

Essas pessoas são abordadas por uma equipe com educadores e assistentes sociais e são encaminhadas para abrigos especializados atualmente são 161 abrigos que atendem crianças, adultos e idosos. Hoje vivem nas ruas em todo o estado do Rio de Janeiro aproximadamente 2000 pessoas.

A Prefeitura da cidade do Rio tem projetos como o Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; Operação Resgate, para crianças que sofrem com a prostituição infantil. Esses projetos tem por objetivo evitar que mais crianças cresçam nas ruas e aumentem os índices de moradores de rua. É possível obter maiores informações acessando a página oficial da prefeitura.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^