quarta-feira, 13 de maio de 2009

CARNAVALESCO DA PORTELA VISITA REDAÇÃO DO JILÓ PRESS; DÁ ENTREVISTA EXCLUSIVA AO BLOG E DIZ QUERER FECHAR PARCERIA COM OS LABORATÓRIOS DO NUCOM



Texto: Andrezza Henriques / Estagiária Mídia Impressa (6° período), Rodrigo Aquino (3° período), Talita Paranhos (2° período) e Yáskara Paz (6° período) Foto 1: Talita Paranhos / Fotos 2 e 3: Prof° Ricardo França

EXCLUSIVO - A redação do Jiló Press recebeu na tarde desta terça-feira (12/05) o carnavalesco da Portela, o ex-rei Momo Alex de Oliveira Silva. Ele veio fechar uma parceria com o laboratório de publicidade, Agência Sapiens, para a divulgação da agremiação e preparação de eventos. O convite ao carnavalesco partiu da professora Luciene Setta, de quem ele fora aluno no curso Politécnico de carnaval da Estácio, no campus Praça XI.

Empolgado e bem à vontade, Alex foi apresentado às instalações do Nucom pelos estudantes de jornalismo e publicidade e estendeu o pedido de parceria à Mídia Impressa. O carnavalesco se interessou em levar para a quadra da escola um jornal mural DAZIBAO para divulgar reportagens da agremiação. A proposta será encaminhada pelo coordenador do laboratório, professor Ricardo França, para a coordenação do curso e direção do campus. "Não vejo problema algum, pelo contrário. O jornal mural é feito de palha e bambu por funcionários do próprio campus, por isso é barato. Cada painel custa cerca de R$ 15,00. E ter um cliente-parceiro como a Portela é motivo de orgulho para mim, que amo Madureira, e para os meus colaboradores. A Estácio e a Portela só têm a ganhar com isso", disse França, que acompanhou Alex durante sua visita ao Nucom.

Há 26 anos no carnaval, Alex iniciou sua história em 1983 como mestre-sala mirim da Portela. Em 1997 elegeu-se Rei Momo, mantendo a coroa até 2008. Atualmente está escrevendo uma auto-biografia. Arquiteto, nascido no Engenho de Dentro, morador de Jacarepaguá, torce pelo Vasco e tem o coração azul-e-branco da Portela. Em entrevista aos repórteres do Jiló Press, Alex adiantou que a Portela virá com novidades tecnológicas na avenida, mas guardou segredo quanto ao enredo.

10 MINUTOS DE ENTREVISTA COM ALEX DE OLIVEIRA

JILÓ PRESS - Como começou sua história com o carnaval?
ALEX - Em 1983 e 1984 desfilei como mestre-sala mirim na Portela e depois, como engordei me transferir para a ala normal. Continuei desfilando até 96 e, em 1997, me tornei Rei Momo. Foram 10 títulos, sendo que um ano não concorri porque aboliram a obrigatoriedade do peso, que exigia candidatos acima de 130 quilos. Então, me submeti a uma cirurgia para emagrecer também porque estava correndo sério risco de morte. Em 2008 optei após o décimo reinado me afastar do concurso. Eu queria mesmo era trabalhar nos bastidores do carnaval, exercendo a minha profissão de arquiteto e continuar no samba, porque é a minha vida, é o meu sonho.

JILÓ PRESS - Como você se tornou Portelense?
ALEX - A minha mãe era Portelense e a minha avó Imperiana. Com 10 anos elas me apresentaram às duas escolas. Acabei optando pela Portela. Sou totalmente azul e branco.

JILÓ PRESS - Como você conheceu a Agência Sapiens?
ALEX - A professora Luciane Setta foi a minha orientadora no livro que estou preparando, chamado “Se passaram 10 anos”. É o relato da minha experiência sobre o tempo em que estive à frente do reinado carioca. Também estudei com ela lá na pós-graduação de Carnaval e Cultura. Agora que estou na Portela, pedi ajuda à ela para consolidar a parceria com a Estácio de Sá, já que a Portela fica aqui ao lado, e faz a escola ganhar com a mão de obra de vocês.

JILÓ PRESS - O que você deseja da Estácio de Sá?
ALEX - As minhas expectativas são as melhores. Quero captar recursos, fazer um documentário do carnaval 2010 e, também, divulgação e eventos. Vocês têm que me dar o caminho, viabilizando os serviços em termos financeiros e, além do que, todo mundo pode desfilar na escola, vendo o trabalho pronto na avenida.

JILÓ PRESS - Qual o seu diferencial para ter sido escolhido como o novo carnavalesco da Portela?
ALEX - Há quem diga que o presidente da agremiação, Nilo Figueiredo, coloca a Portela em risco por dar oportunidade a carnavalescos que vieram do grupo de acesso, que não carregam fama no nome. Eu creio que o motivo maior tenha sido a criatividade. Nós conversamos, eu disse que não gosto dos padrões das fantasias das escola de samba da atualidade. Acho pesadas, machucam, dificultam a movimentação do componente. O carnaval tem que ser modernizado, está tudo igual. Então a gente foi conversando e eu acho que esse foi o critério de escolha.

JILÓ PRESS - Essa modificação de carnavalescos, com estilos diferentes em um intervalo curto de tempo, não faz a escola perde um pouco a sua cara, e ser prejudicada?
ALEX - A Portela por si só é muito forte. O artista que entrar tem que se adaptar à escola, manter a tradição. Carnaval é arte e você tem que preparar seu olhar pra julgar. Lógico que cada jurado tem uma referência do que acha certo ou errado, mas, na verdade, em um desfile, se estiver no contexto, sendo bonito ou feio, ele tem que dar nota máxima. Vamos tentar aliar essa questão de criatividade e modernidade, numa escola de ponta, de peso, que é sofisticada, que tem que vir luxuosa, para disputar o carnaval. Temos que preparar os nossos corações, o desfile vai estar lindo,todo vão se emocionar com a Portela, e que ela volte a ser campeã do carnaval carioca.

JILÓ PRESS - O que a população pode esperar da Portela no carnaval 2010?
ALEX - Vocês podem preparar o lencinho porque vão chorar desde que a águia virar na curva do sambódromo, sofisticada, luxuosa e emocionante. Vamos unir tradição, beleza e tecnologia. Um engenheiro especializado em parques de diversão vai ser o responsável pelo carro mais importante do carnaval, que é a águia, ela vai fazer uma encenação de que ela está voando.

1 comentário

Anônimo disse...

Adorei a matéria!! O Alex é super simpático!!! Excelente!!

Postar um comentário

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^