segunda-feira, 18 de maio de 2009

JILÓ PRESS NO EXTRA

Texto: Andrezza Henriques (6º período) - Estagiária Mídia Impressa
Foto: Prof. Ricardo França
Os repórteres do Jiló Press receberam com entusiasmo os exemplares da edição do jornal Extra desta segunda-feira (18/05), que publicou, na página 3, reportagem sobre o projeto Repórter Comunitário, Agência de Notícias Zunido e o blog comunitário Jiló Press.
A matéria foi feita na segunda-feira passada (11/05) pela repórter Clarissa Monteagudo e a fotógrafa Lucíola Villlela. Elas chegaram na redação do Jiló às 14h e acompanharam a última aula do curso de radiojornalismo comunitário, ministrado pelo professor e radialista Marcelo Sosinho.
A dupla entrevistou os universitários e os jovens da comunidade para saber um pouco mais sobre como funciona a rotina das aulas e da redação laboratorial.
TELEJORNALISMO - Amanhã (19/05) o 3º módulo do projeto começa com aulas de telejornalismo dada pela professora Patrícia Cupello. O curso é grátis, voltado para jovens do ensino médio e fundamental das Zonas Norte e Oeste.
LEIA A REPORTAGEM DO EXTRA NA ÍNTEGRA
EXTRA . Segunda-feira 18 de maio de 2009

Profissionais do futuro
A notícia vista pelos jovens

Alunos de escolas públicas da Zona Norte aprendem os segredos do jornalismo e se tornam repórteres comunitários

Clarissa Monteagudo
Clarissa.monteagudo@extra.inf.br

Eles já entrevistaram Rodrigo Lombardi, O Raj, galã do momento da novela “Caminho das Índias”, editam um jornal, conhecem a linguagem de rádio, planejam o lançamento de um blog e compõem raps. Donos de experiências profissionais variadas, os repórteres desse grupo não são jornalistas profissionais. Ainda. Eles nem atingiram os 18 anos, mas brincam que vão “conquistar o mundo”.
Alunos de escolas públicas de vários pontos da Zona Norte, os jornalistas do futuros acabaram de concluir o segundo módulo do Projeto Repórter Comunitário, com aulas teóricas e práticas de jornalismo de rádio.

Curso em três partes
Dividido em três partes – mídia impressa, radio jornalismo e TV - , o curso, que é desenvolvido pelo Núcleo Prático de Comunicação, do campus Madureira da Universidade Estácio de Sá, visa à inserção dos adolescentes ao ambiente de ensino profissional. E a resposta foi de gente grande. – Ficava imaginando estar na bancada do Jornal Nacional. Quando fui chamado para o curso não acreditei - conta Pedro Felipe Cruz, de 17 anos, repórter comunitário e aluno do Instituto de Educação Carmela Dutra.
Máquina fotográfica na mão e muitas idéias na cabeça, ele já cobriu feiras e congressos internacionais em suas reportagens. Muitos alunos já trabalham em projetos próprios, como jornal do colégio e blog de notícias. Por meio dos módulos, aprendem técnicas profissionais, além de ganhar autoestima e ampliar sua visão sobre a comunidade.

Busca por qualidade
- Jovem não se interessa só por fofoca nem é superficial. Muita gente busca informações de qualidade. Nós falamos sobre assuntos como a reforma ortográfica no nosso colégio – afirma Monize Oliveira, de 14 anos.
Diante do microfone, no estúdio, eles se permitem sonhar. Vaidosa, Talita Andrade, de 14 anos, negou-se a ler a nota sobre futebol proposta pelo professor Marcelo Sosinho – Escolhi a meteorologia. Quero ser garota do tempo – conta ela.
Sosinho se empolgou com a turma. Foi aplaudido na conclusão do curso.
-Eles são motivados. Na aula sobre entrevistas, você os via com olhos brilhando. O retorno é maravilhoso. Não tem preço.

‘O curso caiu do céu na minha vida. Não acreditei ’
Pedro Cruz, 17 anos, estudante

O curso caiu do céu na minha vida. Não acreditei. Sonhava ser apresentador de TV, mas já pensava em fazer pedagogia. Fiz o módulo de mídia impressa e me apaixonei. Quero lançar um blog voltado para os jovens estudantes. As pessoas têm uma idéia errada sobre o que o jovem gosta. Não queremos superficialidades.

Olho vivo no dia a dia da comunidade
O terceiro módulo do projeto Repórter Comunitário, sobre TV, vai ser iniciado amanhã. É a universidade vai manter o programa, abrindo novas turmas. Quem concluiu dois módulos já aprendeu o gostinho de uma reportagem exclusiva. Pedro Cruz entrevistou Xuxa para o Jiló Press, o blog multimídia da Agência de Notícias Zunido, gerenciada pelos alunos da universidade. – Descobri que quero trabalhar em jornal. Adoro mídia impressa. – diz Pedro.
O foco do blog é a Zona Norte. Nada que acontece na região escapa ao olhar atento dos repórteres do Jiló.

Foco no bairro
-Chegamos às 4h da manhã para cobrir a Alvorada de São Jorge. Se acontece algo no shopping, estamos atentos. No campus, o pessoal já nos conhece. Dizem: ”lá vem o Jiló.” – conta Andrezza Henriques, de 21 anos, estudante do 6º período.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas, das 10h às 19h, pelos telefones 2488-9027 e 2488-9063.

3 comentários

Carol Nascimento disse...

Parabéns ao Nucom!!

Parabéns o prof: França, por todo o esforço de trabalho!

Beijoos!!

Marcus Lotfi disse...

Resultado de anos de trabalho. Quantas equipes, novas e antigas, passaram por aí. O Nucom é muito maior do que vocês pensam. Fora deste campo, meninos, existe um imenso...imeeeenso...imeeeenso banco de reservas.
.
Parabéns é pouco. Como aluno, falo...Conseguir virar pauta do Extra seria bem difícil se tivéssemos metade da estrutura que nunca tivemos. Porém, nesses anos - falo porque vi - fazer tudo o que foi feito com uma estrutura que ultrapassa o nível do precário e, nessas parcas condições, alcançar o máximo, o top, é mágico, é surreal.
.
Parabéns a nós, alunos, professores, entusiastas e os verdadeiros trabalhadores do Nucom. Um parabéns especial à matriz sonhadora de todos os projetos, a nossa maior fonte de inspiração e garra, nosso exemplo mais vívido e próximo, professor, mestre, meu amigo, Ricardo França.
.
Um beijo no coração de cada um de vocês...Sou mais feliz depois desta edição do Extra.

Anônimo disse...

Parabéns ao prof França e equipe.

Postar um comentário

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^