terça-feira, 26 de maio de 2009

DELITOS NOSSOS DE CADA DIA...

A PLACA DESRESPEITADA

Texto e foto: Leandro Caminiti - Técnicas de Reportagem - Equipe Ônix

Na Zona Norte não é difícil encontrar a famosa placa do “proibido estacionar” com algum veiculo estacionado próximo a ela. O que atribui esse desrespeito à placa é o excesso de veículos que o Rio de Janeiro possui. Em Quintino, a quantidade de carros estacionados de forma irregular é constante em todos os horários, tanto do dia quanto à noite, e os proprietários dos veículos sabem que essa forma é arriscada. “Meu carro já foi rebocado duas vezes, mas não tem onde estacionar mais. Para todo lugar que você olha tem carro e mais carro. Dessa vez estacionei o meu na frente da minha loja. Passo o dia olhando para ele e, se por um acaso vier algum reboque eu tiro na hora. A placa, para mim ,não quer dizer nada. Não vou andar de ônibus tendo meu carro. Procura saber se essa dificuldade de estacionar acontecesse com os governantes. O que eles fariam a respeito? Tenho certeza que fariam o mesmo, ou o número de placas iria diminuir muito. Por mim pode fotografar a minha placa, ela já está visada mesmo”, desafiou o comerciante veterinário Leandro Gonçalves.

A PLACA ENTORTADA

A avenida Dom Helder Câmara tem grande fluxo de veículos durante todo o dia e alta quantidade de transporte público. Por isso mesmo deveria ser cuidada pela prefeitura. Um dos problemas da via - uma das mais importantes da Zona Norte - é o vandalismo e acidentes causados por imprudência ou alta velocidade de motoristas. Na foto acima, a placa de sinalização sofreu um impacto tão forte que virou completamente, tornando-se inutilizável. “O problema é que a batida que virou a placa já aconteceu há mais de um ano e meio e ninguém providenciou o conserto, assim como os buracos e entupimentos que tem na Avenida", denunciou a moradora Creusa Silva Ferreira. Os motoristas - a exemplo do que conduz o ônibus na imagem - não conseguem ver o que a placa indica, podendo causar mais transtornos e acidentes do que a Avenida já apresenta.

A PAREDE SUCATEADA

No decorrer dos anos, as construções antigas dão lugar a monumentos, prédios, estabelecimentos novos, oferecendo uma cara melhor ao Rio de Janeiro. O bairro de Quintino também é conhecido por antiguidades. Contudo, existe uma grande diferença entre construção antiga e má conservação da propriedade que, unindo com a má conservação da calçada, transmite a imagem de completo desleixo. Essa má conservação acarreta diversos problemas. No caso da foto acima, o abandono comprometeu a estrutura do muro. Sua queda pode ferir alguém que esteja passando, assim como a calçada pode provocar quedas a pedestres, além e de prejudicar deficientes que obrigatoriamente passam pelo meio da rua, arriscando-se.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^