domingo, 7 de junho de 2009

CASA DO POETA COMEMORA O SEU 17º ANIVERSÁRIO

Fachada do Centro Cultural Professora Dyla Sylvia de Sá

Presidente da Casa do Poeta, Romildes Meirelles

Sub-gerente da Casa do Poeta, Érika dutra

Texto e fotos: Débora Fernandes / Rosana Fleury / Marilia Rangel - Técnicas de Reportagem - Equipe Ônix

A Casa do Poeta do Rio de Janeiro comemorou, neste sábado de Viradão Cultural, o seu 17º aniversário de fundação. A festa começou às 9h, no Centro Cultural Professora Dyla Sylvia de Sá, com sarau de poesia seguido da apresentação do coral da Divina Misericórdia, coordenado pelo maestro Fel. "O maestro Fel sempre faz uma apresentação maravilhosa, é apaixonante. O trabalho dele é super legal e eu aprendi a gostar de música por causa dele”, comentou, admirada, Érika Dutra, 30 anos, sub-gerente do centro cultural. A primeira parte do evento foi encerrada com uma roda de samba com o grupo Ciranda, que recebeu o convite para participar do Viradão Cultural da Secretaria Municipal de Culturas.

A segunda parte da festividade teve início à tarde, na Biblioteca Popular de Jacarepaguá Cecília Meireles, onde ocorreu um show poético com o grupo Poesia Simplesmente, cuja apresentação misturou poesia, música e teatro. Ainda na biblioteca, o atual presidente da Casa do Poeta, trovador e sonetista Romildes Meirelles, empossou Jackson Sala como novo presidente da instituição.

NASCIMENTO - A Casa do poeta nasceu de uma reunião entre amigos e tem como fundadores Romildes Meirelles, Antonio Gonzaga Cerqueira Lima, Alaíde Bernardes, entre outros. A casa é aberta ao público. Todo último sábado de cada mês, de 14h às 16h, acontece uma reunião com sarau poético. A programação é diversificada e procura atingir todas as idades, do popular ao erudito. Na parte da tarde acontece rodas de samba.

“Eu sou um dos fundadores da casa do poeta. O centro cultural é uma luta nossa. Conseguimos desmembrar a capela da escola ao lado e foi fundado aqui o Centro Cultural Professora Dyla Sylvia de Sá”, conta Meirelles, que recitou um verso feito na hora: “Ah, seu fosse eu um passarinho, eu não teria receios, de construir o meu ninho, bem na curva dos teus seios”, disse, inspirado.

VIRADÃO - A festa de aniversário da Casa do Poeta fiz parte, também, do Viradão Carioca, projeto de diversidade cultural, com 48 horas seguidas de intensa programação gratuita ou a preços populares, em vários pontos da cidade, coordenados pela Prefeitura do Rio. Na sexta-feira, o Centro Cultural contou com a apresentação de teatro infantil, teatro adulto, banda de flash back, anos 60, 70, 80 e dançarinos da academia de dança. Neste domingo, às 19h, se apresenta a banda Guerreiros de Jorge, formada por meninos do morro do Vidigal, com os atores Thiago Martins e o vocalista e Micael Borges. Quem quiser prestigiar o evento, o endereço é na Rua Barão, 1180, Praça Seca, Jacarepaguá.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^