sábado, 6 de junho de 2009

FEIJOADA PORTELENSE FAZ ANIVERSÁRIO E REÚNE 8 MIL PESSOAS EM TARDE DE VIRADÃO CULTURAL

Guerreira: Há seis anos Tia Ivete comanda a feijoada mais famosa da Zona Norte
PLANTÃO JILÓ PRESS NO VIRADÃO CULTURAL
Texto: Andrezza Henriques (6° período) - Estagiária Mídia Impressa/ Foto: Ricardo França
Vídeo TV JILÓ: Andrezza Henriques
Milhares de pessoas, do Brasil e do exterior, já provaram e aprovaram a feijoada da cozinheira Ivete Pereira, 61 anos, a 'Tia Ivete da Portela', moradora de Madureira. A feijoada da Tia Ivete comemora 6 anos de existência neste sábado (06/06). Nomes importantes como o presidente Lula, o prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral não resistiram ao sabor e aos encantos da feijoada, além de personalidades da música brasileira como Beth Carvalho, Gilberto Gil e Alcione. Em dia de Viradão Cultural, cerca de 8 mil pessoas compareceram à quadra da Portela, sendo que 2 mil foram para comer a feijoada de Tia Ivete, vendida a R$ 10. Para o presidente da Portela, Nilo Figueiredo, a receita gerada pela feijoada ajuda a escola a se tornar um pólo de projetos sociais não só para Madureira, mas para toda a Zona Norte.
“Saber que as pessoas gostam da minha feijoada é muito bom. É uma satisfação fazer tudo isso e ver que as pessoas adoram. Nunca pensei que fosse chegar como está hoje e nem que pessoas tão importantes e famosas fossem provar e gostar”, diz tia Ivete, portelense desde criança e irmã do já falecido Silvinho da Portela, intérprete conhecido da década de 70. Quem a convidou para ser coordenadora da feijoada, foi a tia Surica. “Na 1° feijoada, usamos 20 kg de feijão para umas 40 pessoas. Hoje, usamos 120 kg só de feijão e servimos 8 mil pratos”.
TONELADA - Para o preparo da festa deste sábado de Viradão Cultural foram comprados 90 kg de arroz; 60 kg de farofa; 120 kg de feijão; 80 kg de linguiça; 120 kg carne-seca; 120 kg de lombo; 120 kg de costela; 60 kg de pé e 60 kg de dobradinha. Além de muito alho e cebola para temperar e 4 caixas de laranja. Somando os quilos de todos os ingredientes, mais a água no feijão, a feijoada do Viradão chegou próximo de uma tonelada. E, antes das 17h, já havia acabado tudo.
FORÇA TAREFA - Uma equipe de 28 pessoas faz com que a famosa feijoada esteja pronta no sábado à tarde: 23 mulheres e 5 homens trabalham desde quarta-feira no passo a passo da preparação. Na quarta-feira as carnes são limpas; na quinta-feira elas são colocadas de molho; sexta-feira à noite o feijão vai ao fogo com as carnes e a farofa é feita; sábado é feito o arroz. No total, são 11 panelas, com capacidade de 70 litros. A cozinha, na quadra da Portela, possui 5 fogões industriais, cada um com 3 bocas.
Rodrigo com as filhas: "É sabor emocional. A farofa da feijoada lembra a da minha avó"
Para servir a feijoada aos portelenses foram instalados quatro pontos de serviço na quadra da escola. Apaixonado pela feijoada da Tia Ivete, Rodrigo Mendes, 31 anos, morador de Marechal Hermes diz que sempre marca presença por uma questão sentimental. “Sempre tenho que comer quando venho aqui é a farofa, pois me lembra muito a farofa da minha avó. Ela ainda é viva, porém não cozinha mais”, conta. Rodrigo trouxe pela primeira vez as suas filhas Bianca Menezes, de 8 anos, e Isadora Menezes, 10, para conhecer um pouco da tradição e do samba e a Portela.
Gedeon: último da fila de 200 pessoas para comer a feijoadada da Tia Ivete

ÚLTIMO DA FILA - Diz o ditado que, "quem ri por último, ri melhor". Às 15h40min, o contador Gedeon Souza Mouta, 56 anos, morador de Madureira, era o último da fila de 200 pessoas que aguardavam a vez de pegar o seu prato de feijoada. Para ser servido, o tempo de espera, em média, era de 40 minutos. “Vale a pena esperar, até porque a feijoada da Portela não é apenas a comida, mas é, também, o contato social que a gente tem com amigos e vizinhos do bairro mas que, no dia a dia, não temos tempo para conversar”, disse Gedeon.

Cerca de 8 mil pessoas foram à quadra da Portela: 2 mil saborearam a feijoada

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^