quinta-feira, 18 de junho de 2009

RUA DE VAZ LOBO GANHA PRESENTE DA MATA ATLÂNTICA

MEIO AMBIENTE
DA REDAÇÃO JILÓ PRESS
Fotos: Ricardo França
A Rua Caiabu, em Vaz Lobo, ganhou um presente da Mata Atlântica, na tarde desta quinta-feira (18.06). A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através da Fundação Parques e Jardins, plantou, nas calçadas da via, 23 mudas de árvores, sendo 19 pitangueiras e 4 jequitibás. Seis funcionários da empresa contratada chegaram na rua às 10h trazendo, em um caminhão, as mudas – cada uma medindo cerca de dois metros e meio – e terra adubada.
As árvores foram plantadas na calçadas das Escolas Municipais Pires e Albuquerque e Rodolfo e Garcia, fazendo a alegria dos estudantes. O trabalho consistiu em abrir os buracos na alçada para, em seguida, colocar as mudas com terra nova, com uma boa dose de água. Após o serviço, foram feitos canteiros quadriculares com cimento. A parte de terra foi revestida com grama-amendoim.
A Rua Caiabu abriga a Praça da Light, lugar freqüentado por moradores e jovens do bairro. O logradouro possui prédios e casas construídas na década de 50 e abriga outras espécies de árvores, como amendoeiras.
FRUTO EXÓTICO – A palavra “pitanga” vem do tupi-guarani, que significa vermelho. A pitangueira é da família das Myrtaceaes, árvores de clima tropical, nativa do Brasil e mede, em média, cerca de 6 a12 metros de altura e de 2 a 3cm de diâmetro. Apresenta a copa arredondada e é utilizada em paisagismo, destinada à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente e cultivada em pomares domésticos. Floresce entre os meses de agosto e novembro e os frutos amadurecem entre outubro e janeiro, tendo entre outros nutrientes, as Vitaminas A e C, cálcio, ferro, fósforo.
A coloração vermelha da fruta deve-se à presença de licopeno, antioxidante eficaz no combate ao câncer. A pitanga é arredondada, achatada nas extremidades. A casca costuma ser branca, alaranjada ou vermelho-escuro. Os frutos são de sabor exótico e são usados para preparo de polpa, bem como para a elaboração de sorvetes, sucos, refrescos, geléias, licores e vinhos. Tem sabor agridoce, polpa aquosa, rosada e perfumada.

JEQUITIBÁ – É uma árvore semicaducifólia. Traduzindo: derruba parte de suas folhas no inverno; tem cerca de 10 a 25 m de altura e 60 a 100cm de diâmetro, podendo atingir excepcionalmente 60m de altura, na idade adulta. Possui tronco reto, cilíndrico e colunar. Sua madeira é própria para construção civil.
Tem folhas faqueadas e madeira macia. Por isso é muito usada na confecção de móveis e brinquedos, salto de calçados, lápis e cabos de vassoura. A árvore é exuberante e ornamental, por isso é empregada no paisagismo de parques e praças públicas. O jequitibá é tão admirada que emprestou seu nome a cidades, ruas, palácios e parques.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^