terça-feira, 21 de julho de 2009

CAMELO VAI COMBATER ROUBOS E FURTOS NA ZN

SEGURANÇA PÚBLICA

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O CORONEL EDIVALDO CAMELO - NOVO COMANDANTE DO 9º BPM

Texto: Robson Rodrigues (5º período) / Fotos: Talita Paranhos (2º período)


O 9º BPM (Rocha Miranda) tem um novo comandante: coronel Edivaldo Camelo da Costa, efetivado no dia 9 de julho depois de ter a sua gestão elogiada no comando do 5º BPM (Praça da Harmonia). Pai de dois filhos, está no terceiro casamento. Natural do Ceará, chegou no Rio de Janeiro com 4 anos de idade e passou a infância em Padre Miguel. Torcedor do Fluminense, evangélico, hoje mora na Glória. O novo comandante falou ao DAZIBAO que o foco de sua administração será mudar a mentalidade dos policiais: “Vou colocar a “galera” no asfalto para conter roubos e furtos de veículos”, promete.


De acordo com as estatísticas de criminalidade do mês de abril, divulgadas pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), o coronel Camelo vai ter trabalho. Na área do 9º BPM aconteceram 39 casos de homicídio doloso e 815 roubos contra pedestres.


Com 27 anos destinados à Polícia Militar, Camelo passa a comandar o batalhão que cobre Vila Cosmos, Vila da Penha, Vista Alegre, Irajá, Colégio, Vicente de Carvalho, Oswaldo Cruz, Campinho, Cascadura, Quintino Bocaiúva, Madureira, Engenheiro Leal, Cavalcanti, Turiaçu, Vaz Lobo, Marechal Hermes, Bento Ribeiro, Coelho Neto, Acari, Barros Filho, Costa Barros, Pavuna, Honório Gurgel, Rocha Miranda e Praça Seca.


ZONA NORTE E BAIXADA: ‘TERRA DE MALBORO’


“Quando eu era aspirante, o meu batalhão era o 16º (Olaria). Então, eu sempre trabalhei na Zona Norte e percebo que os recursos da PM são, em grande parte, alocados para a Zona Sul. Não há como fugir disso, acontece em qualquer país do mundo. Pontos na cidade voltados para o turismo são mais cuidados do que outras áreas. Apesar de que, atualmente, está resgatando muito essa parte social. Eu acho que as pessoas começaram a ficar mais esclarecidas. A lutar mais pelos seus direitos e, aí, você vê hoje as pessoas reivindicando policiamento, água, luz, esgoto. Hoje já melhorou muito com relação a anos atrás. Subúrbio e baixada, eram chamados de “terra de Malboro”, onde tudo se podia, tudo era válido, tudo era fora da lei. Hoje em dia a coisa não é bem assim, está muito melhor.”


SUBSTITUIÇÃO NO COMANDO DO 9º BATALHÃO


“Eu fico muito feliz em herdar a gestão do coronel Batalha, que é um oficial sério e comprometido. Mas cada um tem seu estilo, sua forma de trabalhar. O batalhão está bem, mas acho que a gente precisa se voltar muito mais para o que acontece no asfalto, principalmente à prevenção de roubos e furtos de veículos, esse vai ser o meu foco. Fazer um trabalho preventivo para inibir essas ações. Isso nunca vai terminar, mas podemos diminuir. Temos que mudar a mentalidade dos policiais daqui do 9º BPM. Eles têm aquele estigma de que “sou de um batalhão operacional, então, o meu negócio é favela, não tenho que me preocupar com o cara que está sendo roubado ali na esquina”, pensam. Mas, na verdade, nosso maior cliente, aquele que busca pelo socorro, são as pessoas da comunidade, porque tem muita gente boa na comunidade. Seria melhor se não tivesse, pois entrava lá, batia em todo mundo, dava tiro em todo mundo e ficava tudo certo. Mas, pelo contrário, a grande maioria das pessoas da comunidade são de bem. Então, o foco é direcionar o policiamento para o asfalto. As viaturas que não estiverem nas favelas vão fazer um roteiro pré estabelecido para fazer rondas nas ruas buscando conter o aumento dos crimes.”


AS MULHERES NA POLÍCIA MILITAR

“As mulheres estão ocupando espaço em todos os lugares, mas se a Policia Militar fosse uma empresa privada, você contraria uma mulher? Essa é a pergunta que eu faço. Porque se fosse uma empresa privada, você visaria o lucro, o trabalho. Então, a mulher não poderia fazer algumas coisas, como entrar na favela, trabalhar em radiopatrulha. Eu entendo a modernidade, mas a mulher não consegue fazer a mesma coisa que o homem faz. E se alguém falar que faz, é mentira. Nós temos hoje três unidades da polícia comandadas por mulheres. Acho que, para comandar batalhão não tem problema, mas depende do batalhão, pois aqui é um batalhão que você tem que ir com os “caras” na favela, mostrar que você faz igual a eles, até melhor. Tem que mostrar disposição. Adoro e sou dependente delas, mas a Polícia Militar, não é um serviço adequado para as mulheres.”


O BAIRRO DE MAIOR PROBLEMA E OS CRIMES A SE ENFRENTAR

“A Pavuna, onde tem a pedreira, é um dos lugares mais perigoso.O tráfico é o maior problema, já que são 93 favelas nessas áreas, mas tirando a parte do tráfico, o maior problemas são as ações de roubo e furto de veículos. Estamos pegando os 20 homens que ficam aqui 24 horas e estamos dividindo em cinco equipes de quatro e colocando um em cada local, isso é uma coisa especial que nós estamos fazendo, algo que não tinha.”


MILICIANOS


“Acho que as milícias iniciaram com um ideal romântico, mas quando se trata de seres humanos pode se esperar qualquer coisa, e o ser humano é dominador. Então, se hoje ele começa dominando a parte de gás, a parte do “gato net” de forma clandestina, amanhã eles começam a se achar com muito poder e começam a fazer as mesmas coisas que os bandidos faziam. Eles começaram com uma proposta, mas na prática não é nada disso, então hoje eles são piores do que os bandidos.”


COMANDANTE CAMELO POR ELE MESMO


“Eu me vejo, primeiramente, por ser uma pessoa evangélica, uma pessoa com muita fé. E tem duas características que são fundamentais para que eu possa ser bem sucedido como fui no 5º BPM (Praça da Harmonia): ter humildade e justiça. Humildade é você tratar as pessoas iguais, é ouvir a opinião das pessoas, reconhecer que está errado, é mudar o que pensa quando alguém te mostra que aquilo está errado, seja soldado, seja alguém da comunidade. Eu não sou modesto, modéstia para mim cheira a falsidade. Sou extremamente humilde e procuro ser justo, embora como qualquer ser humano eu cometa erros. Essas são as duas coisas que eu carrego para ser bem sucedido na minha profissão.”

4 comentários

Anônimo disse...

Acho que o senhor está errado,pois as mulheres saõ tão capazes quanto os homens.Isso é discriminação quanto ao sexo que infelismente ainda hoje é considerado o sexo frágil,as mulheres te sim o potêncial de subir em uma favela,de operar rádio patrulha,entre muitas outras funções dentro de um batalhão seje onde ele for,e muitas dessas mulheres fazem até melhor qu muitos homens,agora me diz senhor quantas vezes o senhor já ouviu falar sobre uma mulher militar que esteja envolvida em algum esquema,ou recebendo propina,ou atirando em colegas de fardas,ou colocando o nome do quartel onde trabalha ou até mesmo da instituição que trabalha seje ela militar ou civil,na lama?O senhor não vê né?!Pois é, para o senhor as mulheres só devem servir para os afazeres domésticos e para fazer sexo,pois que pena que o senhor esteje enganado,pois a cada dia que se passa as mulheres estão cada vez mas aí,para comandar,para ser líderes,e mostrando a vocês homens das cavernas que as coisas mudaram e vão contnuar a mudar,quer vcs queiram ou não,e eu??!!Eu só lamento por vocês!!!O senhor deve ter feito este comentário sobre as mulheres pq para sua infelicidade deve de ter sido em algum momento de sua carreira comandado por uma mulher,e daí ter sido contrariado em alguma situação.Mas infelismente a vida é assim não é???

Anônimo disse...

Segurança para nossa região essa é a palavra "SEGURANÇA" Combate ao tráfico e principalmente à corrupção policial, sem isso o 9º não vai pra frente.

Anônimo disse...

o cel. camelo nao passa de um hipocrita pois no 5 bpm todos os oficiais pegavam dinheiro do jogo do bicho,das vans e de outras transaçoes ilicitas os seus homens de confiança eram os que m,ais roubavam. sera que ele nao sabia de nada ,.......tao inocente

Anônimo disse...

Tem que enviar um policiamento fixo para a praça de Vaz Lobo, a prefeitura constuiu uma cobertura para as mães acompanharem as crianças nos brinquedos e a mesma esta ocupada por desocupados que não tem o que fazer....

Postar um comentário

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^