quinta-feira, 23 de julho de 2009

JORNAL O DIA PUBLICA REPORTAGEM SOBRE O PROJETO REPÓRTER COMUNITÁRIO E O BLOG JILÓ PRESS


O projeto Repórter Comunitário foi pauta de uma reportagem neste domingo (19/07) no caderno Vida e Meio Ambiente, do jornal O DIA. Confira a íntegra da reportagem no texto abaixo.
Repórteres comunitários

Estudantes de escolas públicas, de 12 a 18 anos, têm aulas de jornalismo em universidade Rio - Meninos e meninas de 12 a 18 anos, estudantes de escolas públicas das zonas Norte e Oeste do Rio, participam de um projeto especial, coordenado pelo curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá, no campus Madureira.
O programa ‘Repórter Comunitário’ começou há 10 meses, com o curso gratuito de mídia impressa. Depois disso, novas turmas apresentaram aos alunos os conceitos e equipamentos de radiojornalismo e telejornalismo. O objetivo não é o de despertar a vocação profissional dos alunos por meio do registro e documentação jornalísticos, mas formar senso crítico e aproximá-los da universidade.
O idealizador do projeto e coordenador do Núcleo Prático de Comunicação, professor Ricardo França, explica que o jornalismo cidadão aproxima os alunos de escolas públicas do ambiente universitário. “O curso acaba, e eles têm liberdade para frequentar o campus, o laboratório e acompanham os universitários, colaborando com o blog Jiló, voltado à comunidade. Temos planos de expandir o ‘Repórter Comunitário’ para outras seis unidades de jornalismo da Estácio (Petrópolis, Friburgo, Barra da Tijuca, Niterói e Bispo)”, explica.
Segundo ele, muitos dos jovens não liam jornais, não ouviam o noticiário nas rádios e tevês e despertaram para isso.“Estamos formando uma rede de jovens repórteres comunitários que poderão participar, informalmente, da nossa Agência de Notícias Zunido e do blog Jiló Press. Formados, eles poderão produzir matérias, reportagens e entrevistas falando de seus bairros. Quem ganha é a comunidade”, complementa o professor.
Aluno do 2º ano do Instituto Normal Carmela Dutra, Pedro Felipe Cruz, 17 anos, participou do primeiro curso e virou colaborador constante do projeto. Descobriu a vocação e já faz cobertura jornalística de eventos. “Minha preferência é a área cultural, mas a Zona Norte não tem muitos eventos culturais”, critica o jovem. Ele disse que a falta de exigência de diploma não fará com que desista de cursar Jornalismo. “Não largo mais isso nem por decreto”, diz ele, determinado.
Os cursos são oferecidos em módulos, para turmas de 35 a 40 alunos. Cada módulo tem 10 horas de aula, com um encontro de duas horas por semana. No começo, os “jovens repórteres” ficavam tímidos, mas, depois, segundo os professores, passaram a adorar sentir na pele o trabalho em estúdio. O próximo curso, de mídia impressa, terá ênfase em fanzine e blogs. Começa em agosto. Interessados devem ligar para 2488-9027.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^