quinta-feira, 23 de julho de 2009

SUBURBANO DE ALMA E CORAÇÃO



Texto: Robson Rodrigues (5º período) e Andrezza Henriques (6° período) - Estagiária Mídia Impressa / Fotos: Efraim Fernandes


Conhecido como suburbano nato com muito orgulho, o morador de Pilares e torcedor do Vasco da Gama, o ator Marcos Guimarães, 43 anos, o Marco Palito, pode não ser ainda um ilustre desconhecido na Zona Sul, mas na Zona Norte é o rei do humor. A carreira de humorista começou há 20 anos e seu personagem mais conhecido é o Bonequinho Vil, que faz uma sátira do bonequinho de críticas do cinema do O Globo. Além do Bonequinho Vil, Marcão, que atualmente é redator do programa Zorra Total, da Rede Globo, tem outros personagens como a americana Emma Grace, líder da seita do Santo Diet — um chá alucinógeno que faz a pessoa acreditar que emagreceu — e Dali de Salvador, pintor surrealista baiano que tem entre suas obras o quadro “Clodovil no harém”.


De acordo com Marcão, sua inspiração vem das ruas do subúrbio do Rio, ao observar pessoas comuns. “Minha formação foi nos bares, nas ruas e nas lonas culturais. Nos bares aprendi e criei a gincana ‘respondeu bebeu’ (onde quem participava da brincadeira e ganhava, levava uma rodada de chope grátis). Na rua conheci meus personagens, a inspiração para a criação deles. Andando pelo subúrbio você vê muita gente com histórias boas. Já nas lonas, foram elas que me deram consistência, trabalho, palco, oportunidade. Já passei também pela rádio, que me ajudou a improvisar e fazer humor no esporte. Hoje em dia trabalho na Rede Globo e sou autor roteirista do Zorra Total, lá considero como minha pós-graduação”, contou Marcão.


PROJETOS – Falando em fazer humor, Marcos Palito tem novos projetos para dar continuidade à saga humorística. “Tenho um projeto que se chamará “Rir sara e cura”. Será como se fosse uma peça, que consegue mostrar que rir pode sarar e curar. Tenho também um livro que vai reunir 30 personagens, mas ainda não tem nome. O bonequinho vil e todos os outros personagens inspirados no cotidiano suburbano estarão juntos, será como um portifólio. Tenho também um projeto em mente que é uma equipe de basquete literária, o “Lance Livro”. Vou ver se consigo alguma parceria com a CUFA para fazer esse projeto em um campeonato de basquete de rua deles. E, por fim, acabei de gravar o DVD do Bonequinho Vil. Não será vendido em nenhuma loja, a venda será feita por mãos do pessoal da produção e de toda a equipe”, adiantou.


LONAS CULTURAIS – Marcão sempre se apresentou nas lonas culturais do subúrbio e sabe a importância delas para os artistas que estão começando. Ele reclama da ausência de uma lona cultural em Madureira, a capital do subúrbio, como gostar de dizer o comediante. “As lonas surgiram há 15 anos. Elas foram reaproveitadas da ECO 92 para virar um espaço cultural. Antes disso os espetáculos no subúrbio não tinha qualidade de som e de artistas. Hoje, as lonas dão a oportunidade que o pequeno artista precisa e com muita qualidade. É bom para o artista e para a galera que mora “do lado de cá do túnel”. A classe A tem que saber que existe vida e muita qualidade cultural desse lado. Apóio essa campanha de ter uma lona em Madureira,e teria que ser Lona Cultural Tia Doca, aproveitaria o nome de uma pessoa que tem essa raiz no bairro e que representou tão bem o samba”, defendeu.

.

RANKING DE POINTS SUBURBANOS LEGAIS PARA VISITAR E COMER ANTES DE MORRER


A reportagem do DAZIBAO pediu a Marcão que destacasse 10 lugares e 10 comidas típicas do subúrbio que turistas e moradores “do outro lado do túnel”, como ele gosta de dizer, conhecessem na Zona Norte antes de morrer. Mas, como ele tem uma atração mística pelo número 11, Marcão destacou 11 pontos que mais chamam a atenção na Zona Norte da cidade.


11 LUGARES QUE O MORADOR DA ZONA SUL DEVE

CONHECER NA ZONA NORTE ANTES DE MORRER


Escolas de Samba: Caprichosos de Pilares que é sua escola de coração, Portela, Império.

Jongo da Serrinha - Madureira

Piscinão de Ramos

Lonas Culturais

Cachorro – quente da praça de Marechal Hermes

Pagode da Tia Doca - Madureira

Blumenau Grill – TV no Bar – Madureira Shopping

Igreja da Penha

Ponto Cine - Guadalupe

10º Sambola - Abolição

11º Feira dos Paraíbas – São Cristóvão

.

.

11 SABORES QUE O MORADOR DA ZONA SUL DEVE
EXPERIMENTAR NA ZONA NORTE ANTES DE MORRER


Bananada
Paçoca
Sacolé de manga e de amendoim
Churrasquinho
Ovo rosa
Cerveja / Guaraná Natural
X – TUDO
Feijoada das escolas de samba
Caldo da Abolição
10º Cinco bocas de Olaria
11º Rei do Bacalhau, na Abolição

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^