quinta-feira, 23 de julho de 2009

PORTELA HIGH TECH NA AVENIDA

Carnavalesco Alex de Oliveira fará desfile tecnológico
Por Robson Rodrigues (5º período) / Andrezza Henriques (6º período)
Fotos: Assessoria de Imprensa Portela

Wireless; portal digital via satélite; inclusão digital; Educação a distância; sistemas de redes de telecomunicações e medicina robótica. O universo das novas tecnologias está virando a cabeça dos compositores da Portela que têm o desafio de destrinchar o tema para criar o samba enredo da escola para o Carnaval de 2010. Os Carnavalescos Alex de Oliveira e Amauri Santos vão levar à Sapucaí o enredo 'Derrubando fronteiras,conquistando liberdade... Rio de paz em estado de graça!', que convidará as pessoas, como internautas, a acessarem esse mundo virtual, fazendo uso do conhecimento tecnológico que liberta. O casamento entre o samba e a tecnologia promete fazer a Águia - símbolo maior da agremiação - literalmente voar na avenida.

Maior campeã do Carnaval carioca com 21 títulos conquistados, a Portela está apostando no mundo virtual para voltar a vencer. O último título da Azul e Branco de Madureira foi em 1984 quando os carnavalescos Edmundo Braga e Paulino Espírito Santo levaram a avenida o enredo Contos de Areia, que contava a lenda dos deuses africanos com uma fusão com personagens portelenses famosos, como a cantora Clara Nunes, o mestre Paulo da Portela e Natal, um portelense fervoroso dono de uma banca de jogo do bicho.

INCLUSÃO DIGITAL - Muito se cogitou, há algumas décadas, que, a máquina seria o fim do homem, mas a Portela quer provar que a inclusão digital traz melhorias na qualidade de vida e será uma ferramenta que conduzirá o novo homem a uma nova realidade. “A mentalidade de muita gente vai mudar com o desfile, pois as pessoas não têm consciência da necessidade da ferramenta da internet como um meio de auxilio para melhorar a qualidade de vida. A partir do momento em que ela usar a internet não só pra buscar namoro, mas como ferramenta de ajuda, muita coisa pode melhorar. O intuito do desfile é focar que a máquina ajuda o homem, pois muito se cogitou que a maquina iria substituir o homem e não um integrar o outro”, disse um dos autores do enredo, Alex de Oliveira.

A Portela vem adotando desde 2005 os enredos de cunho social, e a escolha do tema da Inclusão Social por meio dos acessos às novas tecnologias de informação segue essa linha. É um tema complexo que vai chamar a atenção de muita gente, já que a primeira novidade foi na distribuição do enredo que foi feito em CD, um meio de familiarizar o mundo do samba com a tecnologia. “Eu e Amauri queríamos um diferencial em termos de enredo, e eu sou arquiteto e ele design então nos queríamos uma linha diferenciada na criação das fantasias e alegorias, e nada mais atual do que buscar na internet esse meio de transformação. Vamos unir tradição, beleza e tecnologia. Um engenheiro especializado em parques de diversão vai ser o responsável pelo carro mais importante do carnaval, que é a águia. Ela vai fazer uma encenação de que ela está voando”, revelou Alex.

ENREDO
“Derrubando fronteiras,conquistando liberdade...
Rio de paz em estado de graça!”
.
Tens um computador,
finalmente a nova era chegou...
Ligado a rede mundial És um doutor, um sábio, mestre.... Educador
Em saber universal;
Basta pesquisar, para novos vôos alcançar,
E tens muito a colher;
Para estudar
E aprender;
Podes trabalhar e, se atualizar
Ou usá-lo para lazer;
Podes ensinar E aprender,
Com paciência
E algum vigor;
Descobrir a ciência,
Ou ser um jogador;
Tens poder para comunicar,
Ler e escrever;
Para seres um pesquisador;
Sem saíres do teu lugar
Podes ser um ator;
Podes viajar, acreditar
Podes lutar;
Ter um saber para ganhar
E ser carioca, para sonhar, num outro plano acreditar
Se tiveres informatizado
Conquistar e preciso...
Derrube as barreiras...
Acredite!
Viva a liberdade com a paz do amanhecer
Num Rio de Janeiro que, vislumbra melhorias
Através dessa ferramenta de inclusão e socialização...
Vamos viver em estado de graça!

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^