domingo, 26 de julho de 2009

PRÍNCIPES NÃO ENCANTADOS

'MÃES SIM, ALUNAS TAMBÉM'
REPORTAGEM - GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Texto: Viviane Teixeira Chaves
A semelhança entre a história de Bruna, Elaine e Thaysa não se limita ao acontecimento de terem se tornado mães muito cedo. As três adolescentes enfrentaram a dor da separação, pois descobriram, com o tempo, que o pai de seus filhos não era o companheiro ideal para eternidade, assim como nos contos de fada. Elaine terminou o namoro, quando a filha tinha seis meses. Bruna se separou de Alessandro Cavalcante, pai de Alexandre, quando o menino tinha 2 anos e meio e Thaysa ainda estava grávida quando terminou o namoro com o pai de Nicoly. O motivo do término da relação de todas três: a irresponsabilidade por parte do parceiro.
Porém, o drama de Bruna e Thaysa pode ser considerado maior do que de Elaine. Bruna tinha terminado há dois meses, quando recebeu a notícia de que o pai de seu filho havia sido assassinado.
– Fiquei horrizada. Até hoje, não existe nada comprovado, mas tudo indica que ele tinha se envolvido com uma mulher de bandido e, por isso, foi morto. O Alessandro tinha 22 anos quando foi assassinado. Depois dele não gostei de ninguém da mesma forma – revela Bruna.
Thaysa passou por uma situação parecida. Apesar de estar separada do parceiro, ela ainda gostava dele. Estava grávida de quase oito meses, quando a mãe contou que o rapaz havia sofrido um grave acidente de carro e que estava internado.
– Não sei explicar o que eu senti. Fiquei em estado de choque. A ficha não caía de jeito nenhum. Ele morreu dias depois do acidente. Foi horrível! Hoje, mostro sempre para minha filha a foto do papai dela – confessa a jovem.
Segundo o professor Glaucio, uma adolescente não está preparada para assumir determinadas responsabilidades. Ao tornar-se mãe, isso muda, pois antecipa uma fase que ainda não era para ser vivida por ela. Esse fator pode causar uma série de problemas, caso a jovem não tenha um bom alicerce.
– O despreparo é a maior preocupação. Nesse é caso, o apoio da família é fundamental, – afirma o professor.
A falta do parceiro, o abandono da família e a interrupção dos planos futuros são dificuldades enfrentadas pelas jovens mães. Ter que deixar os estudos para cuidar dos filhos, dificulta o progresso da escolarização, o que prejudica a inserção da adolescente no mercado de trabalho e contribui para o prosseguimento do ciclo de pobreza e para a falta de qualidade de vida.
Razões e falsas crenças que levam a uma gravidez na adolescência:
- Ficar livre da pressão dos pais
- Desejo de prender o namorado
- Chamar a atenção sobre si mesma
- Curiosidade
- Contrariar ordens familiares
- Ser diferente ou imitar alguém
- Carência afetiva
- Desejo que o bebê seja a fonte de carinho
- Desejo de ter mais poder

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^