domingo, 26 de julho de 2009

GRAVIDEZ PRECOCE, POBREZA E VIOLÊNCIA

'MÃES SIM, ALUNAS TAMBÉM'
REPORTAGEM - GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Texto: Viviane Teixeira Chaves
Pode parecer exagero, mas especialistas consideram a gravidez precoce uma forte aliada ao sustento da pobreza e aumento da violência. Isso porque as considerações feitas estão relacionadas com o desejo das jovens engravidarem em busca de uma mudança de vida. Enquanto algumas temem ser mãe antes do tempo certo, outras regozijam ao perceber que o resultado do teste de farmácia deu positivo.
O professor Glaucio acredita que a gravidez precoce é um mal para a sociedade. Segundo ele, o número crescente de crianças abandonadas e marginalizadas é um dos exemplos que prova que a gravidez precoce está diretamente ligada à pobreza e à violência. Outro profissional que acredita nisso é a doutora Graciara.
– Tenho uma paciente que trabalha na área de saúde. Ela me disse que crianças vão até lá em busca de anticoncepcional. Um caso que ela ficou impressionada foi o de uma menina que pediu uma pílula a ela, porém nunca tinha tido a primeira menstruação. Além da questão médica, a gravidez precoce envolve o fator psicológico e social. Se uma adolescente não tem uma educação adequada, como irá educar uma criança? Isso é muito sério, explica Graciara.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^