segunda-feira, 10 de agosto de 2009

MADUREIRA CONTRA A GRIPE SUÍNA

O movimento de pessoas foi grande no 1º dia do projeto em Madureira
Texto e fotos: Andrezza Henriques (7º período) – Estagiária Mídia Impressa / Repórteres comunitários Pedro Cruz (Irajá) e Rubia Fernandes (Acari)
A prefeitura Rio, com o apoio do governo do Estado e o SUS esteve hoje em Madureira (10/08) com um projeto informacional para o combate a gripe Influenza A H1N1, popularmente chamada de gripe suína ou nova gripe. Um ônibus adaptado foi estacionado na Avenida Ministro Edgard Romero, em frente ao Shopping São Luiz para esclarecer à população detalhes sobre as formas de contágio, prevenção e tratamento da doença.
O ônibus vai circular por vários bairros da cidade para esclarecer as dúvidas mais freqüentes e auxiliar os moradores da Zona Norte no combate à gripe. A informação é passada por um vídeo que fica a disposição da comunidade dentro do ônibus, que é equipado especialmente para a campanha. Oito atendentes dão as instruções para quem passa pelo local, que funciona como um posto de atendimento, de 9h às 17h.
André Moura presta esclarecimentos à população
O funcionário da secretaria de Saúde, André Moura, 38 anos, explica que a iniciativa é muito importante. “Fazer com que as pessoas tirem suas dúvidas e deixá-las tranquilas com relação as formas de contágio e os sintomas da gripe A é nosso objetivo. Isso evita a ida delas a postos públicos onde podem se contaminar com o vírus”, afirma André. Uma das principais dúvidas das pessoas é sobre as formas de contágio do vírus.
Outra informação que também é bastante procurada é sobre as diferenças entre as gripes comum e a suína. Resposta: é distinguida, na maioria das vezes, por dois sintomas: febre alta permanente de pelo menos 38º e dificuldade respiratória.
Roger: "Trabalho nas ruas, tenho que me prevenir"
O guarda municipal Roger Correa, 36 anos, trabalha em Madureira e convive com muitas pessoas, pois trabalha nas ruas. Roger foi até o ônibus para obter mais informações sobre como se precaver em seu dia-a-dia. “A partir do momento em que o Estado se empenha em dispor recursos para a saúde, o controle da epidemia se torna mais eficiente, por isso devemos aproveitar a oportunidade”, disse.

Amanda, Conceição, Lucineide e Beatriz: prevenção em casa

Conceição Alves da Silva, 44 anos, moradora de Vila Valqueire, estava passeando com sua filha, Amanda Henriques Alves Silva, 10 anos, quando ficou sabendo da campanha ao passar em frente do ônibus. “O vídeo esclarece às mães que ficam preocupadas em sair de casa com seus filhos e, também, a respeito do retorno às aulas. Saber como se defender é muito importante, agora mais do que nunca sei o que devo ou não fazer”, contou Conceição.

Lucineide Lima Grasel, 31 anos, de Vila Valqueire, também estava de passagem com sua filha, Beatriz Lima Grasel, 9 anos, quando viu o ônibus e decidiu se informar sobre a gripe. “Fico muito preocupada com relação à escola. Não sei se devo mandar ela para a escola ou não quando retornarem as aulas. Com as informações daqui, pude ficar mais segura com a saúde da minha família e aprendi também como limpar bem as mãos e me proteger”, garante.
Vale lembrar!

O que é?
A Influenza A H1N1 possui os mesmos sintomas e gravidade da gripe comum, sendo causada por um vírus e transmitida de pessoa a pessoa por secreções respiratórias (catarro, cuspe).

Quais os sintomas?
· Febre
· Tosse
· Dor de cabeça
· Dor de garganta
· Dores no corpo
· Falta de ar


Cuidados simples de higiene podem evitar a contaminação:

· Manter ambientes arejados com janelas abertas.
· Lavar bem as mãos, principalmente depois de tossir ou espirrar.
· Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e outros objetos pessoas. Estes devem ser lavados com água e sabão antes de serem reutilizados.
· Cobrir a boca quando tossir ou espirrar, utilizando lenço de papel. Se não tiver lenço, cobrir a boca e o nariz com a dobra do cotovelo. Evite usar as mãos.

Observações

· Caso apresente sintomas de gripe, procure a unidade de saúde mais próxima.
· Não tome remédios por conta própria.
· Procure repousar, alimentar-se adequadamente e beber bastante líquido.
· De acordo com a Secretaria de Saúde a gripe comum mata mais do que a suína.


Mais informações
Telesaúde – (21) 3526-4025
Disque gripe – 0800-2810-100
http://www.riocontragripea.rj.gov.br/

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^