sexta-feira, 7 de agosto de 2009

PROFISSÃO REPÓRTER

Jovens da Zona Norte vivem os bastidores da notícia ao lado de estudantes de jornalismo da Estácio de Sá de Madureira

Por Andrezza Henriques (7º período), Marcos Benjamin (5º período) e Robson Rodrigues (5º período) / Fotos: Efraim Fernandes

Quem já viu o programa Profissão Repórter, da Rede Globo, apresentado pelo jornalista Caco Barcelos, percebe como é complicada a saga dos jovens aprendizes de repórteres nos bastidores da notícia. Em Madureira, adolescentes das zonas Norte e Oeste da cidade vivenciam experiência semelhante: são integrantes do Projeto Repórter Comunitário. Desenvolvido pelo curso de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá, a iniciativa tem como objetivo promover inclusão social e digital, além de dar capacitação técnica e despertar a aptidão profissional nos adolescentes. O projeto teve início em setembro do ano passado e já formou 3 turmas com cerca de 80 alunos em módulos de Mídia Impressa, Rádio e TV.

Devido a grande procura, o projeto ganhou nova dimensão, mudou de formato e foi ampliado. Agora, os jovens participam de grupos de reportagens reais para a Agência de Notícias Zunido, do laboratório de Mídia Impressa. O trabalho é desenvolvido sob orientação acadêmica e com monitoria de estudantes de jornalismo. Para isso, foi criado o Núcleo Repórter Comunitário, que passou a funcionar nas instalações do Núcleo Prático de Comunicação (Nucom), no 3º piso do Madureira Shopping. A participação é gratuita, basta ter entre 12 e 18 anos e estar cursando o ensino fundamental ou médio.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^