sexta-feira, 7 de agosto de 2009

JOVENS GANHAM BLOG EXCLUSIVO: O 'JÁ É!'

Por Andrezza Henriques (7º período), Marcos Benjamin (5º período) e Robson Rodrigues (5º período) / Fotos: Efraim Fernandes

A pedido dos próprios jovens, o Núcleo Repórter Comunitário criou um canal exclusivo para a publicação de reportagens, fotos e veiculação de áudios e vídeos: o blog ‘JÁ É’ (http://reportercomunitariomadu.blogspot.com/). O nome, criação do editor web da Rede Jiló Press, estudante Marcos Benjamin, incorpora uma gíria que faz parte do cotidiano dos adolescentes do subúrbio. Quando eles concordam entre si, a resposta é imediata como um flash jornalístico: 'Já é!".
O veículo agrega em sua blogsfera uma TV na web, a ‘TV JÁ É’, que trabalha com vídeos, e a Rádio ‘JÁ É’. Todos esses blogs fazem parte da Rede Jiló Press de Comunicação Multimídia (http://www.jilopress.blogspot.com/) que integram a Agência de Notícias Zunido.
O PAPO RETO, gravado quarta-feira na redação da Mídia Impressa, é o primeiro programa experimental de TV web produzido pelos jovens do Núcleo de Repórteres Comunitários de Madureira. Faz parte da TV JÁ É! e vai ao ar uma vez por semana. A TV JÁ É faz parte da Rede Jiló Press de Comunicação Multimídia, modelo laboratorial desenvolvido por estudantes e professores de jornalismo do Núcleo Prático de Comunicação.
Segundo o coordenador de Jornalismo do Nucom e idealizador do projeto, professor Ricardo França, o projeto busca, também, desenvolver a prática do jornalismo cidadão. “Nos últimos 30 dias recebemos mais de 200 telefonemas de pais e de jovens das zonas Norte e Oeste querendo participar do projeto. Como era uma turma por vez, com apenas 35 vagas, resolvemos criar o Núcleo para dar oportunidade a todos. Dessa forma eles ganharam um veículo de comunicação e a oferta poderá, agora, atender a procura. O projeto ganha mais agilidade e operacionalidade. Vamos formar uma rede de repórteres comunitários na região, críticos e capazes de desenvolver o jornalismo comunitário e cidadão em seus bairros”, explica França.
De acordo com França, com a criação do Núcleo Repórter Comunitário, passa a existir uma política permanente de responsabilidade social no laboratório. "Aqui, os jovens deixam as ruas e passam a conviver com os estudantes de jornalismo, que são monitores da prática. Todo o trabalho é supervisionado por mim, que passo o dia inteiro monitorando as atividades, as reportagens e as postagens", diz.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^