terça-feira, 8 de setembro de 2009

20 MIL AMIGOS

REDE JILÓ: 20 MIL ACESSOS DE COMPUTADORES DIFERENTES

A Rede Jiló Press de Comunicação Multimídia decolou em fevereiro desse ano sob o comando tecnológico do estudante Marcos Benjamin e sob a tutela acadêmica do professor Ricardo França. Na tripulação, cerca de 70 estudantes-repórteres das disciplinas de Jornalismo Digital (professor Márcio Gonçalves), Radiojornalismo (Marcelo Sosinho); Técnicas de Reportagem e Introdução às Profissões.
.
Pela primeira vez na história do curso de Comunicação Social da Estácio, professores, estudantes e funcionários atuavam unidos na produção de conteúdo multimídia na web: textos; fotos; vídeos e áudios – conteúdo exclusivo – em um só veículo. O projeto, inédito, ganhou até um hino: o ‘Sambinha do Jiló’, composto pelo estudante Marcus Lotfi (8º período).
.
O modelo do blog Jiló (Jornalismo Interativo Laboratorial Otimizado) mostrou ser possível uma nova prática de produção laboratorial unindo disciplinas e laboratórios, onde as atividades de campo movimentam o fluxo do noticiário de textos, rádio e da TV na web. Não é mais necessária a presença física do repórter na redação (no Nucom) para que a notícia esteja no ar. O estudante de jornalismo passou a trabalhar em todas as frentes: pauteiro; repórter e editor, em diversas plataformas. Hoje, além das disciplinas, também trabalham juntos os laboratórios TV Estácio, a Rádio Estação e a Mídia Impressa.
.
O blog-piloto deu cria. Uma plantação de Jiló surgiu no espaço virtual do campus Madureira: o Jiló Campus; Jiló Especial; o blog Já É! (dos repórteres comunitários); a Rádio Jiló e o Jiló Petro. Este último, o irmão mais novo da Rede, implantado no campus Petrópolis pelo professor Marcelo Sosinho. E existem mais blogs na fila para serem ativados!
.
Hoje, dia 8 de setembro, precisamente às 20h48min, a ‘nave mãe’ - Rede Jiló Press - registrou 20 mil acessos de computadores diferentes em 8 meses de vida. O visitante, morador do Rio, capital, usou o computador IP 201.18.17.154. São cerca de 1.500 acessos por mês, ou 90 por dia: de computadores diferentes. Só na última semana o Jiló teve mais de 100 acessos diários. O blog virou notícia e foi citado em reportagens dos jornais EXTRA, O DIA e MEIA HORA, nas versões impressas e on line.
.
O Jiló é um veículo reconhecido, acessado e procurado por representantes das mais importantes instituições da nossa região: Associação Comercial de Madureira; Madureira Esporte Clube; Império Serrano; Portela e Mercadão de Madureira.
.
Hoje, dia 8 de setembro, a Rede Jiló conta com cerca de 70 colaboradores, diretos e indiretos, somando os estudantes que trabalham no Nucom; alunos das disciplinas de Radiojornalismo e Jornalismo Digital (dos campi Madureira e Petrópolis). Isso sem falar dos jovens do Projeto Repórter Comunitário, que também possuem um programa semanal de rádio, a Rádio JÁ É!. Ao todo, são produzidos semanalmente14 programas de rádio para a web.
.
Hoje, dia 8 de setembro, a Rede Jiló comemora, além dos 20 mil acessos, 666 artigos publicados, com 480 comentários. O que dá uma média de 83 postagens por mês, ou cerca de duas por dia. Nesse período, foram produzidos 178 vídeos e gravados 300 programas de rádio.
.
Hoje, dia 8 de setembro, a Rede Jiló está cada vez mais consolidada na Universidade Estácio de Sá e cada vez mais presente na comunidade. A jornada prossegue. Ainda há muita estrada pela frente.

A Rede Jiló Press agradece aos nossos 20 mil visitantes, muitos deles diários e fiéis, e reafirma o compromisso com a comunicação comunitária, com Madureira e com a Zona Norte.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^