segunda-feira, 9 de novembro de 2009

UERJ DEBATE ENREDO DO IMPÉRIO SERRANO

Discutir a importância de João Paulo Emílio Coelho Barreto, de pseudônimo João do Rio, dentro do contexto cultural urbano do Rio de Janeiro é a intenção de uma palestra que será realizada hoje, às 19h, na Capela Ecumênica da UERJ. O evento, com entrada franca, contará com as participações de Rachel Valença, vice-presidente de Carnaval do GRES Império Serrano, escritora e pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa, e do professor Felipe Ferreira, do Centro de Referência do Carnaval na universidade.

A palestra “O Rio de João do Rio”, vale ressaltar, precede curso de mesmo nome, durante o qual se pretende elaborar uma reflexão sobre a tessitura da narrativa a respeito do cotidiano da cidade. Celebrar tal reconhecimento do cronista como peça-chave para o entendimento da cultura carioca urbana no início do século 20 será possível mediante 18h de aulas, que acontecerão às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, no período de 16 de novembro a 02 de dezembro.

O livro “A Alma Encantadora das Ruas”, que serviu de inspiração para a criação do enredo da Verde-e-Branca da Serrinha pela carnavalesca Rosa Magalhães, será um dos temas do curso. A biografia e bibliografia de João do Rio, bem como seu estilo de escrever uma crônica social moderna (jornalismo e literatura) e o Rio Musical de João do Rio, também estão entre os assuntos a serem discutidos.

As crônicas-reportagens de João do Rio, deve-se destacar ainda, dão conta não só das transformações urbanísticas pela quais passava a cidade. Elas, sobretudo, mostram como o imaginário e as narrativas sobre o espaço foram se desenhando ao redor das transformações.

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) fica na Rua São Francisco Xavier, nº 524, no Maracanã. As inscrições para o curso “O Rio de João do Rio”, que custa R$ 250, podem ser feitas online (cepuerj@uerj.br) até o dia 11. Já na recepção da universidade, o prazo se estende até o dia 13. Mais informações pelo tel. 2334-0639.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^