quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

LIESA: UM DIVISOR DE ÁGUAS NO CARNAVAL CARIOCA


Texto e foto: Marcelo Liro
.
Em entrevista concedida para o blog JILÓ PRESS, o Diretor da LIESA, Sr. Elmo Jose dos Santos, em seu gabinete na Cidade do Samba, contou que está à frente da LIGA há 08 anos e tem suas origens na Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, a qual presidiu por 6 anos.
.
Sr. Elmo contou que aprendeu muito com as dificuldades encontradas ao longo de sua gestão nos dois mandatos. Para ele, a principal enfrentada sempre foi a de ordens financeiras que obviamente refletiam na estrutura organizacional da Escola, pois não tinha ajuda financeira do Poder Público, e que por conta disso, vivia de doações através do chamado “Livro de Ouro” passado no comércio local, uma vez que realizava seus ensaios carnavalesco sob o viaduto.
.
O Diretor foi taxativo na afirmação de que após 1984, ano da criação da LIESA, esta representou o grande divisor de águas para o Samba do Rio de Janeiro. “Aconteceu uma verdadeira transformação, podendo se dizer que é como sair do “Purgatório para o Paraíso, uma mudança realmente da “água para o vinho”, contou Sr. Elmo. Ele ainda contou que a LIESA proporcionou um verdadeiro “banho” de organização para o carnaval do Rio de Janeiro, pois através dela, as Escolas de Samba passaram a exigir do Poder Público que “acordou”, e passaram a investir no Samba com subvenções, cujo retorno é certo e garantido retorno, tanto econômico, como também o social.
.
Outro ponto destacado pelo diretor foram as obras sociais que as Escolas de Samba prestam à comunidade, sob orientação da LIESA. A liga conscientizou as Escolas de Samba a se voltarem para o social, que doou inclusive um consultório para cada Escola de Samba para prestação de serviços médicos e dentário à comunidade, e também cursos profissionalizantes.
.
Sr. Elmo conta que o Carnaval do Rio de Janeiro é ponto obrigatório nos calendários global, pois o mesmo atrai cada vez mais turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. “Para se ter idéia, o carnaval de outros tempos era um carnaval marginalizado, acéfalo, aja vista que, as Escola de Samba desfilavam por cerca de 2 horas e meia, e se “arrastava” até a 1 e 2 horas da tarde do dia seguinte do desfile, em verdadeiro desrespeito ao público” Conta Sr. Elmo. Ele completa: “Hoje não, tudo mudou, hoje se vê um carnaval organizado, proporcionando a cada ano um verdadeiro Mega Espetáculo o que chamou a atenção das autoridades das 3 esferas da Federação: Federal, Estadual e Municipal, com atenção especial dos Prefeitos da Cidade do Rio de Janeiro que vêm prestigiando a cada ano o Carnaval do Rio”.

.
O diretor explica também que hoje temos a Cidade do Samba, com 92 mil metros quadrados, um sonho realizado que contou com “batalha” incansável por mais de 20 anos pelo Capitão Guimarães, onde as 12 Escolas de Samba do Grupo Especial conta com a estrutura em barracões de cerca de 7 mil metros quadrados, com água energia elétrica e segurança, tudo isso sob coordenação da LIESA.

.
Criada na gestão municipal passada do Prefeito César Maia e prestigiada pela gestão atual do Prefeito Eduardo Paes e com certeza por todas as vindouras. Pois o nosso carnaval transcorre com total segurança, Para se ter idéia, a Sapucaí conta no carnaval com a presença de autoridade Judiciária, e policial desde a policia Federal, Estadual e a Guarda Municipal, Secretaria de Saúde e Defesa Civil Até porque, O Samba do Rio exerce “papel” social relevante, pois proporciona centenas de empregos diretos e milhares indiretos ao longo de cada ano, pois assim que termina um carnaval, a LIESA já movimenta o carnaval do ano seguinte, ou seja, não há solução de continuidade em nossos trabalhos é como se fosse uma “Roda Viva”.

.
O Diretor também lembrou com propriedade figuras marcantes do carnaval do Rio, como Mestre Cartola, Paulo da Portela, Candonga, Fulero, dentre outros. Não é por acaso que o carnaval do Rio é reconhecido por todos como o “Cartão de Visita” do Brasil e chancelado mundialmente como o Maior Espetáculo da Terra.

.
O Diretor finalizou, lembrando a importante visita do Arcebispo do Rio Dom Orani, que abençoou a Instituição. Profetizando por derradeiro que, este ano a LIESA apresentará o maior carnaval de todos os tempos, vai ser uma verdadeira “Briga de Cachorro Grande”. E para se ter idéia da importância do carnaval do Rio de Janeiro, uma Escola de Samba para apresentar seu carnaval movimenta no mínimo, Três Milhões de Reais.

.
Para mais informações basta ligar para o telefone: (21) 2233-8151 ou 2213-2546. Endereço: Rua Rivadária Correa, número 60 – Gamboa – CEP: 20.220-290 Rio de Janeiro-RJ.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^