terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

PROJETO SOCIAL DA PORTELA FORMA 400 ALUNOS

Texto e fotos: Marcelo Liro (5º período)

.
Na noite da última quinta-feira (28) na quadra da Portela foi realizada mais uma formatura do Projeto Social “Juventude que Samba, trabalha e é feliz”. As turmas são anuais e existe desde 2006. Este projeto é coordenado pela Primeira Dama da escola Val Carvalho e patrocinado pela Petrobrás, Governo Federal e Santa Mônica Centro Educacional. A média de formandos é de 400 alunos por turma e a duração do curso é de 06 meses. O principal objetivo é contribuir com a educação formal e cidadania do aluno, profissionalizando o jovem para a indústria do carnaval e também a geração de emprego e renda. Vários alunos são aproveitados para trabalhar no barracão da escola. A única exigência é estar matriculado na escola ou ter o ensino fundamental completo e ter entre 16 e 29 anos.


Primeira dama da Portela

Missa rezada pelo padre Isaac


A Solenidade de formatura foi aberta com uma missa celebrada pelo Padre Isaac Minervino Barbosa da Igreja Cosme e Damião do Parque Anchieta. A missa foi recheada de cantos como: “Nada me separará de Jesus”, “Oração da Família” e finalizando com a música “Faz um milagre em mim”. Padre Izaac realiza missas na quadra da escola há 10 anos e confessou que quando vê a quadra se transformar em uma catedral onde todos se reúnem em um momento de oração é fé é maravilhoso. Em seguida foi distribuído o certificado de conclusão do curso.

Banda Cordão do Bola Preta


Logo após teve um grande baile de carnaval animado pela banda do Bloco cordão do bola preta que começou cantando o hino do bloco, seguido de várias marchinhas de carnaval como: “Cabeleira do Zezé”, “Seu cabelo não nega” e sambas de enredo de outras agremiações.
A festa de Formatura terminou com um grande bolo e o canto de parabéns aos formandos. No dia uma das formandas foi aniversariante, a Bernadete, que foi homenageada junto dos outros formandos com muita animação. A festa continuou embalada ao som da banda do Bloco Cordão da Bola Preta e com um show da bateria da escola, que é comanda por Nilo Sergio.

Parabéns para os formandos

Os colaboradores estavam muito satisfeitos. Janice Dias Gerente de Programas sócias da Petrobrás adorou. “O grande objetivo em patrocinar estes projeto social é o de aproximar o jovem da comunidade com a indústria do carnaval dando a oportunidade de aprender sobre os ofícios do carnaval e estar aqui na quadra tem um significado especial que é a promoção da capacitação humana e este é o nosso diferencial”, contou.
.
Já Evalda Maciel consultora da Área de responsabilidade Social da Petrobrás disse que acompanhar o desenvolvimento do projeto e estar dentro da linha de atuação é muito gratificante. “Poder ver o jovem crescendo, plantando as sementes é muito importante”, declarou Evalda.
.

O Gerente de Comunicação e Marketing do Colégio Santa Mônica Centro Educacional Marcelo Miguez diz que a empresa acredita que educação e cultura são válidas e procura colaborar, pois serve de incentivo para dar oportunidade ao cidadão. “Não adianta o diploma sem dar oportunidade e este projeto da Portela nos mostra isso a festa foi boa e quero parabenizar aos novos formandos desejando-lhes sucesso”, contou Marcelo.
Porta Bandeira da Portela: "Sempre apoio esses eventos"

O coreógrafo da Escola Marcio Moura achou a festa boa e apoiou a iniciativa da Portela em promover estes projetos Sociais, pois da uma oportunidade ao jovem sair com uma profissão.
Para a Porta Bandeira Lucia Nobre, conhecida como “Lucinha” prestigiar o evento é uma honra. “Além da Portela ser uma escola tradicional, também proporciona com estes projetos a capacitação do jovem para o mercado de trabalho. E a iniciativa da escola é boa”, diz Lucinha.
Para o Presidente do Bloco do Cordão do Bola Preta Ernesto Marinho, participar da solenidade foi uma grande satisfação, pois para ele os projeto sociais tem uma grande importância, pois visam a educação dos jovens abrindo seus horizontes. “Estar na Portela é uma sensação muito boa, uma emoção indescritível, por ser uma escola tradicional e bem receptiva. Gostaria de agradecer ao convite feito pela Primeira dama da Escola Val Carvalho”.

Karla Sampaio (Assessora de Imprensa da Portela) e Ernesto Marinho (Presidente do Cordão do Bola Preta)


Carlos Monte também apóia a iniciativa da escola em promover o “sucesso” dos jovens dando um rumo a sua trajetória. O aluno Luciano foi um dos formandos do curso de maquiagem. Ele contou que esta não é a sua primeira formatura já fez o curso de adereço e também de espuma e atualmente trabalha no barracão da escola há 2 anos, na ala das baianas comandada pelo professor Wilson. “Faço belas artes e procurei os cursos oferecidos pela Portela como forma de aperfeiçoamento e fui aproveitado ganhando um emprego no barracão da escola”, contou Luciano cheio de alegria. Claudia também é uma das formandas do curso de adereço. Ela pretende usar os conhecimentos que adquiriu no dia-a-dia, para ter uma profissão.

Carlos Monte: "Promover o sucesso para essas pessoas é muito gratificante"

Luciano é um dos formandos e funcionários do barracão

Para a Primeira dama da escola e coordenadora dos projetos sociais Val Carvalho a cada turma que se forma é uma sensação de missão cumprida, pois este projeto promove a capacitação profissional a jovens da comunidade de baixa renda. “Nossas aulas são com matérias didáticos apropriados para promover total aprendizagem dos alunos e também tem aulas práticas e teóricas e os cursos são gratuitos e oferecemos refeição. Estes cursos são ministrados no barracão da escola”, declarou a organizadora.

.

A assessora de Imprensa da Escola Karla Sampaio acha interessante a iniciativa da Portela, pois é o resgate do jovem dando oportunidade de mudança em seu futuro, ou seja, preparando o jovem para o mercado de trabalho ensinando-lhe uma profissão, e a escola “acredita” nos novos talentos vindouros que estão surgindo. “O evento transcorreu com tranqüilidade, pois a Portela é uma verdadeira “família”, disse Karla.

.

Para mais informações sobre os cursos, os interessados devem ligar para (21)2233-1375.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^