domingo, 17 de maio de 2009

FALTA DE SEGURANÇA E ABANDONO NA QUINTA DA BOA VISTA









Texto e fotos: Débora Fernandes - Técnicas de Reportagem - EQUIPE ÔNIX

A Quinta da Boa Vista, localizada no bairro de São Cristovão, no subúrbio do Rio, é uma das maiores áreas de lazer da cidade. Em seus aproximadamente 600 mil m² estão o Palácio de São Cristovão, onde funciona o Museu e o Jardim Zoológico, atraindo estudantes e crianças de todas as idades; além dos lagos, grutas e recantos espalhados por todo parque. O lugar seria perfeito para passear com a família no final de semana se não fosse o mal estado de conservação que se encontra o parque, somado à falta de segurança.

Em visita ao parque, a reportagem do JILÓ PRESS flagrou problemas no local, como bancos quebrados, lixo no chão e nos lagos, banheiros quebrados e abandonados, lagos poluído pela falta de tratamento da água, sem falar no mau cheiro, oriundo de fezes e urina, por todo o parque, principalmente perto das grutas.

Frequentadora da Quinta da Boa Vista, Márcia Valeria Vieira, 42 anos, sempre leva suas filhas, Manoela Victoria, de 7 anos, e Milena Victoria, de 5, para visitar o zoológico e andar de canoa. O passeio sempre termina com um lanche em meio a bela paisagem do parque. Márcio, contudo, reclamou bastante das condições em que se encontra o lugar, priuncipalmente quanto a falta de segurança. “A Quinta sempre foi um lugar perigoso, mas, de uns tempos para cá parece que piorou. Sempre escuto alguém comentando que foi ou viu uma pessoa que foi assaltada. Eu graças a Deus, nunca fui. Mas sempre fico muito atenta e quando venho não trago nada de valor. Deixo relógio, cordão, celular, tudo em casa. Agora, o que esta ruim mesmo aqui são os banheiros. Não tem papel e a descarga esta quebrada. O cheiro é horrível”, denuncia.

POLÍCIA - Durante o tempo em que a reportagem permaneceu na Quinta, em nenhum momento foi constatada a presença da Polícia Militar, somente alguns guardas municipais. Um deles disse que assaltos são freqüentes no parque, e geralmente ocorrem através de intimidação à pessoa, que fica com medo e acaba perdendo, na maioria das vezes, carteira e celular. Assalto a mão armada não é muito comum. E os casais são os mais assaltados por ficarem distraídos, facilitando a aproximação do delinquente.

Os guardas municipais não têm a função de reprimir o crime, amparados pelo artigo 144, inciso 8º, da Constituição Federal, que diz que a Guarda Municipal tem o dever de zelar pelo patrimônio público, não sendo responsável por salvar vidas, sendo a Polícia Militaro responsável pelo policiamento ostensivo.

Segundo o guarda municipal, durante a semana uma patrulhada da PM faz a ronda em toda a extensão do parque mas, nos finais de semana, quando mais se precisa, eles estão de folga ou são remanejados para outros lugares. O guarda aconselhou a reportagem do JILÓ a ter cuidado com a câmera digital em pontos desertos da Quinta.

Apesar da má conservação e da falta de segurança, o parque continua recebendo muitos frequentadores, que vão com suas famílias ou em grupos passar o dia em um dos maiores patrimônios histórico da nossa cidade.

seja o primeiro a comentar!

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^