domingo, 7 de junho de 2009

RODA DE SAMBA ANIMA A TARDE DOS FREQUENTADORES DO CENTRO CULTURAL DYLA SYLVA DE SÁ

Grupo Ciranda anima festa de aniversário da Casa do Poeta

PLANTÃO JILÓ PRESS NO VIRADÃO CULTURAL
Texto e foto: Débora Fernandes / Rosana Fleury / Marília Rangel - Técnicas de Reportagem - Equipe Ônix

Uma das atrações deste sábado (06/06), no Centro Cultural Professora Dyla Sylvia de Sá, que recebe público das zonas Norte e Oeste, foi a roda de samba com o Grupo Ciranda, composto por seis integrantes: Leandro Saramago, 34 anos, violão; Alessandro Cardoso, 29 anos, cavaquinho; Alexandre Nunes, 38 anos, banjo e vocal; Rodrigo Jesus, 29 anos, pandeiro; Rodriguinho, percussão, tam tam e a caixa; e, Dinho, surdo. O grupo Ciranda, com seu samba de raiz, animou a todos que prestigiaram o evento. “Eles são muito bons, além de lindos e simpáticos. Difícil ficar parada, ainda mais porque eu adoro samba. Gostei muito de vir aqui e participar, valeu a pena”, disse Raquel de Almeida, 25 anos, moradora de Cascadura.

ENTREVISTA: JILÓ COM CIRANDA

JILÓ PRESS - Como o grupo surgiu?
GRUPO CIRANDA -
O grupo é um caso de amizade antiga. A gente sempre se encontrou para tocar nas nossas festas de família. Aí, em 2003, resolvemos dar uma identidade para o grupo. Temos um padrinho, que faleceu ano passado, Luis Carlos da Vila. Ele, na verdade, foi o grande incentivador para que o grupo acontecesse.

JILÓ PRESS - Como surgiu o convite para participar do evento?
GRUPO CIRANDA -
Esse evento é um projeto que já acontece em São Paulo todo ano, chamado Virada Cultural. Trouxeram para o Rio, esse ano, como Viradão Carioca. Somos de Niterói e estamos a convite da Secretaria de Cultura do Rio.

JILÓ PRESS -De onde veio o nome ciranda?
GRUPO CIRANDA -
Ciranda é um projeto de 2001 que a gente fazia em Niterói. Há muitos anos atrás a gente tentou fazer um projeto para reunir os amigos músicos com o objetivo de mostrar composições novas e próprias. A idéia do nome ciranda veio justamente porque ciranda tem a ver com peneira, e nós fazíamos seleções de músicas inéditas, toda segunda-feira, nas nossas reuniões. Quando resolvemos montar o grupo veio à cabeça o nome do projeto ciranda.

JILÓ PRESS - Quais são as influências musicais do grupo?
GRUPO CIRANDA -
A gente acompanha bastante a historia do Cacique de Ramos, onde surgiram grandes nomes do samba, como o Zeca, Fundo de Quintal, Arlindo, Sombrinha. Eles têm uma historia parecida com a da gente: se reuniam para mostrar coisas novas desde os anos 80. O repertório da gente é baseado no samba da época do Cacique de Ramos.

JILÓ PRESS - Vocês tem música própria?
GRUPO CIRANDA -
Temos. Estamos amadurecendo a idéia de gravar um CD, mas as coisas vão acontecendo naturalmente. Muitas vezes fazemos uma música inédita e vai testando nos shows. Quando uma música pega damos continuidade a essa música. Assim, formamos um repertorio próprio que, para nós, é fundamental, pois para um artista funcionar e se promover, o mais importante é ele ter músicas novas e inéditas que caiam na boca do povo, gerando repercussão.

1 comentário

Jiló Press disse...

Galera,
é preciso dizer o nome do integrante do grupo que deu a entrevista...

Postar um comentário

Participe aqui!

Design by UsuárioCompulsivo alterado por Marcos Benjamin ^